Rocambole de Morango

Esta é mais uma receitinha que fiz a muito tempo atrás, e que peguei do livro “O Livro Essencial das Sobremesas”. Fiz na época em que comecei a testar receitas, quando eu não tirava fotos ainda e que nunca mais repeti não sei por que. Mas, alguns dias atrás a querida leitora Ana Crocks me perguntou se eu tinha alguma receita de rocambole e na hora me lembrei desta receita e passei pra ela, mas eu não sabia quando eu teria tempo de fazer. Mas não teve como esperar muito, pois a lembrança desse rocambole ficou ecoando na minha cabeça e quando vi uns morangos lindos no supermercado, resolvi que não tinha como resistir e que eu tinha que fazê-lo. Hum, hum, hum, simplesmente delicioso, por que será que fiquei tanto tempo sem repetir. A receita é deliciosa, o rocambole fica super, mega macio e melhor é que ele é super fácil e rápido de se fazer. O legal também é que você pode usar a fruta e a geléia que quiser, vai depender do seu gosto, e da próxima vez vou testar com doce de leite…huuuum…salivei só de imaginar…hehe. E desta vez eu lanço um desafio, quero ver se eu encontro alguém que não irá gostar desta receita…hehe…pois é muuuuuuito bom.

Rocambole de Morango

Ingredientes:

3 ovos, separados
125g de açucar granulado fino, mais 2 colheres de sopa extras
90g de farinha com fermento peneirada *
2 colheres (sopa) de agua quente

*desta vez eu não tinha farinha com fermento, então fiz com a normal e coloquei mais 3/4 colher(chá) de fermento mais uma pitada de sal

Recheio:
160g de geléia de morango
185ml de creme de leite fresco
250g de morangos picado

Preparo:
Pré aqueça o forno a 200°C. Salpique 1 colher (sopa) de açucar numa folha de papel vegetal de 30x35cm colocada sobre um pano e reserve. Pincele com óleo ou manteiga derretida uma forma de 25x30cm e forre com outro papel vegetal.

Bata as claras em neve e junte gradualmente o açucar e bata até que se dissolva. Junte, batendo a cada adição, as gemas de ovo levemente batidas, e bata até que engrosse. Junte a farinha e 2 colheres sopa de agua quente. Espalhe na forma e asse durante 8 a 10 minutos ou até que fique firme e dourado.

Desenforme sobre o papel com açucar e retire o papel da base. Com o pano a servir de guia, enrole a partir da ponta mais estreita e deixe descansar 20 minutos, ou até que esfrie, depois desenrole(isto evita que o rocambole se parta).

Recheio:
Bata o creme de leite com 1 colher (sopa) de açucar até que engrosse. Espalhe a geléia no rocambole e
cubra com o creme de leite e morangos. Enrole de novo e deixe esfriar.

53 comentários em “Rocambole de Morango

  1. Hi, girl,

    Ô delícia, dá pra ver pela ‘cara’ dele, rsrs. E ainda mais com morangos e chantilly, não tem como não ficar bom, rsrs. Mas eu costumo enrolar pelo lado mais comprido, o que resulta num rolo mais baixo, porém mais extenso.

    Beijinho e bom dia

    1. @Marly, Ah, é que o meu cresceu muito desta vez, pois coloquei mais fermento, aí ele ficou gordão, hehe, mas eu pensei em enrolar pelo lado comprido mas como ele tava gordão ele não quis ficar enrolado…hehe.
      Beijos beijos

    1. @Ana, Oi Ana, o açucar granulado é como o nome diz, é uma açucar granulado…hehe. Ele é um pouco mais grosso que o açucar normal, igual ao sal grosso, sabe? É facinho de achar, tem em todos os supermercados.
      Beijinhos

  2. Você já usou nesta recita o creme de leite normal. Gostaria de fazer amanhã para sobremesa pós jogo e aqui na minha cidade não encontro o creme de leite fresco. O modo de preparo é o mesmo?

    1. @Juliana, Oi Juliana, já usei sim o creme de leite normal, o único problema é que ele não fica consistente como o fresco, então pra você não ficar sem fazer o rocambole, tire bem o soro da latinha e deixe por um tempo na geladeira até firmar bem, aí você já recheia o rocambole rapidinho e volta pra geladeira, vai dar certo sim.
      Beijinhos

  3. Oi Pamela, achei que o açúcar granulado fino fosso o açúcar de confeiteiro. É mesmo fácil de se achar?
    Gosto de tudo que vai morango e voce pôs a fruta fresca e não azeda, ou voce põe p/ sorar?Bjos.Fique com Deus.

    1. @Maria Helena, Oi Maria, bom eu moro em Campinas-SP e aqui tem açucar granulado em todos os supermercados, mas acho que você encontra fácil em qualquer lugar. E o morango eu coloquei fresco mesmo, e não azeda não, pois na verdade nem da tempo pois você come tudo na mesma hora…hehe.
      Beijinhos

    1. @Sandreane, Opa, na minha opinião também acho que tudo que leva morango, as chances de ser delicioso é grande…hehe.
      Beijinhos

    1. @Cacahuete, Oie, é verdade né, não tem como ser ruim por essa combinação de ingredientes. E você anda sumida também, só não ganhou de mim…hehe.
      Beijinhos

  4. Pam, bom dia.
    Quero experimentar esta receita neste fim de semana, mas gostaria de enfeitar como você. Poderia enviar-me a receita da cobertura?
    Beijos, Mônica

  5. Pam,
    Que judiação com a gente, mostrar essa coisa maravilhosa deliciosa, que só de olhar já dá água na boca, ah se vc fosse minha visinha, eu não iria sair da sua casa, kkkkkk, brincadeirinha.
    Bjks

    1. @Cacau, Oi Cacau, fico morrendo de dó de judiar vocês, mas o que eu posso fazer…hehe…ah pode deixar que eu vou passar meu novo endereço daí vc aluga um apartamento aqui do lado…hehe.
      Beijinhos

  6. Oi, Pam,

    Você não se interessou pelo convite que publiquei no meu último post? Estive pensando nisso hoje, bem cedo, e achei que você talvez se enquadre no perfil procurado.

    Beijinho

  7. Estava procurando no google receitas de Cupcake para o aniversário da minha filha e “cai” aqui. Comecei a ver as receitas. Apesar de cozinhar não ser o meu forte, PIREI com suas receitas! Menina, que coisa!!! Vc tem cada receita de BABAR! Amei seu blog! Obrigada por compartilha-lo! Beijos

    1. @Bianca Osses, Oi Bianca, que bom que você gostou do meu blog, fico muito feliz, e espero que ele lhe inspire a cozinhar mais vezes…hehe.
      Beijinhos

  8. Olá Pamela!
    Amei seu blog….hehe…e já fui logo de cara experimentando duas receitinhas: o rocambole de morango e a torta de limão (será q gosto de doce?rs). Nham..nham…ficou tudo muito bom…e melhor…foi fá cil..fácil de fazer… Sua forma de explicar e suas dicas são genias!!!! Já indiquei seu blog as minhas amigas…hehe…ADORO!

    Bjooooo!

  9. Olá!
    Estava procurando receitas para atualizar meu “caderninho” e cai no seu blog. Suas receitas são muito apetitosas…parabéns!!!
    Um abraço.

    1. @nabel, Oi Nabel, eu acredito que eu usei o bico pitanga mais larguinho. Eu dei uma procurada na internet e eu acredito que seja o “pitanga aberto 17”.
      Beijinhos

    1. @ana, Oi Ana, na receita tem tudo explicadinho de como fazer todas as etapas, dá uma lida na parte que fala em como preparar o recheio, ok?
      Beijinhos

  10. muito prazer,meu nome é Heloiza,suas receitas são simplesmente o MÁXIMO já fiz várias e adorei o resultado parabéns!!!!!!!!!!!beijos

    1. @Heloiza, Oi Heloiza, muito obrigado pelo carinho. E tente sempre voltar depois que testar uma receita para me contar o resultado, ok?
      Beijinhos

  11. Pamela, fiz com o recheio de doce de leito e ficou um sucesso.
    Qual a sua sugestão para a cobertura?
    Como não sabia coloquei so açucar com canela.

    Obrigada pela receita.
    Beijos

    1. @Teresa, Oi Teresa, você pode usar o chantilly mesmo, vai ficar divino, e se você quiser faça o chantilly sem açucar já que o doce de leite é bem doce.
      Beijinhos

  12. Oi Pam ?! Hoje eu fiz o rocambole de morango . HUMMMMMMMMMMM…. MARA, UM LUXO DELICIOSO. Eu tava andando na rua e vi aqueles morangos lindos e pensei vou fazer a receita da Pam amanha! Igual vc falou!rsrsrs.É uma aventura de sabores a massa ficou fina e na hora de tirar o papel ela grudou pois eu comprei o papel manteiga ao inves do vegetal mais mesmo assim tava lindo e gostoso. Mais o mais interessante é que ela me lembrou o bem casado que a tia Ligia fez no meu casamento a 3 anos atras . Foi um sucesso esse bem casado ficamos de madrugada embalando bem casado mais ou menos umas 8 mulheres a gente mais ria e comia do que embalava foi muito familia esse dia fizemos uns 300 bem casados . Essa receita é bem interessante pois ela deixa a massa descansar 24h é cheia de etapas e dicas . A tia Ligia é conhecida na familia pela mão boa que ela tem em tudo que faz e o sorriso sempre no rosto impressionante todo mundo quer ficar com ela.

    1. @Cristiana, Obaaa que delícia Cristiana, fiquei super feliz com o seu comentário e adorei saber sobre a história dos bem casados, eu também já fiz a mesma coisa para o casamento de uma amiga…hehe. Muito obrigada pelo carinho e espero que teste várias outras receitas.
      Beijinhos

  13. Olá Pam!
    Adoro seu site e fiz a receita do Rocambole de Morango… Nossa, deu super certo! Adorei! Mas troquei a geleia por doce de leite, ficou muito bom! Obrigada por nos enriquecer com suas receitas e dicas
    Caroline Matschulat – Canoas/RS

    1. @Caroline Matschulat, Oi Caroline, eu que agradeço pelo carinho. Fico feliz com comentários como o seu e fiquei super feliz em saber que deu certo. Beijinhos

  14. Oiii Pamela, quero fazer a receita mas estou com uma dúvida quando tu coloco la que tu nao tinha a tal Farinha com fermento que eu nunca ouvi fala kkk tu escreveu que uso o normal msm mas eu nao entendi o que coloca meio quilo e o que coloca 1|4 me ?
    Beijos 🙂 adorei a receita.

    1. @Eduarda, Oi Eduarda, eu quis dizer que peguei 90g de farinha normal e adicionei 1/2 colher de chá + 1/4 colher de chá de fermento e uma pitada de sal. Coloca a soma dos dois 1/2+1/4 de fermento, são duas medidas do mesmo ingrediente. Mas na verdade é mais fácil eu colocar lá a soma que é 3/4 colher de chá de fermento, rsrs, vou arrumar. Beijinhos.

Deixe um comentário