Como cozinhar Quinoa

quinoa quinua

Pra quem ainda tem dúvidas de como cozinhar quinoa ou pra quem nunca cozinhou e quer aprender, hoje vou fazer um post explicando tudo.

O que é Quinoa?

Cultivada nos Andes por mais de 5.000 anos, a quinoa, tecnicamente, não é um grão, mas sim uma semente. A quinoa é uma fonte de proteína completa, rica em ferro, cálcio, magnésio, fibra e ácidos graxos ômega 3 e 6. Além disso, a quinoa possui quantidades importantes de vitaminas do complexo B e pode ser consumida por pessoas com restrições alimentares porque tem baixo índice glicêmico e não contém glúten. E o melhor de tudo, ela não é apenas super saudável mas também é incrivelmente rápida e fácil de cozinhar. E é bom saber que quanto mais clara a tonalidade da semente de quinoa mais suave é o seu sabor.

Benefícios

Alguns dos muitos benefícios da quinoa são:

– Ótima para os músculos;
– Afasta doenças cardiovasculares;
– Tem mais ferro que o feijão;
– Protetora do ossos;
– Ajuda na dieta;
– Possui vitaminas que ajudam o cérebro;
– Reforça a imunidade;
– Indicada para celíacos.

Como consumir?

A quinoa pode ser consumida em grão ou como farinha. Em ambos os casos a quinoa tem todos os seus nutrientes conservados e o consumo diário não deve ser feito em quantidades elevadas. Você pode usá-la em saladas, com leite ou iogurte, substituindo a farinha de trigo, misturada em sucos e vitaminas ou com frutas.

Como guardar a quinoa?

A quinoa pode ser armazenada de forma semelhante a qualquer grão, ou seja, num local seco e fora do alcance da luz dentro de um recipiente selado. Se quiser preservar a semente por mais tempo mantenha-a na geladeira ou congelador.

Como cozinhar?

1 – Lave-a!

A quinoa tem um revestimento natural, chamado saponina, que pode fazer o gosto cozido da semente ficar amargo. Felizmente, é fácil de se livrar deste revestimento apenas lavando um pouco a quinoa antes de cozinhar. Mas muitas marcas fazem uma pré-lavagem com água alcalina para eliminar a saponina.

2 – Não cozinhe demais!

Se você cozinhá-la por muito tempo e/ou com água demais, ela ficará muito mole, o que não é legal. A quinoa está pronta quando os grãos estiverem translúcidos e todo o líquido absorvido.

IMG_9723-1

Quinoa Cozida
Print
Ingredients
  1. 1 xícara de quinoa
  2. 2 xícaras de água (ou caldo de galinha, carne ou vegetais)
  3. 1/4 colher de chá de sal (opcional)
Instructions
  1. Enxágue a quinoa com água fria e retire o excesso de água. Coloque-a em uma panela com a água (ou caldo), sal e leve para ferver. Reduza o fogo, tampe e cozinhe até ficar macia, cerca de 12 a 15 minutos. A quinoa está pronta quando os grãos estiverem translúcidos e todo o líquido absorvido. Desligue o fogo e mexa com um garfo para deixar os grãos bem soltinhos. Cubra com a tampa por mais 5 a 10 minutos.
  2. Cozinhando no Microondas
  3. Existe a opção de cozinhar a quinoa no microondas, para isso coloque-a em uma tigela de vidro e adicione as 2 xícaras de água. Cubra com uma tampa ou um prato e deixe cozinhar por 6 minutos em potência alta. Retire e mexa. Neste momento, mais da metade da água deve ter sido absorvida. Coloque de volta no microondas por mais cerca de 2 minutos. Em seguida, deixar repousar coberta por uns 5-10 minutos, até que toda a água tenha sido absorvida.
Notes
  1. - 1 xícara de quinoa crua rende 3 xícaras de quinoa cozida.
  2. - Torrar a quinoa em uma frigideira com um pouco de óleo em fogo baixo por alguns minutos antes de adicionar à água dá à quinoa um sabor ainda mais intenso. Para fazer isso, aqueça um pouco de óleo (1 colher sopa de óleo ou azeite para cada 1 e 1/2 xícara de quinoa) em fogo médio-baixo e adicione a quinoa. Mexa constantemente para não queimar e cozinhe até que começa a dourar, cerca de 6 a 8 minutos. Depois é só colocar a água e cozinhar.
Pam*B https://pamelabrandao.com/receitas/
assinatura_pam_01

Deixe um comentário