Acho que vocês já perceberam que estou numa fase de bolinhos gostosos, fofinhos, deliciosos e simples, daqueles bolinhos perfeitos para um chá da tarde (mas pra mim eles servem na verdade pro chá da manhã, do meio-dia, das três, das 5:36, da noite, meia noite e assim vai…hehehe). Uns dias atrás fiquei com vontade daquele tradicional bolinho de fubá, mas dessa vez eu queria mais, queria “pecar” mais, rsrs. Até que lembrei da minha goiabada que estava me esperando no armário. Aqui no Canadá a goiabada não é algo fácil de se encontrar, é um produto importado e só encontramos nas vendinhas dos portugueses (obrigada seus fofos!), então aprendi a dar valor nelas. Bom, procurando por uma receita, eu encontrei a do Edu Guedes, e nós sabemos que as receitas dele dão sempre certo né? E foi o que aconteceu, esse bolinho ficou DELICIOSO, não consegui parar de comer. Adoro comer quente com a goiabada derretida ainda, bom demais. Façam que vocês vão adorar.
- Calda
- 1 xícara (chá) de goiabada em cubos
- 1 xícara (chá) de água
- Bolo
- 3 ovos
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 xícara (chá) de óleo
- 2 xícaras (chá) de fubá
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 xícara (chá) de goiabada em cubos
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- Preaqueça o forno a 180°C.
- Em uma panela, coloque a goiabada, a água e deixe apurar no fogo baixo até que a goiabada derreta.
- Enquanto isso, bata na batedeira os ovos com o açúcar até que obtenha um creme esbranquiçado. Acrescente o leite, o óleo, o fubá, a farinha de trigo e bata até que fique homogêneo. Por fim, junte o fermento em pó e misture delicadamente. Despeje em uma forma untada e enfarinhada.
- Passe os cubos de goiabada na farinha de trigo, retire o excesso e distribua sobre a massa. Leve para assar por cerca de 30 minutos (ou até que ao inserir um palito no bolo, ele saia limpo). Desenforme e cubra-o com a calda.
são duas xícaras de farinha mesmo?
Oi Isadora, é 1 xícara de farinha. Beijinhos.
Oi Pam, tudo bem? Comentei em outro post, mas como vi que esse era mais novo, vim aqui pra você ler. Achei muito legal que ao responder meu comentário, recebi um email avisando. Como isso foi feito? Tenho um blog também e queria colocar no meu, mas não sei como. Você pode me ajudar? Obrigada! Beijos
Oi Mari, euuso um plugin do wordpress, seu blog é do wordpress? Se não, dá uma procurada nmo google se o seu blog existe algo desse tipo. Beijinhos.
oi pam. que bom que voltou com as receitas. moro aqui no sul em sc. faço cupcakes e peguei muitas receitas suas. elas são muito boas. aliás, você não vai mais postar receitas de cupcakes? vou ficar aguardando ansiosa as novidades. tudo de bom pra você e muito obrigada por compartilhar essas delícias. um abraço.
Oi Valeria, to precisando postar mais cupcakes né? É que normalmente acabo fazendo algo mais rápido, mas vou tentar fazer um logo. Beijinhos.
Perdição!!! Amo esse bolo!!!
Vou tentar fazer com certeza.
Bjo
Você vai adorar Haline. Beijinhos.
Hmm… Nunca pensei em colocar goiabada em bolo… Ideia genial!
Fazendo isso em 3…2…1…
Parabéns, Pam! Amoooo seu blog! Sempre que entro me apaixono de novo! rs
Fica na paz, Deus te abençoe!
Beijinhos da sua fã carioca 🙂
Obrigada pelo carinho, Natalie. E corre fazer esse bolo que é bom demais!!! Beijinhos.
Oi, adorei a receita… será que da certo em forminhas de cup cake.
Oi Débora, dá sim, qualquer bolo dá certo como cupcake. Vão ficar lindos. Beijinhos.
Pam, me ajuda numa coisa.
To vendo umas receitas na internet e em uma delas pede “full-fat sour cream”. Você sabe me dizer o que é? É gordura vegetal tipo essa http://www.soya.com.br/Web/images/linha-tempo/2005-Gordura-vegetal-Soya-de-Primor.jpg ?
Obrigada!!
Oi Roberta, não é gordura não, é creme azedo. Olha aqui a receita caseira http://www.soscozinhando.com/2009/03/sour-cream-caseiro/ Beijinhos.
Olá,
Sou nova aqui visitando o blog, e fiz esse bolo ontem, que combinou muito, já que aqui no Sul está muitoo frioo! Ficou uma delícia!! Podem fazer sem medo, ele acabou quase tudo ontem a noite!
Evaaa Luciana, fico feliz que tenha gostado, eu fiquei até com vontade que vou fazer um esse fim de semana, rs. Beijinhos.
Olá Pam, fiz ontem o bolo de fubá com goiabada ficou DELICIOSO, fez mto sucesso.
A massa estava bem fofinha e o bolo cresceu bastante. Amei a receita, parabéns Pam pelo blog é lindo e muito bem feito.
Uebaaa, que bom Ingrid, aqui acaba rapidinho também. Na verdade eu como tudo sozinha, rsrs. Beijinhos.
Oi, Pam, em primeiro lugar e como não poderia deixar de ser, devo dizer que adoro teu blog e já fiz várias receitinhas… são todas ótimas!
Sempre sigo a risca todos os passos de uma receita e não foi diferente com a do bolo de fubá com goiabada. Entretanto, todos os pedacinhos de goiabada desceram para o fundo da forma, mesmo eu os tendo passado na farinha. Será que retirei demais o excesso de farinha? De qualquer forma, o bolo ficou uma delícia e acabou rapidinho, mas eu queria que tivesse ficado como o teu, com os pedacinhos de goiabada por dentro dele.
Um grande abraço e sucesso!
@Edilene, Oi Edilene, muito obrigada pelo carinho. Sobre a sua dúvida, a massa não pode estar muito líquida, se a sua estava muito fina, acrescente um pouquinho mais de fubá e tente não retirar muito o excesso de farinha da goiabada. E por último, vc deve colocar os pedacinhos segundos antes de assar, já na forma, pois daí eles não têm tempo de afundar. Beijinhos.
Amo seu blog e fiquei superrrrrrrrrrr feliz que você voltou.
Não some nunca mais,por favor!
@Josiana, Oi Josi, pode deixar que não sumo. Beijinhos.