Passo a Passo de Como Fazer Tapioca

Hoje vou explicar para vocês direitinho como fazer e como hidratar a tapioca. A opção mais rápida é você comprar no supermercado a goma de tapioca já hidratada, mas se você, como eu, não tem tanta facilidade de encontrá-la já hidratada, vou ensinar para vocês como fazer isso em casa.

Antes de tudo você precisa comprar a “farinha de tapioca” seca, que você também pode encontrar com o nome de “fécula de mandioca” ou o famoso “polvilho doce”. Para quem não mora no Brasil como eu, procure por “tapioca flour” ou “tapioca starch”. Como você comprou a farinha seca, você precisa hidratá-la e para isso é só colocar a farinha num recipiente e cobrir com água. Mexa com uma colher até ficar bem homogêneo e deixe descansar de um dia pro outro, até a água e a farinha ficarem separadas como na foto.

Depois que a água tiver se separado, jogue-a fora. Após retirar a água eu gosto de colocar uma toalha de papel por cima pra “chupar” o restante de água. Agora com uma colher ou com as mãos, quebre o bloco de tapioca.

Nessa etapa você pode guardá-la assim na geladeira e só peneirá-la na hora em que for usar ou você pode fazer como eu e já peneirar tudo e guardar pronta para ser usada. Para isso, com a ajuda de uma peneira grande, peneire toda a farinha dentro de uma tigela grande e depois transfira para um pote hermeticamente fechado e guarde na geladeira por até 2 semanas. Outra opção também, é bater a tapioca hidratada num processador de alimentos, vai ficar igual como se você tivesse passado na peneira. Se ela começar a ficar rosa, jogue-a fora. E se preferir, pode também congelá-la. Na foto abaixo você vê como a farinha fica pronta.



Agora é hora de preparar e rechear a tapioca para comer. Nessa hora não tem regra, é fazer a gosto e encontrar sua preferência. Para começar, espalhe a tapioca hidratada numa frigideira, até cobrir todo o fundo. Se você não tiver peneirado ela ainda, essa é a hora, e também se preferir você pode peneirá-la novamente mesmo já tendo feito isso antes de armazená-la. A quantidade e a espessura é você quem escolhe, aqui em casa o maridinho gosta dela mais grossa e eu mais fina, então descubra o jeito que você prefere. Se você quiser, você pode untar a frigideira com manteiga/margarina ou azeite antes de colocar a tapioca, só para dar um gostinho.

Eu gosto de colocar uma pitada de sal na tapioca, se quiser faça o mesmo. Com o fogo médio/baixo, deixe a farinha se unir. Nessa hora você tem duas opções, você pode esperar a tapioca se unir e virá-la ou você pode fazer como eu e já colocar o recheio sem precisar virá-la, novamente, fica a seu gosto.

Coloque o recheio na metade da massa, depois de virar ou não a tapioca. Escolha o recheio que preferir, use sua imaginação, pode ser queijo, presunto, atum, frango, espinafre, banana e vale até doce de leite e goiabada…hehe. E também tempere a gosto com orégano, grill, fondor, etc. Dobre a massa ao meio e deixe o recheio derreter, vá virando a massa para não queimar só de um lado.

Deixe o tempo que preferir, se gostar mais crocante deixe mais tempo, se gostar menos crocante deixe menos tempo. E pronto!! Sua tapioca deliciosa está pronta. O importante é lembrar que não tem certo, nem errado, o importante é encontrar o jeito que você gosta de comer sua tapioca e ser feliz!! 🙂

5 comentários em “Passo a Passo de Como Fazer Tapioca

  1. Pam,
    Sempre quis saber como fazer esse processo em casa e você mostra ser tão simples, tem pessoas que querem esconder para que continuemos comprando, então agradeço. Bjs 🙂

Deixe um comentário