Bolo de Chocolate Recheado sem Lactose

bolo chocolate sem lactose 3

Oi pessoal, estive ausente pois estava viajando e voltei com uma super bronquite aguda e só agora tive forças pra fazer algo. Esse bolo fiz para o aniversário do meu irmão e fiz sem lactose pois ele tem uma amiga que é intolerante. Usei a minha receita coringa de bolo de chocolate e fiz as alterações necessárias, o recheio é um básico chantilly de leite de coco que fica super leve e saboroso. Esse bolo ficou simplesmente maravilhoso, para mim foi um dos bolos recheados mais gostosos que já fiz. É uma receita super fácil, a única coisa é ficar atento ao leite de coco, pois você precisa usar um que tenha bastante gordura para ser possível batê-lo no ponto de chantilly.

Bolo de Chocolate Recheado sem Lactose
Imprimir
Ingredientes:
  1. Bolo
  2. 1 e 3/4 xícaras de farinha de trigo
  3. 2 xícaras açúcar
  4. 3/4 xícaras de cacao em pó
  5. 2 colheres (chá) bicarbonato de sódio
  6. 1 colher (chá) de fermento em pó
  7. 1 colher (chá) de sal
  8. 1 xícara de leite de soja
  9. 1/2 xícara de óleo vegetal
  10. 2 ovos grandes, em temperatura ambiente
  11. 1 colher (chá) de essência de baunilha
  12. 1 xícara (chá) de café quente (acabado de coar)

  13. Recheio/Cobertura
  14. 3 a 4 latas de 400ml de leite de coco, refrigerado durante a noite (escolha uma marca com o maior teor de gordura, muito importante)
  15. 2 a 4 colheres (sopa) de açúcar (a gosto)
  16. 1 a 2 colheres (chá) de essência de baunilha (a gosto)
  17. Frutas e gotas de chocolate sem lactose pra rechear e decorar
Preparo:
  1. Bolo
  2. Preaqueça o forno a 180°C. Unte duas formas de 23cm.
  3. Numa tigela, peneire os ingredientes secos. Em outra tigela, misture o leite, óleo, ovos e baunilha e bata em velocidade baixa até tudo ficar bem misturado. Acrescente os ingredientes secos e bata até misturar tudo. Ainda em velocidade baixa, acrescente o café e bata somente até misturar. Despeja a massa nas formas e leve para assar por 35 a 40 min ou até que o teste do palito saia limpo. Deixe os bolos esfriarem nas formas e depois transfira para uma grelha e deixe esfriar completamente.
  4. Recheio
  5. Antes de fazer o recheio, é necessário refrigerar o leite de coco durante a noite (na parte mais fria da sua geladeira) para que o creme se separe. Lembre-se de usar um leite de coco com bastante gordura ou o recheio não dará certo. Retire o leite de coco da geladeira, mas não agite a lata ou vire-a de cabeça para baixo antes de abrir. Faça um furo na lata e retire a água que estará separada. Tente tirar o máximo de água possível. Coloque numa tigela e acrescente o açúcar e a baunilha a gosto. Bata em alta velocidade até ficar na consistência de chantilly.
  6. Montagem
  7. Você pode fazer só um recheio ou cortar cada bolo no meio e fazer 3 recheios.
  8. Vá intercalando uma camada de bolo com uma de chantilly, na camada do meio, coloquei morangos picados por cima do chantilly. Termine com uma camada de chantilly e decore o bolo com frutas e chocolate.
Pam*B https://pamelabrandao.com/receitas/
assinatura_pam_01

11 comentários em “Bolo de Chocolate Recheado sem Lactose

  1. Pam,
    Aqui no Brasil, pelo menos em Campinas, nunca vi o leite de coco em lata. É fácil de achar? Daria certo com o de garrafinha de vidro??

    1. Oi Paulinha, eu pesquisei na net e acho que funciona com o de garrafinha, só acho que vai ficar mais cremoso e um pouco menos “firme”. Se testar me conte como ficou. Beijinhos.

    1. @Juliana, Oi Juliana, na explicação do preparo eu sempre falo o tamanho da forma que usei. Utilizei duas formas de 23cm usando uma receita. Beijinhos.

Deixe um comentário