Lasanha de Cogumelos, Espinafre e Ricotta

Hoje a receita que trago é a de uma lasanha deliciosaaaa. É umas das lasanhas mais gostosas que já fiz e já comi. Além de deliciosa ela é bem mais saudável, você nem sente falta de carne na lasanha. No lugar da carne, o molho leva cogumelos, e você pode usar qualquer tipo. Apesar de ter muitas etapas, a receita é simples. Essa lasanha é perfeita se você quer impressionar um convidado, tenho certeza que será um sucesso!!

Lasanha Vegetariana de Cogumelos, Espinafre e Ricotta
Print
Ingredients
  1. 680g de cogumelos crimini, picados
  2. 230g de cogumelos shiitake, picados
  3. Sal
  4. 1 xícara de cebola picada
  5. 1/4 xícara de azeite
  6. 4 dentes de alho, picados
  7. 170g de extrato de tomate
  8. 2 xícaras de molho de tomate
  9. 800g de molho de tomate triturado (pode ser o pelado amassado com um garfo)
  10. 1 xícara de água
  11. 1 colher (sopa) de tomilho seco
  12. 1/2 colher (chá) de pimenta calabresa
  13. 1 colher (sopa) de açúcar
  14. 500g de espinafre picado (pode ser o congelado, descongelado)
  15. 500g de macarrão para lasanha
  16. 450g de ricotta
  17. 1/4 xícara de manjericão fresco, picado (ou 2 colheres chá de manjericão seco)
  18. 100g de queijo pecorino (ou parmesão), ralado (cerca de 1 xícara)
  19. 450g queijo mozzarella ralado (cerca de 4 xícaras)
Instructions
  1. 1- Antes de começar o molho, coloque uma panela grande cheia de água no fogo para ferver e separe um refratário de cerca de 25x40 cm.
  2. 2- Coloque os cogumelos numa panela grande em fogo alto ou médio. Mexa-os com uma colher de pau de vez em quando. Polvilhe sal sobre os cogumelos. Os cogumelos irão "chiar" e depois irão começar a liberar água. Quando os cogumelos começarem a liberar água na panela, junte a cebola picada e cozinhe até que os cogumelos não estejam mais liberando água e toda a água tenha evaporado, cerca de mais 5 minutos.
  3. 3- Adicione o azeite e mexa. Refogue os cogumelos e a cebola por cerca de um minuto. Adicione o alho e cozinhe por mais um minuto. Junte o extrato de tomate, cozinhe por mais um minuto. Reserve 1 xícara de molho de tomate (que vai no fundo do refratário), e coloque a outra xícara na panela com os cogumelos. Adicione o tomate triturado. Adicione uma xícara de água. Junte o tomilho, o açúcar e a pimenta. Se você estiver usando manjericão seco em vez de fresco, adicione-o neste momento. Leve para ferver, abaixe o fogo e cozinhe em fogo baixo, por 20 minutos.
  4. 4- Quando o molho estiver fervendo, coloque sal na água que estava fervendo e adicione o macarrão de lasanha. Mexa delicadamente, certificando-se que as folhas de massa não estejam grudadas entre si. Deixe ferver por 8 minutos, ou o tempo indicado na embalagem do macarrão. Cozinhe sem tampa em temperatura alta. Quando o macarrão estiver pronto (al dente, cozido, mas ainda firme na mordida), escorra o macarrão em uma peneira e lave com água fria. Espalhe os folhas de massa sobre uma forma ou bancada e espalhe um pouco de azeite entre elas para não grudar.
  5. 5- Retire o molho do fogo. Preaqueça o forno a 180°C. Espalhe a uma xícara de molho de tomate reservada no refratário. Coloque uma camada de macarrão de lasanha sobre o molho de tomate, até cobrir todo o fundo. Espalhe a metade do queijo ricotta sobre o macarrão. Espalhe metade do espinafre sobre a ricota. Espalhe metade do queijo mozzarella sobre o espinafre, e apenas 1/4 do queijo pecorino. Em seguida, espalhe 1/3 do seu molho de cogumelos. Espalhe metade do manjericão fresco sobre o molho (se estiver usando).
  6. 6- Repita todo o processo. Coloque uma segunda camada de macarrão. Espalhe o restante da ricota, espinafre e mozzarella. Espalhe outro 1/3 do pecorino, juntamente com o mozzarella. Cubra com outro 1/3 do molho de cogumelos e o manjericão fresco restante. Coloque a última camada de macarrão. Espalhe o molho de cogumelos restante e polvilhe com o queijo pecorino ou parmesão restante.
  7. 7- Cubra o refratário com papel alumínio. Espalhe um pouco de azeite no interior do papel alumínio (o lado que vai ter contato com a lasanha). Asse em 180°C durante 25 minutos, em seguida, retire o papel alumínio e leve ao forno descoberto por mais 25 minutos. Retire a lasanha do forno e deixe descansar por 10 minutos antes de cortar para servir. A lasanha dura uma semana na geladeira.
Adapted from Simply Recipes
Adapted from Simply Recipes
Pam*B https://pamelabrandao.com/receitas/

assinatura_pam_01

Deixe um comentário