Bolo de Maçã com Casca

bolo maça casca

Hum, esse bolo continua sendo uns dos melhores que já fiz. A primeira vez que ele apareceu por aqui foi em 2009, e de lá pra cá muita gente já testou e confirmou a maravilha que ele é. Este bolo é super fácil de fazer, é rápido, cheiroso, mega macio e delicioso (ih! rimou…hehe). E o legal é que você usa as cascas das maçãs na massa, não desperdiça nada. Então, se você ainda não fez esse bolo, aconselho a fazê-lo o mais rápido possível, garanto que não vai se arrepender. É só ler os inúmeros comentários afirmando o quão delicioso esse bolo é!! Ah, e depois não esquece de voltar e comentar, por que sei que vai amar!!

bolo maca casca

Bolo de Maçã com Casca
Print
Ingredients
  1. 2 xícaras de farinha de trigo
  2. 1 xícara de açúcar
  3. 3 ovos
  4. 1 colher (sopa) de canela em pó
  5. 1 pitada de sal
  6. 2 a 3 maçãs médias
  7. 1 xícara de óleo vegetal
  8. 1 colher (sopa) de fermento em pó
Instructions
  1. Preaqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma média (23×23cm), ou forre com papel manteiga. Peneire todos os ingredientes secos em uma tigela grande e reserve. Descasque as maçãs e pique em cubinhos. Reserve as cascas. Bata no liquidificador os ovos, o óleo e as cascas de maçã. Coloque essa mistura na tigela com os ingredientes secos. Misture bem com uma espátula (a massa fica mais dura que um bolo normal) e por último, coloque os cubinhos de maçã nessa massa. Misture e despeje na forma. Leve para assar por cerca de 40 a 50 minutos, ou até fazer o teste do palito e ele sair limpo. Depois de pronto polvilhe uma mistura de açúcar com canela a gosto.
Pam*B https://pamelabrandao.com/receitas/
assinatura_pam_01

236 comentários em “Bolo de Maçã com Casca

  1. Conheci seu blog através da Talita do Chocorango, achei lindissímo, muito caprichado e esse seu bolinho de maçã está supremo, lindo, parabéns!!! ;).

  2. Olá, Pam!
    Esse bolo é uma delícia, né? e ainda saudável, pois leva a fibra (e algum nutriente) da casca. Acho que um desses sites de culinárias (em português) publicou a receita, anos atrás, pois algumas blogueiras o fizeram. Mas é sempre uma boa pedida e uma ótima dica para os que não tomaram conhecimento do fato. Até eu fiquei com vontade de fazê-lo! O seu ficou com um aspecto maravilhoso, huumm!
    Beijinho, querida.

  3. Pamella que delícia essa receita!!
    O melhor é que vc deu até o tamanho da forma!
    Eu adoro cozinha tb, e visito vários sites/blogs.
    O seu blog é muito interessante, dá para perceber que vc faz com carinho!!
    Obrigada por compartilhar as receitas!!!
    Abraço.

  4. Que bom que você gostou da receita!! É uma das minhas preferidas. É muito legal ver alguém fazendo uma receita que a gente colocou no nosso blog, faz valer a pena neh…logo logo eu vou “roubar” uma receitinha sua pra testar 🙂 bjões

      1. @Patricia Biata, Oi Patricia, eu nunca testei, eu acho que talvez possa, mas não tenho certeza se a maçã ralada vai soltar muita água na massa. Mas eu acho que deve dar certo. Beijinhos.

  5. Olá Pâmela!
    Fiz o bolo… ficou delicioso…além de muito fácil de fazer…
    Faz pouco tempo que “descobri” os blogs de culinária e o seu é um dos meus preferidos.

  6. Oi Derli, fico muito feliz em saber que você gostou do bolo. Eu também descobri os blogs de culinária este ano, e adorei tanto que fiz um pra mim…hehe. Obrigado pelo carinho e volte sempre que precisar.

    Beijinhos

  7. O melhor bolo que fiz em toda a minha vida!!!!! Vi antes do teu blog uma receita parecida até, mas não me empolguei, achei meio sem graça e talz.. Mas o seu blog parece uma coisa viva! Qdo vi a foto com os pedaçinhos da maçã, a canela com açúcar povilhadinho por cima… comecei imaginar o perfume.. Fiz e deu muuuuuito certo! Moro na Áustria, em Viena. Receitas com frutas aqui fazem muito sucesso. Essa chamo de “Apfel Kuche mit Zimt und Rosinen”… Bolo de Maçã com Canela e Uva-passa.. é.. coloquei 2 colheres bem cheia de uva passa sem semente, e colocoapenas 1/2 xic. de óleo, todos comem gemendo!!

    Minha sogra ta adorando esse bolo, ela nem faz mais sobremesa qdo vou visitá-la, me pede para fazer este bolo, e as cunhadas e todo mundo… rs

    Este bolo é um estreita-relações viu? Quando vc termina de comer, parece que saiu do terapeuta, ta tudo “blue”…

    OBRIGADA pela receita, pelas dicas, pelo site!
    OBRIGADAAAAAAA!!!
    Bjos e já to providenciando fazer os muffins.. hehehe

  8. Oi Karine, fico feliz em saber que você gostou do bolo de maça, eu também adoro, mas ainda estou tentando pronunciar o nome que você deu…hehehe. Espero que você volte mais vezes, e depois que testar as receitas volte correndo pra me contar os resultados, mas espero que você gosta das outras como gostou do bolo de maça. Muito obrigado pelo carinho.

    Beijinhos.

  9. meninaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    vim aqui te dizer que esse bolo eh simplesmente incrivel!!!!!!!!!!!!!!
    mto facil de fazer.. e a massa eh super versatil!
    semana que vem vou fazer denovo, soh que ao invez de maçã, vou por bananas!
    axo que vai ficar bom…
    oq acha?

    beijooo

  10. Oi Angeli, fico feliz em saber que você gostou do bolo de maça, mas não sei se ficará bom com bananas, só testando para saber…hehe. Mas depois volte aqui e me conte o resultado. Mas se você quiser, no meu site tem uma receita de bolo de banana que eu amo, o melhor que já comi, dá uma olhadinha :).

    Beijinhos

  11. O peixe ao vinho ficou delicioso, resolvi fuçar nas outras receitas e esse bolo de maçã pareceu maravilhoso, tive que conferir!

    Dessa vez fui fiel a receita, nada de freestyle. Ficou ótimo! =)

    O próximo vai ser o bolo de pera com especiarias…

  12. Olá vc não me conhece ainda mas sou uma das suas mais novas seguidoras,acabei de achar seu blog procurando uma receita de bolo de maça,rsrsrs…pode crer!tá lá no forno já tô sentindo o cheirinho,depois coménto se ficou bom tá!
    Adorei seu blog,as receitas vou te visitar sempre!!!
    BjO

  13. Meu Deus Pam que maravilha de bolo,adorei!
    muito bom mesmo,a maça fica bem macia por dentro,não demora muito para assar e a canela dá um gostinho especial!!!Dessa vez fiz a sua receita,mas da proxima vou fazer com o açucar mascavo,será que fica bom???
    BjO

    1. @Dany Martins, Oi Dany, eu adoro receitas com açucar mascavo, então acho que se você usar ele neste bolo deve ficar muito bom, vai ficar com um sabor mais forte mais deve ficar bom. Depois que você fizer, volte pra me contar o resultado, ok?
      Beijinhos

  14. Olá…Sua receita é muito boa mesmo! Parabéns! Fiz algumas alterações nos ingredientes, coloquei pera em vez de maçã e açúcar mascavo no lugar do açúcar comum! Ficou uma delícia!!!!

    Bjos

    Dani

  15. Pamela, vc está de parabéns!!! Hoje fiz o bolo de maçã com canela, que ficou perfeito. Tinha muito tempo que eu não fazia um bolo tão gostoso e graças a vc!!!! Adorei e Obrigada.

    1. @Tatiana Dias, Oi Tatiana, obrigado pelo carinho. Este bolo de maça é realmente delicioso,né? Não tem quem não goste e eu adoro..:)
      Beijinhos

  16. Maninas, se vcs estão com dúvida se as receitas são boas, quero informá-las que são ÓTIMAS! São rápidas e simples de fazer,além de muito nutritivas. Não hesitem e mãos à cozinha!!!!

  17. Oi Pam,
    esta foi a primeira receitinha sua q fiz, queria um bolo de maçã diferente, e adorei!

    Vou esperimentando todas!!!! rs rs

    Um bjão

  18. Pam,uma DELIIIIICIIIIA esse bolo 🙂
    Tenho acompanhado seu blog faz um mes mais ou menos,tudo perfeito *-* hehe
    Parabéns pelas receitas viu?
    beijooos :*

  19. ESTAVA PROCURANDO UMA RECEITA PARA UMA PEQUENA COMEMORAÇÃO EM CASA DE MINHA MÃE EM RAZÃO DE MINHA FORMATURA DA FACULDADE A DE MINHA FILHA E ANIVERSÁRIO DE MEU SOBRINHO.RESOLVEMOS JUNTAR TUDO E FAZER UMA SÓ COMEMORAÇÃO.
    SABE ESSAS FESTAS QUE CADA UM LEVA UMA COISA !!!
    ENTÃO RESOLVI PROCURAR NO SEU BLOG E ACHO QUE ESSA SERÁ A RECEITA QUE IRÁ AGRADAR A TODOS.
    DEPOIS QUE FIZER E POVO EXPERIMENTAR TE DOU NOTICIAS.
    BEIJINHOS VOADORES
    CELENE

  20. OIE!!!
    BEM NÃO RESISTI E JÁ FIZ A RECEITA…
    O MEU MARIDO QUANDO VIU A MASSA FEZ CARA FEIA….
    MAS DEPOIS DE PRONTO COMEU, REPETIU E ELOGIOU!!!!
    FICOU DELICIOSOOOOOOOOO!!!!!
    BOM DEMAIS!!!!
    É MACIO E MUITO SABOROSO!!!
    GOSTEI MUITO MESMO!!!!
    PARABENS!!!
    BEIJOS VOADORES
    CELENE

  21. Oi Pamela, venho de vez em quando espiar suas receitinhas… e hj navegando sem pressa resolvi fazer uma busca mais detalhada, e encontrei esta receita que tb tenho e é a preferida das minhas amigas nas tardes de chá, rsrsrs só que substituo o açucar refinado por mascavo, e polvilho o açucar com a canela antes de levá-lo ao forno, o cheirinho dele assando ninguém resiste…Esperimente assim da próxima vez, tenho certeza de q não se arrependerá! Bjs…

    1. @Claudia, Oi Claudia, adoro as dicas com novas substituições para as receitas que coloco aqui. Adorei a sua, já anotei e vou fazer da próxima vez.
      Beijinhos

  22. Oi Pamela, a foto do bolo deu água na boca, estou amando o seu blog, dá vontade de sair cozinhando feito louca, hehehe.
    Vc faz tudo parecer tão fácil, tão prático.
    Vou fazer este bolo, depois de conto.

    Abraço

        1. @Cristiane, Oi Cristiane, esse bolo é maravilhoso por causa da maçã, então eu não substituiria a maçã. Mas se quiser fazer com banana, tenho várias receitas maravilhosos no site, dá uma olhadinha. Beijinhos.

  23. Pamela,

    Adoro o seu blog e já fiz algumas receitas. Mas me fala o que é esse bolo de maça???? Uma delícia. E o melhor é que parece que eu sou uma cozinheira de mão cheia. Adorei. Obrigada. Beijos Clarissa

    1. @clarissa, Oi Clarissa, nossa nem me fala do bolo de maça, este para mim foi um dos melhores achados de todos os tempos, não tem um dia que este bolo não fique delicioso quando eu faço, adorooo.
      Beijinhos

  24. pamela, acabei de preparar essa receita e adorei! só troquei o açúcar pelo mascavo e, como eu não tenho uma forma com essas medidas (25x35cm), preparei em forminhas de muffin. ficou uma delíííícia!!!
    já comi três bolinhos, acompanhados de um chocolate quente, e estou pensando em pegar o quarto… =X

    obrigada pela receita, super fácil e maravilhosa 🙂

    bom final de semana.

    beijinhos,

    nara.

    1. @Nara, Oi Nara, realmente com açucar mascavo deve ficar delicioso e adorei a idéia dos muffins, vou testar da próxima vez. Muito obrigado.
      Beijinhos

    1. @Daniele, Nossa Daniele, não tem cheiro melhor do que maça com canela, certo? Quando eu sinto esse cheiro pareço aqueles desenhos animados que vai seguindo o rastro…hehe.
      Beijinhos

    1. @Claudine May Helbig, Haha fico feliz em ajudar, e tenho certeza que se testar outras receitinha daqui sua reputação na cozinha só vai melhorar cada vez mais…hehe.
      Beijinhos

  25. Menina, fiz ontem esse bolo de maçã e não pude deixar de passar em seu site para deixar um recado: ele é maravilhoso, obrigada por compartilhar com a gente essa maravilha! Se tiver um tempo passe em meu blog, é de artesanato, principalmente, mas tb amo cozinhar. Bjos

  26. Pamela, olha eu aqui mais uma vez por causa desse bolo. Acabei de tirar a foto do segundo que faço dessa receita, e o melhhor, já é encomenda, ou seja, vendido!
    Vou postar no meu blog, espero sua visita. Bjos

  27. Fiz esse bolo semana passada fez maior sucesso,fofinho uma delicia,vou para cozinha agora fazê-lo novamente!!!Pode fazer que é maravilhoso!!!

  28. 31 de julho de 2011. Acabei de fazer o bolo da receita acima e o meu nao ficou bom.Li alguns comentarios e fiquei pensando no que fiz de errado. A unica coisa que acho que deve ter acontecido eh que usei o copo medida e outro dia farei com copo de geleia pq o meu bolo ficou muito grosso, isto eh, a massa ficou muito grossa e nao ficou como os bolos de sempre.Ainda agora tirei do forno e como nao ficou igual da foto entao corri para o site e ver a receita e nao esqueci nada…bem, irei tentar de novo mas se souber o que pode ter deixado ele com a massa grossa eu ficarei agradecida. Branca

    1. @Branca, Oi Branca, que pena que não deu certo, pois eu nunca errei com este bolo, ele é um coringa pra mim. Mas vou tentar te ajudar, é difícil pois não vi o seu passo a passo, mas o que eu sei que deixa a massa pesada, é se você bater demais e não importa se você usou a xícara medidora (o que na verdade é o certo a se fazer). A massa crua fica grossa, por causa da maça e tudo, ela não fica mais molinha como um bolo normal, mas depois de assar tudo fica ótimo.
      Bom, o importante é não desistir, tente da próxima vez prestar mais atenção ao passo a passo, mas se ainda não der certo me avise.
      Beijinhos

  29. Oi Pamela… estou encantada com seu blog!! Acabei de fazer o Bolo de Maça com Casca e não resisti!! Comi quente mesmo!! É DELICIOSO e super fofinho!! Vai para o meu livro de receitas!! Parabéns! Dia dos Pais vou fazer as Brusquetas!! Sucesso e continue com estas receitas maravilhosas!!

    1. @Cynthia D’ Bracarense Melo, Oi Cynthia, eu adoroooo este bolo, sempre que quero algo rápido e delicioso eu faço ele. Me conta depois como ficaram as bruschetta.
      Beijinhos

  30. Pamela. Esse bolo de maçã é dos Deuses.
    Uma das coisas mais saborosas que já comi na minha vida.
    Estou cada vez mais fascinada pelo seu site.
    Foi um presente para mim te-lo encontrado.
    Queria te fazer uma pergunta, esse bolo e o de cenoura podem ser feitos nas forma de furo central?
    Beijos e muito obrigada.

    1. @Valeria, Oi Valeria, muito obrigado pelo carinho. Este bolo de maça é um dos meus favoritos, adoro muito. Sobre a sua dúvida, pode usar sim a forma de furo central, ok?
      Beijinhos

  31. Acho que nunca comentei aqui, mas tenho esse blog no reader já tem pelo menos 1 anos, estava fuçando nos posts que deixei marcado com uma estrela e achei um post com várias receitas acho que era o top 2010!
    Eu faço essa receita já tem um tempo, mas não doi daqui que achei. Eu coloco trigo integral, 1 xíc da farinha branca e 1 integral e fica bem gostoso, e diminuo o óleo tbm..
    E ahh eu descasco as maçãs e bato a casca com o óleo..fica bom tbm.
    Já tentei tantas coisas com esse bolo!! Eu amo bolos e já tenho minhas receitinhas coringas
    Beijos

  32. Adorei o bolo
    acabou de sair do forno, ficou lindo, igual na foto
    só falta comer, deve estar uma delicia
    estava com medo de errar errado, mas deu certo 🙂
    primeiro bolo de maça que da certo

  33. Fazendo agorinha mesmo.. pela milionésima vez minha receita favorita… Já sei que quando eu for avó vou conquistar meu netinhos com este bolinho que eu amo e já faço de olhinhos fechados.
    Já conquistei a dinda, a sogra o namorado.. minha mãe tb ama, até o pai que não gosta de doce…
    Adooooooro!
    Não me canso de vir agradecer..
    OBRIGADAAAA!!!

  34. Adorei!
    Super fácil de fazer e fica delicioso!
    Aproveitei e fiz a calda do Bolo de Banana e coloquei nessa receita… ficou tudo de bom! 🙂

    Está de parabéns pelo site! Todas as receitas que eu fiz deram super certo.

  35. Pam
    Parabens pelo blog amei!!!!!!
    Cozinhar e minha terapia e esse bolo e tudo de bom!!!!!
    Fiz para minha filha que estava passando as festas de final de ano aqui no Brasil e ela praticamente comeu todo o bolo !!!!!
    obrigada pelo blog!!!!!!

    1. @Lana Serrano, Oi Lana, muito obrigada pelo carinho. Fiquei feliz em saber que sua filha adorou o bolo, agora ela vai sentir ainda mais saudade da mãezinha…rs.
      Beijinhos

  36. Pam, querida, estou apaixonada pelo seu site! Fico me controlando durante a semana pra me acabar com suas receitas deliciosas no sábado e no domingo! Rs. No último fim-de-semana fiz este bolo e o cookie de côco, chocolate branco e aveia. Ficaram ótimos! O bolo de maçã deixa a casa inteira com um cheiro irresistível, sem falar nos pedacinhos suculentos da fruta… hmmm No cookie, percebi que faltava a aveia em flocos no meio da receita. Acabei usando um pacotinho da quaker que vem com aveia em flocos e uma mistura com banana, tipo cereal, sabe? Rs. Ficou delicioso, de todo modo. No início achei que, pelo doce do pacotinho, tinha ficado com muito açúcar. Depois que esfriou, no entanto, provei de novo e achei que o doce estava na medida. Faz sentido? Rs. Obrigada pelas receitas! E que chegue logo o sábado pra eu testar o muffin de mirtilo! Rs. Beijo.

    1. @Bella, Oi Bella, essa história de esperar pelo fim de semana tem suas vantagens, pois vc saboreia tudo com muito mais gosto…rs. Ah, eu entendi sim sobre o açucar é assim mesmo, o sabor quente é totalmente diferente do frio. Mas muito obrigada pelo carinho, você é uma fofa, depois me conta como ficaram os muffins.
      Beijinhos

  37. Pam, que delícia esse bolo!!!
    Fiz e fez o maior sucesso, parabéns pelo site, só tem receitas boas!
    Vou tentar colocar banana no lugar da maçã e volto para contar!
    bjs e obrigada por compartilhar!

  38. Adoro esse bolinho… fazia muto quando estava gravida da minha filhota que ja esta com 6 anos. Eu só fazia uma coisinha diferente eu polvilhava os cubinhos de maçã com açucar e canela antes de misturar na massa. Mas com certeza o mais saboroso e pratico bolo para se fazer em um final de tarde.

    1. @Sabrina, Oi Sabrina, deve ficar muito bom do jeito que vc fazia, vou testar da próxima vez pois este é um dos meus bolos preferidos.
      Beijinhos

  39. Uma delicia, coloque 1 colher de cafe de cravo moido e uma colher de limao nas maças ja cortadinhas, elas não escureceram e depois de assado ficou branquinha e macia

    essa receita é otima comer quntinha com sorvete de creme

  40. Fiz ontem e tá aprovadíssimo…MUITO BOM MESMO!!!Trouxe pro trabalho e dei a provar a várias colegas e todas adoraram!!!É msm mt fácil de fazer e apesar d massa ficar pesada dp de cozido fica super fôfo…!!…kd são receitas de bolos de liquidificador fico sp de pé atrás mas esta nem parece de tão fofo k fica…Obrigada e continua assim a inspirar e a ser inspiradora:)Beijinhos

    1. @Sónia Costa, Ebaaa Sónia, fico super feliz em saber que o bolo foi um sucesso. Eu adoro esta receita, uma de minhas favoritas. Beijinhos.

  41. Fiz hoje esse bolo para tomar café com minha mãe e ficou uma delícia! Também coloquei farofa doce em cima e reguei com uma caldinha de açúcar mascavo… ficou divino! Não consegui comer somente uma fatia.. hahaha
    Obrigada por mais uma receita Pam.

    bjo.

  42. Nossaaa… to amando o site, as receitas práticas como eu gosto e parecem todas deliciosas… ameii… seu site é um deboche maravilhoso…bjokas e parabéns…

  43. Oi, adorei essa receita e testei hoje. O bolo ficou maravilhoso e uma delícia. Já estou salvando seu site nos meus favoritos. Obrigada!

  44. Olá Pamela!! Conheci seu blog hoje, estava fazendo uma pesquisa de cupcakes e acabei aqui!! Amei o blog e acabei fuçando muito nele e fiz esse bolo de maçã M A R A V I L H O S O!!! farei mais receitas. Bjosss

  45. Ola Pam… nao sei q fiz errado, mas o bolo tava impossivel de se mexer com uma espatula ou uma colher de pau! tava uma massa tao pesada q amassei com a mao… e ainda assim, tava dificil. E misturar as macas entao… impossivel! nao falta nenhum liquido ai?? Nao eh possivel! De medida usei cada xicara = 120 gr, Oleo, 16 colheres de sopa (uma xicara).

    agora ta no forno.. vamos ver q da. Mas q a massa eh esquisita, isso eh…

    1. @cristina, Oi Cristina, não é pra amassar com a mãe não, ficou muito dura a massa. Você bateu as cascas da maçã no liquidificador com o óleo? E usou 3 ovos. Talvez suas colheradas foram pequenas, você usou o medidor de colher? São estes ingredientes que serão a parte “líquida” da massa. Não desista e tente de novo, esse bolo fica muito bom. Beijinhos

      1. @Pam, Oi pam!! Minha massa tb ficou mto dura e eu usei todas as medidas padrões! então me dei o direito de alterar sua receita rsrsrs Coloquei mais um ovo e 1 dedo de óleo! ficou perfeito! Obrigada queria, seu blog é um sucesso ! amoo! beijãoo!

        1. @Mariana, Uebaa Mariana, fico feliz que vc não tenha desistido da receita e tenha dado um jeitinho nela. Obrigada por voltar e contar. Beijinhos.

    1. @Cristina Matos, Oi Cristina, o óelo vegetal é esse que a gente usa na cozinha, de girassol, canola, etc. Você pode tentar usar manteiga no lugar, mas o bolo vai ficar com outro consistência. Beijinhos.

    2. @Cristina Matos, Óleo pode ser substituido por iogurte natural, na mesma proporção! Não substituí totalmente. Coloquei um copinho de iogurte na xicara e completei com oleo. Da proxima vez vou diminuir mais ainda o óleo. Ficou maravilhoso, suuuuuper fofo e pouco oleoso. Testa!

  46. Desde qdo peguei essa receita, não parei mais de fazer!! é um sucesso!!! ja fiz 3 vezes na mesma semana!! e tô indo pra cozinha fazê lo novamente pra tomar com um cafezinho no final da tarde, hummm, parabéns!!

  47. Nossa fiz esse bolo aki em casa,todos adoraram,fiz pro cafe da tarde uma forma grande como a familia eh grande neh,o bolo nao sobrou nada,assim que eh bom quando vc faz e todos gostam.adorei tua receita!!
    bjinhus

  48. Acabei de fazer. Mas como tinha muita maçã na geladeira coloquei 4 ao invés de 3. Ficou bem molhadinho. Muito boa a receita. Adorei.

    Vou seguir seu blog, quem sabe assim me empolgo na cozinha mais vezes. Beijoooo

    Mih

  49. Bolinho delicioso, já fiz mais de 1 vez! Da última fiz umas adaptações… Reduzi bastante o óleo, substituindo por iogurte natural (coloquei o conteúdo de um copinho na xícara e a completei com óleo), e ficou maravilhoso, muuuito fofinho! Tbm bati a manteiga com o açúcar e bati as claras em neve só pra garantir que ficasse bem aerado.

    Com certeza vou repetir mais vezes! Vou testar com trigo integral!

    :*

  50. Toda semana alguém me pede pra que eu faça esse bolo 🙂

    Não li todos os comentários mas vi que algumas pessoas fizeram alterações. Eu também fiz a minha. Diminui metade da quantidade de óleo e completei com água. Fica absurdamente fofinho.

  51. Acabei de fazer o bolo, super fácil e desmanchava na mão de tão fofo que ficou, adorei a receita e com certeza irei fazer novamente, bolo nota 10!!!!

  52. Oie de novo!!! rs

    Já repeti esta sua receita mil vezes, e em nenhuma vez deu errado, já fiz apenas com o que tinha tendo que adaptar com 2 maçãs deu certo, com 1 xic de açúcar tb da certo mesmo branco ou demerara, já acrescentei as passas, já acrescentei amêndoas fatiadinhas, já acrescentei até mesmo castanhas do pará trituradinhas, já adicionei sementes de papoula a massa, troquei tb meia xícara de farinha de trigo por meia xícara de farinha de amêndoas, coloco as vezes um pacotinho de açúcar de baunilha.. Sempre dá certo!! Esta receita é mágica e fantástica!!! kkkkkkk
    Que misturebas né? Mas sempre seguindo a base da sua receita que amo!!
    A única coisa que não testei (ainda) e queria muito saber o que vc acha, é usar a receita original para fazer muffins. Só queria saber se dá naquelas forminhas de 12 buracos (tamanho tradicional) ou se sobraria massa, e quanto tempo de forno seria?

    Heeeelp, queria fazer pra ontem!!!
    Beijooo

    1. @Karine, Oi Karine, é sempre bom saber o que as minhas leitoras estão aprontando com as receitas, adoro…hehe. Sobre a sua dúvida, dá sim pra fazer nas forminhas, mais vai dar bem mais do que 12 muffins, talvez 24 ou até mais e o tempo de assar cai pela metade, em torno de uns 20 minutos. Beijinhos.

  53. Pam,

    Gosto muito de cozinhar e cheguei ao seu blog por causa de um cupcake 🙂 (por falar em cupcake fiz a semana passado o de Nutella, e ficou muito bom! Obrigada)

    Já fiz essa receita de bolo de maçãs muitas vezes (esse e o bolo de laranja com casca), pois além de fácil é muito gostoso.

    Como faço sempre fiz algumas mudancinhas: substituí o açúcar refinado pelo mascavo, umas das xícaras de farinha por farinha integral e uma das maçãs, em vez de picar, corto em rodelas bem fininhas e
    ‘forro” com elas a assadeira com furo central. Fica lindinho, além de gostoso.

    Bjs

  54. Ola Pam … estdava procurando receita de bolo de maçã… achei a sua…parece ótima…mas como faço para as maçãs não escurecerem depois q eu corta las? Bjo

  55. M A R A V I L H O S O ! ! ! !

    O ÚNICO problema é que ele me faz perder a linha e sair fora da dieta. Impossível comer 1 pedaço só. Ou 2… ou 3… =)
    Parabéns pela receita e obrigada por compartilhar!

    1. @Marta, Hehehe, mas esse bolinho pelo menos a gente sabe que é um pouquinho mais saudável. Bom, mas a dica é só fazer esse bolo quando tem muita gente pra ajudar a comer…hehe. Beijinhos.

  56. Acabei de fazer esse bolo maravilhoso! Nunca consegui fazer um bolo de maçã que desse certo, e meu filho ama tudo que vai maçã!

    Deu super certo!

    Super indico…

    1. Oi Dayse, pode sim. Se quiser, dá uma olhadinha no índice de receitas que tem a receita de um cupcake de natal, que se vc preferir, pode fazer como bolo. Beijinhos.

  57. Pamela, gostaria de agradecer por compartilhar tantas receitas maravilhosas, mas essa é excepcional!!
    Sou ferroviária, trabalho na sala de controle da ferrovia EFVM que liga Vitória – ES a Belo Horizonte – MG, trabalho com muitos homens, alias sou a única mulher e sempre tô me aventurando na cozinha e levando pros rapazes… e eles simplesmente amaram esse bolo, sempre me pedem pra repetir esse bolo rs…

    beijos

  58. Sou Nutricionista, resolvi fazer uma modificação na receita. Troquei a farinha de trigo branca pela farinha integral. Ficou perfeito, uma delícia e super saudável. Parabéns pela receita.

  59. Simplesmente esse bolo é maravilhoso…. Virou o queridinho aqui de casa inclusive substituiu o maravilhoso bolo da índia pelo fato de ser pratico e de liquidificador.

    Estou com um no forno só esperando meus filhos acordarem pra se acabarem….

    Quem não fez faça… Vele a pena.
    beijos

  60. Fiz este bolo no final de semana e foi sucesso total. Fiz uma “alteraçãozinha”….rs!!Coloquei açúcar mascavo no lugar do açúcar refinado. Ficou ótimo!
    beijos e obrigada por compartilhar esta delícia conosco.

    1. @Elisabeth Alves, Oi Elisabeth, esse bolo é sucesso garantido e realmente, o açúcar mascavo deve ter deixado ainda mais gostoso. Beijinhos e obrigado pela dica.

  61. Maravilho!!! Sem igual!!! Eu untei a forma com margarina e não enfarinhei, coloquei açúcar misturado com canela… ficou ótimo!!!

  62. Essa receita é ótima não é preciso fazer nenhuma alteração nas medidas dos ingredientes pois dá super certo.
    Mas quero deixar minha dica a vcs cozinheiras: Acho que três maças no meio da massa são muitas pq não rende muito então eu pego metade das maças corto em meia lua e coloco no fundo da assadeira com um pouco de mel, fica bacana pq fica pareçendo maça assada (não sei explicar direito) Mas Pode confiar que fica mt legal tbm.
    Bjsss Pam 🙂

  63. Oi, gostaria de dizer que esse bolo é maravilhoso, já fiz ele muitas vezes e sempre é um sucesso. Atualmente moro na Argentina e tenho feito pros familiares da minha paciente, eles são enlouquecidos por esse bolo!

  64. Oi Pamela, cheguei ao site pesquisando receita de bolo de maçã, fiz ontem a noite, uma delícia. Enquanto assa, o cheiro é maravilhoso. Eu reduzir um pouco o açúcar e a quantidade de canela. Muito bom!!!! Obrigada!!

  65. Essa receita é um sucesso. Já fiz várias vezes e não tem erro. Todos pedem a receita… Obrigada por compartilhar conosco suas receitas… Bjs…

  66. Eu queria que alguém me ensinasse a fazer a cobertura de cima não é só canela e açúcar né eu comprei um bolo pronto na padaria de maçã o açúcar e a canela parecia estar úmidos uma delícia ficou molhadinho alguém sabe como faz?

    1. @Eliana, Oi Eliana, já tentou usar a cobertura de uma cuca? Leva farinha, manteiga, açúcar e canela. Deve ser essa que vc está procurando. Beijinhos.

  67. Olá, Pam! Que bolo é esse? Um escândalo! Confesso que não imaginei que fosse tão gostoso assim. Eu tinha 2 maças e meio vermelhas e uma verde. Daí pensei: Não vai dar certo… Lêdo engano! Ficou delicioso! O melhor bolo de maças que comi. Cortei as maças em quadradinhos maiores e ficou maravilhoso! Obrigada por compartilhar esta receita. Bjinssss

  68. Meu Deus do céu! Acordei sábado as 5 da matina e fui fuçar na net! Encontrei essa receita maravilhosa! Fiquei com água na boca! Corri atrás da farinha pois era só o ingrediente Que faltava e lá fui eu preparar esse bolo! Valeu muito a pena! O perfume que ficou na casa num sábado frio de manhã compensa a correria! Super combinou com um chá de erva doce ou de gengibre! Receita nota mil! Parabéns! !!!

    1. @Fernanda, Ebaaa Fernanda, que bom então que acordou cedo no sábado!! hehehe…esse bolo é um dos meus preferidos, e nunca desaponta. Fico feliz que tenha gostado. Beijinhos.

  69. Receita Testada e Aprovada! Ficou uma delícia! O único toque que acrescentei (coisa de cozinheira, kkk) é que coloquei o suco de um limão na maçã em pedaços. Obrigada por compartilhar. Bjs….

  70. Olá querida!! Estou loucaaa pra fazer esta receita de bolo. Porém estou com uma certa dificuldade de encontrar o óleo vegetal. Posso substituir por outro?? Obg! Bjs

  71. Olá Pam…me desculpe. Confundi na correria…hahaha. Óleo vegetal sao os de milho, canola, girassol…etc. Vou fazer e dps posto aki o sucesso desta receita!! Bjs

  72. Se vc colocar nozes picadas e/ou uva passa sem sementes ficará divino. Eu geralmente coloco nozes. A quantidade? meia xícara é suficiente, mas fica a critério de cada um.Misture aos ingredientes secos.

  73. Amei !
    Muito bom ?.
    Fácil de fazer e fica uma delícia.
    Fiquei pensando se acrescentar passas daria certo.
    Vou fazer outras receitas do site .
    Parabéns pelo site, transpira amor e cuidado.

Deixe um comentário