Pudim de Blueberry (Mirtilo)

Ando meio devagar neste começo de ano, demorei muito para postar uma nova receita, mas finalmente aqui estou. Trago a receitinha que minha “avó” canadense fez quando a gente foi visitá-la, é uma receita tradicional daqui que ela pegou na internet, super simples e super gostosa. Na verdade acho que se parece muito com um clafoutis, mas este recebe o nome de pudim, mesmo que para mim fique no meio termo entre um bolo e um pudim. Mas o importante é que a receita é deliciosa, principalmente se comer quente com uma bola de sorvete, hum. Só para vocês terem uma idéia, eu fiz meia receita e minha irmã comeu tudo sozinha…hehe.

Pudim de Blueberry (Mirtilo)

Ingredientes:

2 xícaras de mirtilos
1 xícara de açucar
1 xícara de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
1/3 xícara de manteiga, derretida
2 ovos, batidos
1 colher (chá) de essência de baunilha
Leite

Preparo:
Pré-aqueça forno à 180°C.
Coloque os mirtilos no fundo de um pyrex de uns 25cmx25cm e salpique com um pouco de açucar (umas 2 colheres de sopa acho que está bom).
Numa tigela misture a xícara de açucar, de farinha de trigo, o fermento em pó e o sal.
Num copo medidor, coloque a manteiga derretida, os ovos, a baunilha e coloque o leite até completar uma xícara. Bata levemente.
Incorpore os ingredientes secos com uma colher e derrame a massa por cima dos mirtilos.
Asse por aproximadamente 55 minutos, ou até que a superfície esteja levemente dourada.
Sirva ainda quente com sorvete.

32 comentários em “Pudim de Blueberry (Mirtilo)

  1. Amo o seu site!
    Já testei algumas receitas….e deram certinhas!!!!

    Está bem fora das sobremesas normais daqui do Brasil…rs

    Ah..e por falar nisto, vou fazer um almoço para os meus sogros na semana que vem… queria fazer uma sobremesa de comer rezando!
    O que vc. sugere?!?!

    Ah..uma dica…eles amam tudo o que tem chocolate…mas não quero me apegar só a este ingrediente, ok?!
    Ah…e aqui está bem quente!!!! Verão daqueles!

    Bjocas…

    1. @Vanêssa Mello, Oi Vanessa, se você quiser algo gelado, no blog tem uma receita de Bavaroise de chocolate deliciosa que você poderia servir com alguma fruta. Ou ainda melhor você poderia fazer o cupcake de cheesecake e ao invés de fazer a calda de fruta você faz uma calda de chocolate. Dá uma pesquisada no índice de receitas que tenho certeza que você vai encontrar algo que lhe agrade.
      Beijinhos

  2. Achei fantástica, com certeza irei fazer, pois além de fácil pela foto parece deliciosaaaaaaaaaaaaaaaaa…. Só preciso conseguir os mirtilos, pois aqui onde moro (Recife), raramente aparece no supermercado, mas ficarei de olho aberto.

    1. @Diva, Oi Diva, pode fazer que é delicioso, eu sei como é difícil, mas espero que você encontre os mirtilos para poder testar a receita.
      Beijinhos

    1. @Kátia, Oi Kátia, obrigado pela visita e carinho. Se testar alguma receita, depois me conta. Ah, adorei os vídeos do seu sobrinho, ele é suuuuper fofo, demais.
      Beijinhos

  3. Olá Pam,
    lembra do e-mail: eu te visito todo dia????
    Como sempre aprontando na cozinha hein !! hehehe
    Tá com uma carinha ótima este seu pudim…hummmm!!!

    Ai lindinha tô marcando uma lipo por sua causa, você fica fazendo essas coisinhas deliciosas e eu caio na onda….ai meu Deus!!!
    beijos 1000!!!!

    1. @Néia Abreu, Oi Néia, sei quem você é sim…rs. Ah mas não precisa de lipo não, as minhas receitas tem certificado garantido de gostosura, tanto no sabor quanto na gostosura que você vai ficar depois com as calorias a mais, os homens adoram, as duas coisas…hehe.
      Beijinhos

  4. Oi, e a primeira vez q comento aqui, gosto muito do seu blog 🙂 gostaria de saber se da pra fazer com os mertilos congelado?
    Parabens pelo blog 🙂 divino!

    1. @ligi, Oi Ligi, obrigado pelo carinho. Sobre a sua dúvida, eu nunca usei frutas congeladas, mas eu acredito que possa sim. Se você não tiver medo de errar, vale a pena tentar…hehe.
      Beijinhos

  5. Bom aproveitar essa receita, porque nesse fim de ano deu um surto de mirtilo nos mercados aqui da minha cidade. Nunca tinha visto nenhum antes, vai que somem de novo. ^^

    1. @Icedeb, Oi Deborah, tem várias receitas com mirtilo no meu blog, dá uma olhada que tenho certeza que você não vai resistir…rs.
      Beijinhos

  6. Oi, Pam,

    Olhando a foto eu já pensava em dizer que se parecia com clafoutis, mas aí eu vi que você mesma disse isso, rsrs. Deve ficar muito bom, gostei!

    Um beijo e feliz 2011, querida!

  7. Feliz Ano Novo Pam,

    Ja vi que as receitas com mirtilos continuam a ser assiduos por aqui. Adorei as fotos, a textura parece ser optima.

    Beijinhos

  8. Oi querida, pois para mim vc já é intima de tanto que visito seu blog rsrssrsrs..Já testei várias receitas, todas ótimas!!!! Essa do pudim então, uma delícia ficou muito bom mesmo. Dei a maior sorte de ainda encontrar mirtilos, pois aqui em Brasília só encontramos no mês de Desembro..
    Quero muito te parabenizar, este espaço é tudo de bom!!!!!!!!! Ah, outro dia testei a receita de cookie do subway e te digo foi a primeira que deu certo; pois todas que eu havia testado antes se esparramavam na forma..
    Parabéns!!!! Estou anciosa pela próxima receita….

    1. @Angela, Oi Angela, eu que devo agradecer o seu carinho, muito obrigado. Fico feliz em saber que as receitas que você testou deram certo, volte sempre para me contar os resultados, ok?
      Beijinhos

  9. Olá! Adoro suas receitinhas, mas acho que nunca tinha comentado aqui….
    Neste FDS testei essa receita e foi um verdadeiro sucesso! Pena que não tirei fotinhos, pois servi em tacinhas com sorvete de creme (como você tinha sugerido) e uma caldinha de blueberry por cima!
    Hummmmm…que delícia ficou!
    Foi tanto sucesso que já passei a dica do blog para as amigas! rsrsrs
    Parabéns!

    1. @Ana Brêtas, Oi Ana, fico super contente em saber que a receita do pudim deu certo e que todo mundo adorou, com sorvete é realmente melhor ainda. Ah, obrigado pela indicação para as amigas…rs.
      Beijinhos

    1. @lenira, Oi Lenira, não é a amora não, é uma fruta em forma de bolinhas roxas azuladas, parecem ervilhas gordas roxas…hehe. Não é muito fácil de achar, mas dependendo de onde você mora e do supermercado você acha sim.
      Beijinhos

  10. Pamela! O que é isso???? Simplesmente divino!
    Fiz como sua irmã, só que a receita inteira, rs….
    Lembrei da minha avó americana que fazia coisas deliciosas…saudade gostosa!
    Parabéns. Como é bom pegarmos uma receita que “dá certo”! Fiquei sua fã!
    Beijocas e mais uma vez, parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. @Lilian May, Oi Lilian, obrigado pelo carinho. Que bom que você gostou, eu adoro pois é tão simples e rápido. Da próxima vez vou fazer uma receita inteira pra comer tudo também…haha.
      Beijinhos

  11. A-D-O-R-E-I!!!!!!!!!!!!!!!! Acabei de fazer esta receita… mto bom… fiz 1/2 receita pq soh tinha 1 xic de mirtilos… ficou DIVINO!!!! Mto Obg!!!

Deixe um comentário