Bolo de Prestígio e Brigadeiro

Este bolo eu fiz para o aniversário de uma de minhas melhores amigas, ainda no Brasil. E como eu queria fazer um bolo rápido, simples e gostoso, optei por fazer um bolo de prestígio com um recheio de brigadeiro também.

Novamente utilizei a receita de bolo de chocolate que sempre uso e fiz do meu jeito os recheios. Ficou absolutamente delicioso!! Hum, bom demais!!

Bolo de Prestígio e Brigadeiro
Print
Ingredients
  1. Bolo
  2. 1 e 3/4 xícaras de farinha de trigo
  3. 2 xícaras açúcar
  4. 3/4 xícaras de chocolate em pó (cacau)
  5. 2 colheres (chá) bicarbonato de sódio
  6. 1 colher (chá) de fermento em pó
  7. 1 colher (chá) de sal
  8. 1 xícara de buttermilk *
  9. 1/2 xícara de óleo vegetal
  10. 2 ovos grandes, em temperatura ambiente
  11. 1 colher (chá) de essência de baunilha
  12. 1 xícara (chá) de café quente (acabado de coar)
  13. Leite de coco para umedecer o bolo

  14. *Receita de buttermilk caseiro: Para cada xícara de buttermilk que a receita pedir, coloque 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre branco em um recipiente graduado, e acrescente leite até completar uma xícara. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar.

  15. Recheio de Coco
  16. 200g de coco ralado
  17. 1 lata de leite condensado
  18. 400ml de leite de coco

  19. Recheio de Brigadeiro
  20. 1 lata de leite condensado
  21. 4 colheres (sopa) de manteiga
  22. 6 colheres (sopa) de achocolatado ou cacau

  23. Glacê
  24. 2/3 xícara de açúcar
  25. 1/3 xícara de farinha de trigo
  26. 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
  27. 1/8 colher (chá) de sal
  28. 1 xícara de leite
  29. 1 xícara de manteiga sem sal, temp. ambiente
  30. 1 xícara de chocolate meio amargo, derretido
Instructions
  1. Recheios
  2. Tanto para o recheio de coco quanto para o de brigadeiro, a maneira de fazer é a mesma. Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo até engrossar. Deixe esfriar completamente antes de usar. (use uma panela diferente para cada recheio)
  3. Bolo
  4. Preaqueça o forno a 180°C. Forre com papel manteiga duas formas de 23cm.
  5. Numa tigela, peneire os ingredientes secos. Em outra tigela, misture o buttermilk, óleo, ovos e baunilha e bata em velocidade baixa até tudo ficar bem misturado. Acrescente os ingredientes secos e bata até misturar tudo. Ainda em velocidade baixa, acrescente o café e bata somente até misturar. Despeja a massa nas formas e leve para assar por 30 a 40 min ou até que o teste do palito saia limpo. Deixe os bolos esfriarem nas formas e depois transfira para uma grelha e deixe esfriar completamente.
  6. Glacê
  7. Coloque numa panela o açúcar, a farinha, o chocolate me pó, o sal e o leite e deixe ferver, mexendo sempre. Ferva até engrossar bastante, quase no ponto de um brigadeiro. Retire do fogo, passe o glacê numa peneira caso tenha empelotado. Leve para esfriar na geladeira.
  8. Enquanto isso bata a manteiga até ficar cremosa, cerca de 1 minuto. Acrescente o “mousse” de chocolate (o que estava na geladeira) e misture até incorporar, cerca de 1 minuto. Acrescente o chocolate derretido e bata até ficar cremoso e fofo, cerca de 2 minutos.
  9. Montagem
  10. Quando os bolos estiverem totalmente frios, corte-os horizontalmente em 2 partes iguais cada um, separando-as cuidadosamente. Coloque uma das partes do bolo em um prato e umedeça-o com o leite de coco e espalhe 1/2 do recheio de coco. Coloque outra camada de bolo, umedeça-o com o leite e cubra com o recheio de brigadeiro. Continue o processo com a terceira camada de bolo, coloque a última parte do recheio de coco e termine cobrindo com a última parte de bolo, o topo. Cubra todo o bolo com o glacê e decore.
Pam*B https://pamelabrandao.com/receitas/

118 comentários em “Bolo de Prestígio e Brigadeiro

  1. Pam,

    O seu bolo ficou muito meigo e lindo (e, o que é mais importante, com um aspecto de saboroso). Ô amiga sortuda essa sua, rsrs.

    Beijão e boa semana

  2. Pam, tudo bem??? Para eu fazer o glacê branco, como faço??? Você tem alguma idéia de decoração para criança?? Vou fazer o bolo de niver dos meus sobrinhos e pensei no granulado colorido…tem alguma ideia??? Obrigada, Priscilla

    1. @Priscilla Lima, Oi Priscilla, é uma boa idéia o glacê branco, mas nunca fiz, então o que eu lhe diria é para não colocar o chocolate em pó e ao invés do chocolate preto você colocar o branco, acho que dá certo…hehe. Então eu gostei do granulado colorido, e as crianças adoram. Depois não esquece de me contar se o glacê deu certo, ok?
      Beijinhos

    1. @Camila, Oi Camila, que bom que você aprovou todas as receitas que você ja testou, ainda bem heim…hehe. Espero que sempre seja assim…hehe.
      Beijinhos

  3. Oi Pamela!
    Moro em Dubai e estava morrendo de vontade de comer um bolo de abacaxi com coco. Buscando no google, achei seu site. Obrigada pelas receitas bem explicadinhas! Já salvei o seu site nos favoritos, e sempre que minha filha der uma trégua, farei uma visitinha! 😉
    Amanhã devo fazer o bolo para um jantar na casa de amigos. Se der certo, mando uma foto pra vc! Obrigada mesmo. Abraço das Arábias! 😉 Paty

    1. @Paty-Uma Brasileira nas Arábias, Ebaaa, fico feliz em saber que você me encontrou, e espero que tudo dê certo com o seu bolo, vou ficar esperando ansiosa pra saber os resultados.
      Beijinhos

  4. Oi querida Pamela!Devo confessar que desde o dia em que descobri este blog estou passando muito mal…Isso porque não posso provar os bolos deliciosos que tenho visto.Que sofrimento sem fim,todos os dias visito e me dá uma vontade de comer a tela do micro,imagine só minha situação…Deus te abençõe sempre!!!

  5. Oi Pam adorei a receita e a decoracao. Com certeza vou fazer esse bolo para o aniversario de 1 aninho do meu filho. Moro em Sydney, Australia e aqui e muito caro bolos de aniversario e dificil de encontrar algo decentemente gostoso. Parabens pelo blog. Um abraco. Clystia.

  6. Acabei de fazer esse bolo, nao sei ainda como ficou. Nao tenho acessorios para confeitar o bolo, o meu ficou “feinho”. E um bolo trabalhoso, mas a massa do bolo e deliciosa (mesmo crua) e o glace e divino (igual mousse de chocolate), o meu glace foi tanto que sobrou um monte..

    Chamei uns amigos para comer, vamos ver os comentarios 🙂 , depois te conto. Um abraco.

  7. Pamela se eu fizer esse bolo e colocar em uma forma grande ao inves de reparti-lo em duas formas de 20cm tambem da certo? Quantas receitas dessa vc acha que eu teria que fazer para fazer um bolo para 50 pessoas? Vc tem ideia?

    1. @Clystia, Oi Clystia, dá certo sim usar só uma forma, o problema é acertar o tamanho da forma, pra não ficar muito fino. E um bolo para 50 pessoas, depende se eles comem muito..hehe…mas talvez um bolo de uns 50x35cm deve dar, ok?
      Beijinhos

  8. OI Pamela, logo que vi tuas receitinhas tive que experimentar , fiz esta massa do bolo prestigio com buttermilk (que eu não conhecia) ficou maravilhoso, obrigada pela tua generosidade de repassar tuas delicias,vou utilizar sempre
    Obrigada

  9. Fiz ontem. Maravilhoso!!!
    Claro que não ficou tão bonito, afinal, não tenho muito jeito para decorar e já tava cansada (suja muita louça durante o preparo, rs), mas o resultado é fantástico.
    Todos amaram!!!

  10. Olá Pam..

    Fiz o bolo ! Megaaa trabalhoso. Deve ser porque eu sou nova nessa de cozinhar. 😛 Mas nossa, a cor fica maravilhosa, fica um marrom bem forte, quase vermelho, parecia veludo quando cortei. Muito lindo mesmo. Sem falar no sabor, é muuuuuuuuuuuuito boom! Não é uma coisa enjoativa, é muito bom. Eu adorei, farei sempre.. Claro.

    Até a próxima, meu bem. :*

    1. @Núbia Garcez, Eba Núbia, que bom que no final tudo deu certo e que principalmente o bolo tenha ficado gostoso. Mas sabe de uma coisa, o gosto do bolo fica muito mais gostoso quando ele é mais difícil de se fazer e recompensa muito mais….hehe.
      Beijinhos

  11. Meu namorado disse : Ai, você vai fazer de novo, é muito bom, mas deu muito trabalho..
    Concordo com você, ai que é gooooostoso !
    Mas também de qualquer forma adoro ficar na cozinha.

    Só uma perguntinha, não tenho muitos materiais pra fazer com que as quantidades dos ingredientes em geral fiquem precisas. Por tanto.. Quanto você derrete do chocolate meio amargo, pra completar uma xícara ? Desculpe a pergunta besta. rs

    1. @Núbia Garcez, Oi Núbia, para completar uma xícara de chocolate, eu derreto uma embalagem de chocolate, aquelas que vendem em supermercado, acho que tem 170gr, ok?
      Beijinhos

    1. @Tamar, Oi Tamar, no Brasil buttermilk é chamado de “leitelho”, e é um resíduo da fabricação da manteiga. Sempre que uma receita pede o buttermilk, eu coloco logo depois dos engredientes a receita caseira de buttermilk, dá uma olhadinha melhor.
      Beijinhos

  12. olá…
    adorei seu site…alias ..AMEI!!
    adoro fazer doces e procuro sempre inovar também…a minha duvida nesta tua receita eh em relação ao leite de coco do recheio de coco…a medida eh um vidro..pequeno ou grande???
    e a outra duvida é a farinha do glace: farinha de trigo vc quer dizer???
    desculpe a minha falta..mais qualquer erro é fatal numa receita…
    bjos
    e
    parabens pelo site
    Luciana

    1. @Luciana, Oi Luciana, concordo com você, melhor tirar dúvidas do que fazer errado. Então, o vidro do leite de coco é o pequeno e a farinha de trigo é a normal, ok? Espero que dê tudo certo com o seu bolo e depois volte para me contar o resultado.
      Beijinhos

  13. oi pamela seu blog é divino, receitas íncriveis,sou a luciana aqui de maceió gostaria do seu selinho no meu blog ai vai o end. lucianabolospersonalizados.blogsop.com

    1. @luciana, Oi Luciana, muito obrigado pelo carinho. Visitei seu blog e adorei, parabéns seus bolos são lindos. Ah, eu não entendi a pergunta sobre o selinho.
      Beijinhos

  14. oi pamela sou eu de novo,a luciana quero muito te agradecer do fundo do coração obrigada,muita paz pra vc e toda a sua família feliz natal e um ano de muita realizações .Que o senhor jesus te ilumine sempre, um beijão,aqui do nordeste para vc.

  15. Olá Pamela! Este bolo é lindo. Ja fiz a sua recita do bolo de chocolate com recheio de morango. Amei. A massa é otima pra trabalhar. Quero fazer um para o aniversario a minha filha e agora nao sei se uso esta massa ou aquela. E tambem nao sei quantos bolos fazer para que o bolo fique com uns 4 quilos. Me dá uma dica, par favor. Ah, o butermilk, eu uso tudo ou só o soro que se forma?
    Beijos

    1. @Eliane, Oi Eliane, a massa que eu mais gosto é a do bolo de chocolate com recheio de nutella dá uma olhadinha. Bom, eu não tenho muita noção sobre o peso dos bolos, mas acredito que para um bolo de 4 kilos você teria que fazer umas 4 receitas no mínimo. Ah e sobre o buttermilk, você usa todo o leite, não separa nada, ok?
      Beijinhos

  16. Oi Pamela, menina seus doces são maravilhosos. Nunca fiz um bolo tão gostoso quanto esses que levam buttermilk! Muito muito obrigada.
    Vou fazer esse bolo de prestígio para níver do marido, e queria saber se você já testou com aquele côco em lâminas, o natural mesmo…será que fica bom?
    Se for o de pacotinho é melhor re-hidratá-lo com um pouco de leite?

    Obrigadinha beijosss

    1. @Fernanda, Oi Fernanda, eu sempre usei o côco de saquinho, mas tem um que é úmido e não seco, procura por estes. Ah e eu nunca testei com o côco em lâmina, mas deve ficar muito bom sim, me conta se você testar.
      Beijinhos

      1. @Pam, obrigada pela resposta, vou fazer hoje com o côco em lâminas, na segunda eu posto como ficou! Ahh sem encher o saco, já enchendo 🙂 você sabe me dizer pra quantas pessoas, mais ou menos, dá essa receita de 2 bolos? Obrigada Bjss e um ótimo fds!

        1. @Fernanda, Oi Fernada, este bolo rende bastante, acho que para umas 10 pessoas no mínimo. Acho que até umas 20 pessoas comem um pedaço bom, pois ele é bem alto, ok?
          Beijinhos

  17. Oi Pam, tudo bem?
    Gostaria de saber se o buttermilk pode ser substituído por alguma coisa? e o bicarbonato serve somente pra intensificar a cor, ou tem outra função?
    obrigada!!!

    1. @Gabi, Oi Gabi, em todas as receitas que pedem buttermilk eu coloco a receita caseira logo embaixo, ok? E o bicarbonato serve também para dar leveza na massa.
      Beijinhos

  18. Pamela ficou lindo este bolo e parece estar uma deliiiiiiiiiicia ,quero fazer esta receita o qto antes …bjo!!! Ah o seus amigos ai do Canada deve passar bem hein com tantas delicias q vc faz…

  19. FABULIFANTÁSTICO. FOI MINHA FILHA PEQUENA QUEM ACHOU A RECEITA, E ME MOSTROU, POIS ESTAVA COM VONTADE DE COMER BOLO PRESTÍGIO. PARABÉNS! É MUITO,MUITO, MUITO DELICIOSO, EMBORA SEJA TRABALHOSO PARA FAZER.HUMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM!!!!!!!!!

    1. @miriam rodrigues, Ebaaa Miriam, mas é assim mesmo, é do trabalho árduo que vem a maior gratificação, parabéns e manda um super beijo pra sua filhinha.
      Beijinhos

  20. Pamela, estou desesperada, preciso fazer um bolo para decorar artisticamente, estive pensando em bolo prestigio. quero saber se dá para usar apenas 1 forma de 20cmX7cm de altura para fazer esse bolo, se ele vai ficar alto com os 7. igual ao seu?

    Obrigada, aguardo ansiosamente.

    1. @Karen, Oi Karen, não vai dar não, vai ser muita massa, e as camadas de bolo ficaram mais finas. Então se puder faça em duas formas ou o que sobrar de massa você faz uns cupcakes. Beijinhos

      1. @Pam, até que altura da forma da por a massa para o bolo ficar com os 7cm da forma?

        Tipo, coloca massa até a metade da forma que tem 7cm, ou mais para cima? Obrigado!

        1. @Karen, Oi Karen, não é bom encher muito a forma, pois fica mais difícil pra assar e isso faz com que o bolo fique pesado, abatumado. Então indico encher até metade ou no máximo um dedo acima da metade, mas acredito que o bolo não vá atingir os 7 cm que você deseja.
          Beijinhos

  21. Pam, hummmmmmm!!! adorei, essa cobertura , mas se fizer o creme sem por o chocolate em po, e colocar a mesma quantidade de leite ninho e o chocolate branco na hora de bate fica muito bom, mas é necessario diminuar o açucar , fica otimo fiz p cubrir cupcakes , adorei seu blog.
    Ma presente Artesanais e Sensuais!!!

  22. Sou iniciante no ramo da culinária e não sei muito bem cobre as medidas, então, para facilitar sugiro colocar medidas mais fáceis(1/8 de colher de chá de sal????????)Vou tentar fazer esta receita de bolo prestígio e chocolate(parece ser deliciosa)Grande abraço

    1. @Elcivane, Oi Elcivane, você encontra colheres medidoras com essas medidas mais malucas. Mas 1/8 de colher de chá é uma pitada mais gordinha, ok? Beijinhos.

  23. Oi Pam, tudo bem? Eu queria saber se vc tem alguma receita boa de torta bulgara? Comi uma maravilhosa em uma doceria e queria tentar fazer, mais acho que poucas sao de fato gostosas. Vc já tentou?
    Obrigada!!!!
    Gabi

  24. Oi

    tentei fazer o bolo mas quando estava no forno cresceu que é uma beleza e quando desliguei mechou. o q devo ter feito de errado?

    Beijos

    1. @adriana, Oi Adriana, todo bolo murcha, uns menos, outros mais. Pra tentar não deixar murchar muito, a dica é não tirar muito cedo do forno e depois que tirar do forno não deixar esfriar num lugar muito fresco, com muito vento. Pode até desligar o forno um pouco mais cedo e deixar esfriar lá, mas deixa a porta aberta, pois se estiver muito quente ele vai continuar assando, então fica de olho. Beijinhos.

    1. @Mi, Oi Mi, eu nunca testei, mas acredito que dê pra encontrar um jeito sim, pq não sei se as colheres de chocolate em pó podem ficar de fora ou precisam ser substituídas, talvez por leite ninho, só testando pra saber. Teria que testar as duas formas, se dá pra substituir o choco meio amargo pelo branco e deixar de fora o choco em pó, ou substituí-lo por leite ninho. Se for testar, tente fazer meia receita pra caso dê errado. Beijinhos.

    1. @Letícia, Oi Letícia, se você cortar fatias finas e não esperar que o pessoal repita muito, esse tamanho dá, se não é melhor fazer 1 receita e meia ou 2. Beijinhos.

  25. Boa tarde,

    Amei sua receita ,vou fazer…tenho algumas duvidas
    Duvidas,
    1-) como eu penero o glacê sendo que vira uma especie de creme?
    2-) Fiquei um pouco confusa no preparo do glacê , eu deixo esfriar para depois misturar o restante dos ingredientes? não entendi bem 🙁
    3-) você coloca alguma coisa sobre o bolo para depois fazer essa decoração, que eu vou tentar.

    Obrigada

    1. @Fabiola Silva, Oi Fabiola, as repostas:
      1- eu passo ele por uma peneira normal e vou apertando com a colher, só pra deixar ele mais aveludado.
      2- Isso, deixa esfriar a primeira parte (o mousse) e depois acrescenta o resto.
      3- Eu só passei o glacê e decorei com um saco de confeitar e por cima coloquei coco ralado e granulado, para fazer o coração usei um cortador em forma de coração.
      Espero que essas respostas tenham ajudado, se ainda tiver dúvida é só avisar. Beijinhos.

  26. Olá,

    Segui cada detalhe da receita e não deu certo , vazou tudo no meu forno uma sujeira ,queimou , muxou .
    Sempre faço bolos e sei já a medida para não vazar ,não sei o que houve , fiquei muito chatiada por que já tinha feito os recheios tudo!!!
    Boa sorte

  27. Olá!
    Que bolo lindo! Vou tentar fazer.

    Tenho algumas dúvidas quanto aos recheios:
    1- Levo os dois ao fogo?
    2- O de coco não leva manteiga?

    Brigadinha, Pam!
    Abraço!

  28. Oi o bolo é lindo, super d+ . Bom tenho uma pergunta no lugar da manteiga para fazer o glacê posso usar a margarina,e no lugar do chocolate em pó puro , posso usar o Nescau ?se poder me responder. Muito obrigada ??

    1. @Valéria Aparecida de Oliveira Silva, Oi Valéria, eu não tenho certeza se dá pra substituir a manteiga no glacê, eu diria que sim. Mas lembre-se de tirar o sal pois a margarina é mais salgada (use de preferência margarina sem sal). E o chocolate você pode também substituir, mas talvez seja bom diminuir o açúcar. Bom, eu espero que dê certo. Me avisa se testar. Beijinhos.

Deixe um comentário