Bolo Mousse de Doce de Leite (Bem Casado)

bolo mousse de doce de leite 5

Huuum, pensa num bolo bonito e gostoso. Esse bolo eu fiz para o aniversário de 1 ano do filhinho dos meus amigos com o tema náutico. Eles me pediram um bolo com recheio de doce de leite e esse foi o resultado final. Usei a mesma receita da massa de bolo que fiz no meu último aniversário (só aumentei a quantidade) e fiz uma mousse de doce de leite para o recheio. Achei que o resultado ficou maravilhoso, ficou um bolo leve, gostoso, não muito doce e nem enjoativo. Todo mundo adorou e pediu pra repetir (o melhor indício de que gostaram).

bolo mousse de doce de leite 4

Para a cobertura eu fiz um buttercream, pois é uma cobertura que tolera a adição de corantes e aguenta bem durante a festa, apesar de eu não gostar do sabor e retiro tudo na hora de servir…hehe. Para atingir as cores da foto, eu usei o corante em gel na cor azul royal e adicionei bem pouquinho de preto pra chegar no azul escuro. Então se você está procurando por um bolo especial, para uma ocasião especial, esse bolo é perfeito e super fácil de fazer.

Bolo Mousse de Doce de Leite
Print
Ingredients
  1. Bolo
  2. 7 ovos
  3. 1 e 1/2 xícara de açúcar
  4. 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo para bolos*
  5. 3 colheres (chá) de essência de baunilha
  6. 1 pitada de sal
  7. *Para fazer a farinha para bolos, de cada 1 xícara de farinha retire 2 colheres de sopa de farinha e substitua por 2 colheres de sopa de amido de milho

  8. Recheio
  9. 800g de doce de leite de boa qualidade e espesso
  10. 300g de creme de leite fresco
  11. 3 folhas de gelatina, ou 10g de gelatina em pó

  12. Cobertura
  13. 200g manteiga sem sal em temperatura ambiente
  14. 400g açúcar de confeiteiro peneirado
  15. 2 colheres (sopa) de leite
  16. 1 colher (chá) de essência de baunilha
Instructions
  1. Bolo
  2. Preaqueça o forno a 180C. Unte só o fundo (não unte as laterais) de 2 formas redondas de aro removível de 23cm de diâmetro e forre com papel manteiga.
  3. Coloque os 7 ovos na tigela da batedeira (é importante estarem em temperatura ambiente) e acrescente o açúcar e a baunilha, bata em velocidade alta por 5 minutos até que a mistura fique clara e triplique em volume (essa etapa é muito importante, já que não vai fermento na massa, bata bastante).
  4. Junte a farinha peneirada em 5 a 6 adições misturando-a suavemente com uma colher após cada adição. Seu objetivo é manter o volume da mistura de ovos por isso tenha muito cuidado nesta etapa do processo.
  5. Divida sua massa entre as 2 formas e asse por 25-30 minutos ou até que o teste do palito saia limpo e os bolos tenham crescido até o topo da forma.
  6. Deixe esfriar por 10 minutos e, em seguida, passe uma faca em torno das bordas das formas para liberar os bolos e vire-os sobre uma grade para esfriar completamente. (Depois de seus bolos esfriarem você pode envolvê-los individualmente em filme plástico para usar depois, você pode assá-los no dia anterior)
  7. Recheio
  8. Hidrate as folhas de gelatina em água gelada (eu usei a em pó e coloquei só umas duas colheres de água pra dissolver). Bata o creme de leite em ponto de chantilly e reserve. Bata o doce de leite na batedeira por 5 minutos. Pegue duas colheres de sopa do doce de leite batido e junte à gelatina hidratada e drenada. Leve para dissolver em fogo baixo (Cuidado para que a misture não passe dos 54°C). Jogue essa mistura da gelatina dentro do doce de leite batido, junte 1/3 do chantilly e misture com uma colher até que tudo esteja homogêneo. Em seguida acrescente os outros 2/3 do chantilly e misture delicadamente para não perde o ar.
  9. Cobertura
  10. Bata a manteiga, o açúcar, o leite e a essência de baunilha até obter uma mistura homogênea. Tinja com corante em gel da cor preferida e cubra o bolo com a ajuda de uma espátula ou saco de confeitar. Dependendo de como você for decorar, será necessário dobrar ou triplicar a receita.
  11. Montagem
  12. Em uma forma de 23 cm com o fundo removível, cubra o entorno com acetato. Assim que os bolos esfriarem, fatie-os ao meio e coloque o primeiro bolo no fundo da forma. Coloque 1/3 da mousse por cima da primeira fatia do bolo e coloque o segundo bolo. Cubra com os outros 1/3 da mousse e encaixe outro bolo. Termine de cobrir com o 1/3 de mousse restante e o último bolo. Leve para a geladeira por 4 horas.
  13. Retire da forma e do acetato e coloque em um prato de servir e cubra com a cobertura desejada.
Adapted from ICKFD
Adapted from ICKFD
Pam*B https://pamelabrandao.com/receitas/
assinatura_pam_01

4 comentários em “Bolo Mousse de Doce de Leite (Bem Casado)

    1. @Larissa, Oi Larissa, quanto mais fresco mais gostoso. Mas se você guardá-lo bem fechado para não ressecar na geladeira, até 1 semana dá pra comer tranquilo. Beijinhos.

Deixe um comentário