Bolo Zebra com Ganache de Nutella

bolo chocolate zebra

Calma, parece difícil mas não é! hehehe. Encontrei essa receita aqui, depois de uma amiga ter me lembrando dela. A receita é super fácil, igual a qualquer outro bolo, a única diferença está na hora de derramar a massa na forma, é onde está todo o segredo para esse bolo super diferente (segue a mesma teoria do bolo mármore).

IMG_7804-3

O bolo em si, achei que tem um sabor muito simples, então acrescentei um ganache de nutella, que faz toda a diferença. Se você está à procura de um bolo simples mas com um super visual, esta é a sua receita.

IMG_7783-1

Bolo Zebra com Ganache de Nutella
Print
Ingredients
  1. Bolo
  2. 4 ovos grandes, em temperatura ambiente
  3. 1 xícara (250g) de açúcar
  4. 1 xícara (250ml) de leite, em temperatura ambiente
  5. 1 xícara (250ml) de óleo
  6. 2 xícaras (300g) de farinha de trigo
  7. 1 colher (chá) de essência de baunilha
  8. 1 colher (sopa) de fermento em pó (ou substitua por 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio)
  9. 2 colheres (sopa) de cacau em pó (certifique-se que não é muito amargo, caso queira um bolo mais doce)

  10. Ganache
  11. 1 xícara de creme de leite
  12. 1 e 1/2 xícara de nutella
Instructions
  1. Ganache
  2. Esquente o creme de leite, no fogo ou microondas, até que ele forme algumas bolhinhas de ebulição, mas não deixe ferver. Acrescente a nutella e mexa até que ela derreta completamente. Deixe esfriar para engrossar, antes de usar.
  3. Bolo
  4. Preaqueça o forno a 180°C e unte e enfarinhe uma forma redonda de 23cm.
  5. Misture os ovos e o açúcar. Bata até a mistura ficar fofa e de cor clara. Adicione o leite, o óleo e a baunilha, e continue batendo até ficar bem misturado.Em outra tigela, peneire a farinha com o fermento em pó. Aos poucos, adicione a mistura de farinha aos ingredientes molhados e bata apenas até que a massa esteja lisa e os ingredientes secos estejão completamente incorporadas. (NÃO bata demais)
  6. A massa deve ficar nem muito grossa nem muito líquida. Se a mistura estiver muito líquida, adicione um pouco mais de farinha.
  7. Divida a massa em duas partes iguais. Adicione o cacau em pó em uma das partes e misture bem.
  8. Montagem
  9. A parte mais importante é a hora de derramar a massa do bolo na forma. Derrame 3 colheres de sopa cheias de massa branca (você também pode usar uma concha que tenha mais ou menos a mesma quantidade das 3 colheres de sopa) no meio da assadeira. Em seguida, derrame 3 colheres de sopa da massa de chocolate no centro da forma, por cima da massa branca. IMPORTANTE! Não pare e não espere até que as massas anteriores se espalhem - CONTINUE! Não espalhe a massa ou incline a forma para distribuir a mistura. Ela vai se espalhar sozinha, e encherá a forma gradualmente. Continue alternando as colheradas de massa até acabar com elas.
  10. Asse por cerca de 35 a 40 minutos. Não abra a porta do forno, pelo menos nos primeiros 20 minutos ou o bolo vai murchar. Para verificar se o bolo está pronto, insira um palito no centro. Ele deve sair limpo quando estiver pronto. Retire do forno. Deixe esfriar por alguns minutos antes de desenformar. Cubra com o ganache.
Pam*B https://pamelabrandao.com/receitas/

assinatura_pam_01

16 comentários em “Bolo Zebra com Ganache de Nutella

    1. @Adri Lee, Oi Adri, estou começando a estudar a ideia de fazer novos vídeos, então é bom saber quais vídeos os leitores gostariam de ver, obrigada. Beijinhos.

  1. Nossa, Pam, assim que vi a receita aqui, corri pra fazer e estou apaixonada! Eu sou aloka da zebra, acho que é um animal muito simpático kkkk
    O gosto também é incrível, gostei muito!
    Adoro sua seleção de receitas!
    Ah, também testei o efeito em cupcake e deu super certo, só é um pouco trabalhoso.
    Beijos, Bettina

    1. @Bettina, Aeeee Bettina, fico feliz em saber que gostou e que deu tudo certo, adorei saber também que você fez em forminhas de cupcakes, deve ter ficado demais. Beijinhos.

  2. Pam, bom dia!

    Não entendi a montagem da massa… onde vc diz: “Não pare e espere até que as massas anteriores se espalhem”.

    Vc pode me ajudar?

    Obrigada!
    Flávia Queiroz

    1. @Flávia Queiroz, Oi Flávia, acho que faltou um “não”pra vc entender melhor, o que eu quis dizer é pra não esperar as massas se espalharem, vai despejando as colheradas e só pare quando a massa acabar, ok? Beijinhos.

  3. Pam… outra dúvida… rsrsrsr

    O creme de leite do Ganache é fresco? Se não, é o creme de leite comum? Caixinha ou lata? Se lata com soro ou sem soro?

    Obrigada mais uma vez.

    Abraços,
    Flávia Queiroz.

Deixe um comentário