Pudim de Pão com Maçã e Calda de Caramelo

Olá leitores do meu coração (ah como estou meiga hoje…haha). Hoje trago uma receita diferente pra vocês que é simplesmente deliciosa e super fácil de fazer. Sempre quis fazer um pudim de pão, pois aqui no polo norte é muito comum…hehe. Encontrei esta receita vagando pela internet e pela simplicidade fiquei louca para testar. Como já tinha todos os ingredientes em casa, na hora já corri testar. Pessoal, este pudim é mágico, super delicioso, e o que é essa calda de caramelo por cima? Decadente. Eu adorei tanto, que já fiz duas vezes, é só ver maçãs dando sopa na geladeira que já corro pra fazer. E por mais vergonha que eu tenha em admitir, em confesso que como quase tudo sozinha…haha. Bom, dicas que tenho é que você pode usar qualquer pão, eu usei o de forma mesmo, mas se você tiver algum pão sobrando aí pode usar, pode ser um sovado, um brioche, pão francês, qualquer um que você goste. A primeira vez eu utilizei o pão com a casca mesmo, mas na segunda vez eu tirei a casca e achei que ficou mais gostoso, mas na verdade tanto faz. Ah e este pudim é perfeito para estes dias mais frios que estão fazendo aí no Brasil. Mas se onde você estiver for verão,  pode fazer também, pois aqui está fazendo 30 e tantos graus e eu como sem medo e sem dó…haha.

Pudim de Pão com Maçã e Calda de Caramelo

Indredientes:

3 maçãs grandes, descascadas e cortadas em cubinhos
1/4 xícara manteiga sem sal
1 colher (chá) de canela em pó
1/4 xícara de açucar mascavo
½ colher (chá) noz moscada

5 xícaras de cubos de pão
1 xícara de creme de leite fresco
1 xícara de leite
2 ovos
2 gemas
2/3 xícara de açucar
1 colher (sopa) de essência de baunilha
Pitada de sal

Calda:
2 xícara de açucar
2/3 xícara de manteiga sem sal, cortada em cubos
4 colheres (sopa) de água
1 xícara de creme de leite fresco

Preparo:

Pudim:
Primeiro em uma panela junte a manteiga, a canela e o açucar mascavo. Cozinhe até que o açucar dissolva e a mistura fique borbulhante. Adicione as maças e cozinhe até que elas estejam macias. Se as suas maças soltarem muito líquido, retire as maças da calda e continue a cozinhar a calda até que engrosse levemente. Depois coloque as maças de volta.

Unte com manteiga uma forma de vidro de 20×20 cm. Coloque metade dos cubos de pão em uma camada uniforme. Espalhe metade da calda com maças sobre o pão e por cima salpique a noz moscada. Repita a camada de pão com os pães restantes e depois o restante das maças.

Misture bem o creme de leite, leite, ovos, gemas, açucar, baunilha e sal em uma tigela e depois despeje por cima do pão e da maça. Pressione levemente com uma colher para ter certeza que os cubos de pão estejam embebidos no creme. Asse em forno pré-aquecido a 180°C por 40-50 minutos ou até que o creme tenha “assentado” e não esteja mais líquido no centro.

Deixe o pudim descansar por 20 minutos antes de servir. E sirva com a calda de caramelo.

Para a calda de caramelo:
Misture o açucar e a água em uma panela e ferva em fogo médio até que o açucar dissolva a calda fique com uma cor clara de âmbar. Cuidado pois é muito fácil queimar a mistura, principalmente quando a cor desejada é atingida, então tenha a manteiga e o creme de leite por perto.

Quando a cor estiver certa, retire a panela do fogo e acrescente rapidamente a manteiga e mecha até que a manteiga esteja derretida. Em seguida acrescente o creme de leite e mecha constantemente até que fique uma calda uniforme e cremosa. Deixe esfriar completamente.

31 comentários em “Pudim de Pão com Maçã e Calda de Caramelo

  1. Pamela , seu blog é uma delicia!!
    Eu fico babando aqui hehe…
    Quro dizer que vc é uma querida adoro suas receitas e seus textos!!
    Beijos tudo de bom!!
    Simone
    Blumenau S.C

    1. @Simone, Oi Simone, muito obrigado pelo carinho. Fico feliz em saber que você fica babando pelas receitas…haha. Espero que esteja testando várias.
      Beijinhos

    1. @Sandra Reis, Haha passei lá e não quis só um donuts não, quem dera se já existisse a tecnologia de lamber a tela e vir o gosto junto…haha.
      Beijinhos

  2. Menina, que é isso?
    Esse mês que estou em férias, vou dobrar de tamanho com essas receitas…rsrsrsrs
    Já anotei e vou testar. Aliás, tenho testado algumas de suas receitas e elas fazem sucesso. Eu estou em débito com as fotos, mas a desse pudim tirarei.
    Beijo no coração.

    1. @Aninha, Oieeeee, nem me fala, eu fico andando pela blogosfera e fico babando nas receitas, daí tenho que testar todas e com isso as calças já estão começando a ficarem apertadas….haha. Ahhh então vê se não esquece mais de tirar fotinhos das receitas, heim?
      Beijinhos e boa semana

  3. Receita Perfeita mesmo!! tenho maçãs na geladeira, pão de forma sobrando e tudo o mais que preciso, além da ocasião, que é um jantarzinho com amigas no qual fiquei de levar a sobremesa!! Adorei!!
    Obrigada! bjs…

    1. @Cristina, Oi Cristina, espero que o pudim tenha feito sucesso no jantar com as amigas. Pois com as minhas amigas é um sucesso…hehe.
      Beijinhos

    1. @Cacahuete, Oi sumida, esse pudim é ótimo mesmo para os restos de pão que você não consegue encontrar um fim.
      Beijinhos e boa semana

  4. Ola,
    acabei descobrindo seu blog pela receita do bolo ma-ra-vi-lho-so de chocolate e trufa de maracujá, que queria fazer para o meu aniversário. Adorei tudo, desde as receitas até a organização do blog, que não deixa dúvidas. Você faz até parecer fácil, às vezes né? haha Acho que não é pra todas ter os dotes culinários que você tem, rs.
    Mas com certeza eu ainda vou fazer muita bagunça na cozinha tentando experimentar todas! Enfim, parabens pelo blog, tem feito um ótimo trabalho. Carry on! 😉

    beeeijo,
    Carol

    1. @Carol, Oi Carol, eu não faço parecer fácil não, as receitas que coloco aqui são super fáceis sim…hehe, o importante é não ter medo, pois garanto que depois que você começar a testá-las você vai se surpreender.
      Beijinhos

  5. Nossa, há dois dias experimentei essa receita: M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A!!! Amo pudim de pão. Faço sempre que posso, mas as maçãs deram um toque especial… E a calda??? Pra mim foi o melhor da receita. D-I-V-I-N-A!!!

  6. Finalmente uma receita que deu certo na minha mão! rs… não tenho sorte com bolos e essa ficou maravilhosa! só alterei a calda (não coloquei água, pois isso deixa o açúcar em torrões) e ficou perfeita! parabéns pelo site :*

    1. @Nicoly, Oi Nicoly, que bom, fico super feliz em saber que você gostou da receita e que deu tudo certo. Muito obrigado pelo carinho.
      Beijinhos

  7. Pam,
    descobri o seu blog a algum tempo e desde então tenho adorado suas receitas, fico aqui babando!
    Já fiz algumas e todas ficaram ótimas, inclusive esse pudim!
    só fico triste quando n consigo achar os ingredientes aqui onde moro (recife), pois por incrível que pareça, aqui até creme de leite fresco é difícil de achar! kkkkkkk
    Vi neste fim de semana um filme, q lembrei mt do seu blog, “Julie and Julia”, acho q vc já deve ter visto…
    estou aqui ansiosa por outra receita
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    bjus

    1. @vivi, Oi Vivi, obrigado pelo carinho. E realmente eu também odeio ficar indo de loja em loja pra tentar encontrar os ingredientes, isto é o que faz eu desistir de fazer uma receita as vezes…hehe. Ah ja vi o filme sim, na hora em que fala do tanto de manteiga que ela tem na geladeira, minha irmã riu tanto pois eu sou igualzinha…haha.
      Beijinhos

  8. PelamordeDeus! Tô indo para cozinha agora mesmo! Adeus regime, eu quero mais é ser feliz! Rsrsrs. Pamela, vc é ótima. Como consegue garimpar tantas receitas boas assim? Bjs e obrigada por compartilhar tantas delícias.

    1. @Rita, Oi Rita, o que me faz procurar receitas cada vez mais deliciosas é ver vocês cada vez mais babando e com vontade de experimentá-las, me divirto…haha.
      Beijinhos

  9. Pamela tenho acompanhado as receitas. São sempre um sucesso absoluto. Mas esse pudim superou todas as minhas expectativas e mais um pouco. É simplesmente maravilhoso!!!!!! Comi quase tudo sozinha de uma vez só e já devo repetir a dose agora pro dia dos pais. Só que com receita dobrada!!!!!!!

    1. @Lessandra, Ebaaa Lessandra, fico feliz que você tenha gostado do pudim, eu mesma adorei tanto que repeti ele 3 dias seguidos…hehe.
      Beijinhos

  10. Boa Tarde,

    Estou com dificuldade para fazer a calda, pois quando eu coloco a água e o açúcar juntos na panela e levo ao fogo, ela reduz mas continua transparente. Como você faz para a calda ficar tão marrom?

    1. @Fabio, Oi Fábio, para o açucar pegar cor você deve deixar mais tempo no fogo, quanto mais tempo mais escuro, mas cuidado para não queimar, ok?
      Beijinhos

Deixe um comentário