Bolo de Framboesa e Chocolate Branco

bolo de framboesa

E hoje trago a receita do bolo que fiz para o meu aniversário esse ano, e como foi no Halloween resolvi decorá-lo no tema. Eu adoro bolos leves e com sabores delicados, no meu casamento também tive um bolo de framboesa. Eu simplesmente adorei esse bolo, a receita da massa provavelmente se tornará a minha massa branca curinga a partir de agora. O recheio tem um sabor delicado, cremoso e delicioso. A compota de framboesa dá o toque especial e o buttercream vem pra finalizar e adocicar o bolo na medida certa. Esse bolo entrou para a lista dos meus melhores bolos.

Acredito que seja possível substituir a framboesa por morango, mas tente usar as framboesas, pode ser as congeladas. No geral é um bolo simples de fazer, apesar das muitas etapas, é só seguir tudo passo a passo que você não terá surpresas. Vale muito a pena se aventurar nessa receita pois o resultado é maravilhoso. E essa aí embaixo sou eu sem maquiagem…hehe.

bolo framboesa

Bolo de Framboesa, Mascarpone e Chocolate Branco
Print
Ingredients
  1. Bolo
  2. 5 ovos grandes, temperatura ambiente
  3. 1 xícara de açúcar
  4. 2 colheres (chá) de essência de baunilha
  5. 1 xícara de farinha de trigo

  6. Calda
  7. 1/4 xícara de licor de framboesa
  8. 1/4 de xícara de calda de açúcar*

  9. *Calda de açúcar: Mesma quantidade de água e açúcar derretidos numa panela

  10. Creme de Mascarpone
  11. 1 xícara (250g) de mascarpone
  12. 1 xícara (250ml) de creme de leite fresco
  13. 1/4 xícara de açúcar de confeiteiro
  14. 2 colheres (chá) gelatina em pó sem sabor
  15. 2 colheres (sopa) de água
  16. 2 colheres (chá) de essência de baunilha

  17. Compota de Framboesa
  18. 1 e 1/2 xícaras de framboesas frescas ou congeladas (eu usei congelada)
  19. 1/2 xícara de açúcar
  20. 2 colheres (sopa) de água
  21. 1 xícara de framboesas frescas

  22. Buttercream de Chocolate Branco
  23. 150g de chocolate branco, picado
  24. 1/4 xícara de creme de leite fresco
  25. 4 colheres (sopa) de manteiga sem sal, temperatura ambiente

  26. Opção de decoração
  27. 1 ramo de alecrim
  28. 1/4 xícaras de framboesas frescas
  29. Açúcar de confeiteiro para polvilhar
Instructions
  1. Bolo
  2. Preaqueça o forno a 180C. Unte só o fundo (não unte as laterais) de 3 formas redondas de aro removível de 20cm de diâmetro e forre com papel manteiga.
  3. Coloque os 5 ovos na tigela da batedeira (é importante estarem em temperatura ambiente) e acrescente o açúcar e a baunilha, bata em velocidade alta por 5 minutos até que a mistura fique clara e triplique em volume (essa etapa é muito importante, já que não vai fermento na massa, bata bastante).
  4. Junte a farinha peneirada em 5 a 6 adições misturando-a suavemente com uma colher após cada adição. Seu objetivo é manter o volume da mistura de ovos por isso tenha muito cuidado nesta etapa do processo.
  5. Divida sua massa entre as 3 formas e asse por 25-30 minutos até que o teste do palito saia limpo e os bolos tenham crescido até o topo da forma. (Pode assar 2 camadas e depois uma mais tarde).
  6. Deixe esfriar por 10 minutos e, em seguida, passe uma faca em torno das bordas das formas para liberar os bolos e vire-os sobre uma grade para esfriar completamente. (Depois de seus bolos esfriarem você pode envolvê-los individualmente em filme plástico para usar depois, você pode assá-los no dia anterior)
  7. Compota de Framboesa
  8. Misture a 1 e 1/2 xícaras de framboesas com o açúcar e a água em uma panela pequena e cozinhe em fogo baixo até engrossar. Cerca de 15 minutos. Retire do fogo e bata em um processador de alimentos ou liquidificador até ficar homogêneo. Peneire a mistura para se livrar das sementes. Misture a compota com as framboesas frescas e reserve.
  9. Creme de Mascarpone
  10. Misture a gelatina com a água em uma tigela pequena. Deixe descansar por 5 minutos até que ele vire uma esponjosa. Aqueça a mistura de gelatina no microondas durante 10 segundos, só até derreter. Misture o mascarpone, creme de leite, o açúcar e a baunilha na tigela da batedeira. Comece batendo em velocidade média até misturar tudo. Com o a batedeira ligada, regue sua mistura de gelatina sobre o creme e bata por 2-3 minutos até misturar bem.
  11. Calda
  12. Misture o licor de framboesa com a calda de açúcar. Regue sobre as camadas do bolo. (Esse bolo esponja fica melhor se regado com uma calda, pois não há gordura misturada na massa e ele pode ficar um pouco seco sem a calda.)
  13. Montagem
  14. Coloque a primeira camada de bolo num suporte e regue com a calda de framboesa. Coloque o creme de mascarpone em um saco grande de confeitar com um bico largo. Faça uma borda de creme mascarpone em torno da primeira camada de bolo, isso irá impedir que a compota de framboesa vaze pelos lados. Preencha com a metade da sua compota de framboesa (não irá cobrir completamente a camada de bolo, as framboesas devem ser distribuídas esparsamente). Depois, complete os espaços vazios com o creme mascarpone e alise-o com uma espátula. Preencha todas as lacunas. Cubra com a outra camada de bolo e repita o processo. Termine com a terceira camada de bolo.
  15. Buttercream de Chocolate Branco
  16. Esquente a 1/4 xícara de creme de leite em uma panela, só até que começar a ferver (não deixe ferver). Tire do fogo e despeje sobre o chocolate branco picado em uma tigela média. Deixe descansar por alguns minutos e, em seguida, mexa até que o chocolate derreter todo. Deixe esfriar por 10 minutos e, em seguida, bata com a batedeira. Bata durante 10 minutos até ficar uma mistura clara e fofa, em seguida, comece a adicionar a manteiga amolecida por uma colher, misture bem até ficar totalmente incorporada. (Você terá buttercream suficiente para uma camada fina em torno do bolo. Se você gostar de mais cobertura em seu bolo, dobre a receita, mas isso deixará seu bolo muito doce.) Espalhe metade do buttercream sobre o bolo e leve-o para esfriar na geladeira por 20 minutos. Cubra seu bolo refrigerado com a outra metade da cobertura e decore com alecrim e framboesas.
Adapted from Vikalinka
Adapted from Vikalinka
Pam*B https://pamelabrandao.com/receitas/
assinatura_pam_01

5 comentários em “Bolo de Framboesa e Chocolate Branco

  1. Olá, ficou bem legal.
    Gostaria de saber com o que você fez a decoração da sua teia por cima do bolo?
    Tentei fazer algo parecido com glacê real mas fiz o bolo um dia anterior a data e ele meio que derreteu, e o corante também escapou. Gostaria de saber se vc tem alguma dica sobre isso.
    Obrigado e desculpa o amadorismo.

      1. @Pam, Obrigado! Irei testar! E parabéns por todas as receitas! Eu aprendi e me aventurei no mundo dos bolos confeitados pela primeira vez com suas receitas e tem sido um sucesso, minha família já me acha uma especialista em sobremesa, mesmo que eu fale que sigo suas receitas maravilhosas! Continue assim.
        Bjs.

Deixe um comentário