Huuum, conseguiram sentir o cheirinho desse pão fresquinho? Não? Então acho melhor vocês o fazerem por que não existe coisa melhor do que o cheiro de um pão acabado de sair do forno. Essa receita é super fácil e o resultado é um pão super delicioso e macio que parece que foi comprado na padaria. Essa receita não precisa sovar mas você precisa deixá-lo crescer por um bom tempo. O recheio fica ao seu critério, mas dei duas opções pra vocês que são deliciosas. Esse pão é sucesso garantido, nunca mais você vai querer comprar pão na padaria. Abaixo vou postar algumas fotos do processo para ajudá-los.
Primeiro crescimento!
Segundo crescimento!
Hora de Assar!
Pão sem Sova
2016-02-22 22:45:26
Print
Ingredients
- 3 xícaras de farinha pra pão
- 1 e 1/4 colher (chá) de sal
- 1 e 1/2 xícaras de água
- 1/2 colher de chá de fermento biológico seco instantâneo
- Pitada de pimenta
- Farelo de trigo, farinha de milho ou farinha adicional para polvilhar
- Recheio de Uvas-passas
- 1/2 xícara de uvas-passas
- 3/4 colher (chá) de canela
- 1/2 xícara de nozes
- Recheio de Azeitona
- 1 e 1/2 xícara de azeitonas picadas (preta ou verde)
Instructions
- 1. Em uma tigela média, misture a farinha, sal, o recheio (passas/nozes/canela ou azeitona), fermento, pimenta e misture bem. Adicione a água e, usando uma colher de pau ou a sua mão, misture até que você tenha uma massa pegajosa e molhada, cerca de 30 segundos. Se ela não estiver pegajosa ao toque, misture uma outra colher de sopa ou duas de água. Cubra bem a tigela (pode ser com um pano úmido para não ressecar a massa) e deixe descansar em temperatura ambiente até que a superfície fique cheia de bolhas e a massa tenha dobrado de tamanho, de 12 a 18 horas.
- 2. Quando o primeiro crescimento estiver completo, espalhe generosamente uma superfície de trabalho com farinha. Raspe a massa da tigela e coloque-a sobre a farinha. Usando as mãos levemente enfarinhada, puxe as bordas da massa em direção ao centro. Vá fazendo isso até formar uma bola.
- 3. Coloque um guardanapo fino em sua superfície e polvilhe-o com farelo de trigo, farinha de milho, ou farinha normal. Delicadamente, coloque a massa sobre ele, com o lado da emenda/pregas para baixo. Se a massa estiver muito grudenta, polvilhe o topo com um pouco da farinha. Dobre as pontas do guardanapo sobre a massa para cobri-la, coloque a massa numa tigela e leve-a para repousar em lugar morno e sem corrente de ar (pode ser no forno) para crescer por mais 1 a 2 horas.
- 4. Meia hora antes do fim do segundo crescimento, preaqueça o forno a 240°C, com a grade no centro do forno e coloque uma panela, forma ou pirex com tampa (próprio para forno) que caiba a massa para preaquecer. Eu usei um pirex grande de vidro com tampa, mas pode ser uma panela com tampa que aguente altas temperaturas ou use uma forma normal e cubra-a bem com papel alumínio.
- 5. Retire cuidadosamente a panela preaquecida do forno e retire a tampa. Coloque cuidadosamente a massa na panela, com a parte que estava para cima agora para baixo (a parte com as pregas para cima). Tampe a panela e leve ao forno por 30 minutos.
- 6. Retire a tampa e continue a assar até que o pão fique com uma cor castanha escura mas não queimada, de 15 a 30 minutos (eu preferi deixar o pão mais clarinho). Retire o pão do forno e coloque-o sobre uma grelha para esfriar completamente.
Adapted from Shutter Bean
Adapted from Shutter Bean
Pam*B https://pamelabrandao.com/receitas/
Muito interessante o modo de preparo desse pão, deve ficar uma delicia.
bjs
@yara, Oi Yara, é muito bom, já é a terceira vez que vou fazer ele na semana…hehe. Beijinhos.
Pam,
Obrigada por postar esta receita. Parece deliciosa.
Só estou com uma dúvida: A farinha de pão é aquela comprada na padaria também conhecida como farinha de rosca?
Bjs.
@Rose Sudre, Oi Rose, não é a de rosca não, é uma farinha de trigo específica para fazer pães. Não sei se no Brasil já vende nos supermercados ou tem que ir em loja especializada. Beijinhos.