Pudim de Leite da Vovó

Esta é uma receitinha da minha vó materna, sempre que a gente avisa que vai na casa dela, esta é uma das sobremesas que ela prepara e sempre levamos um pouco pra casa. Então nem preciso dizer que amo este pudim, pois além de ser delicioso, sempre me lembrará da minha vózinha. Bom demais.

Pudim de Leite da Vovó

Ingredientes:

4 ovos
2 xícaras de açucar
1 xícara de farinha de trigo
50g de queijo ralado
2 xícaras de leite

Calda:
1 xícara de açucar
1/2 xícara de água quente

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C e prepare uma forma para banho-maria.

Calda:
Em uma panela de fundo largo derreta o açúcar até ficar dourado(eu faço isso diretamente na forma de furo no meio). Junte a água quente e mexa com uma colher. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e a calda engrossar. Unte com a calda uma fôrma com furo central e reserve.

Pudim:
Bata bem os ovos e o açúcar até ficar uma mistura clara e fofa. Acrescente o restante dos ingredientes e bata levemente sem exagerar.
Despeje na fôrma reservada e untada com a calda. Asse em banho-maria, em forno médio, por cerca de 1 hora e 30 minutos ou espete uma faca e ela deve sair limpa. Depois de frio, leve para gelar por cerca de 6 horas. Desenforme e sirva a seguir.

56 comentários em “Pudim de Leite da Vovó

  1. Pam…
    sua vozinha sabe mesmo das coisas, né?! 🙂
    sem leite condensado e com queijo…quase morri…eu amo essa combinação de doce com queijo…(côiss de minêro deve ser..rs)
    Ficou uma maravilha seu pudim…vai mais na sua vó e ensina os segredin prá gente…=D
    Um bejim,
    da Vinni

  2. Pam,

    As fotos atestam que esse pudim deve ser delicioso! Mas sabe que a receita não está aparecendo para mim, rsrs? Vou ter que voltar outra hora para copiá-la, rsrs. Só aparece a florzinha num quadrinho que é quase uma linha, de tão fino, rsrs.

    Beijinho

  3. Pam,
    Que espetáculo de pudim de vovó hein!!! Quando você for vovó suas netinhas vão adorar as receitas que você está compilando no blog!!! rsrss Já pensou nisso? Vai ser uma vovó tão famosa e quituteira quanto a sua.
    Beijocas.
    Tô indo viajar essa semana e na volta prometo conversarmos mais.
    Beijocas e ótima semana.

    1. @Aninha, Oi paixão, boa viagem pra você, estamos precisando conversar, ando meio relaxada em relação a você, precisamos colocar o papo em dia heim? Vou ficar esperando você voltar.
      Mega beijinhos

  4. Ei Pamela! Parabéns pelo seu blog! Tudo muito lindo e delicioso! Tenho te acompanhado a um tempinho…até to me aventurando com um blog tb! hehe!

    Ah…e esse pudim tah com um cara super boa!! Deliciaaaaa

    1. @Casa da nuca, Oi, obrigado pelo carinho. Já dei uma passadinha lá no seu blog e vou ficar esperando os novos posts, você vai ficar viciada…hehe.
      Beijinhos

  5. Olá!
    Estava procurando uma receita de cupcakes e descobri seu blog. Gostei muito! Até me cadastrei para receber suas atualizações. ^^
    Beijos

    1. @Jéssica, Oi Jéssica, obrigado pelo carinho, espero que você teste várias receitas e que, principalmente, você goste delas…:)
      Beijinhos

  6. Ola ^^ parabéns pelo site! parece tudo muito yummy! XD Você me ajudou a ter idéias pra o meu bolo de aniversário ^^ obrigadão ;D
    bjoss

    1. @roseli, Oi Roseli, não entendi, você não está conseguindo ver a receita? Eu acabei de entrar no site e a receita está aparecendo, ok?
      Beijinhos

  7. ADOREI A FOTO DO PUDIM , MARAVILHA !!!!!!!

    SERÁ QUE PODERIA FAZER O FAVOR DE MANDAR A RECEITA

    PARA MIM.

    ADOREI TODAS AS RECEITAS

    OBRIGADA

    1. @NADIA, Oi Nadia, não entendi seu pedido, pois a receita do pudim está logo abaixo da foto, você não conseguiu vê-la? Se não, me avisa, ok?
      Beijinhos

  8. Oi Pamela o meu pudim ficou igual ao seu mas ficou meio duro. A parte de cima do caramelo ficou meio durinha. E assim mesmo? Ou sera que deixei muito tempo? Nao fiz no forno, eu tenho forma de pudim, que cozinha o pudim no fogao e nao no forno. Geralmente minha forma cozinha com 25′ a 30′, mas deixei 30′. Sera que esta ai o problema?

    1. @Clystia, Oi Clystia, acredito sim que tenha sido o tempo, pois eu também já cozinhei nessas panelas de pudim, então eu acho que o que controla a dureza do pudim é o tempo que ele fica cozinhando, ok?
      Beijinhos

    1. @Mari, Oi Mari, você podia verificar pra mim se apareceu a receita, eu tentei arrumar. Se não aparecer, eu te mando a receita. Obrigado.
      Beijinhos

  9. OI, gostaria de saber se tem como fazer sem o queijo,pois fiz uma vez uma receita paracida com esta que nao levava queijo so que na a encotrei aqui em casa pode ou nao ? obrigada

  10. Eu tentei fazer esta receita mas, acho que meu forno esta desregulado. Depois de 2 horas no forno e o teste do palito ok, eu retirei ele do forno deixei esfriar e coloquei na geladeira. Sete horas depois tentei desenforar e aconteu um “desastre” ele estava mole, não havia cozinhado.
    Sem falar na calda, eu tive de fazê-la duas vezes para obter o ponto certo.
    Fiquei tão triste, pois eu gostei muito da receita, fácil e rápida!

    1. @Mayara mônica, Oi Mayara, eu acredito que o problema deve ter sido a temperatura do forno sim, pois se você seguiu a receita certinho, a única coisa que deve ter influenciado foi a temperatura. Pois pelo jeito que você descreveu, parece que o pudim não assou o suficiente, ok? Mas não desista não, existem várias receitas que eu preciso fazer no mínimo umas 2 vezes para acertar…hehe.
      Beijinhos

    1. @Rita, Oi Rita, eu só tenho uma receita tradicional, mas dei uma procurada na internet e não encontrei nenhuma, acredito que a água morna seja só para hidratar o côco e que não seja uma receita muito fora da tradicional, ok? Boa sorte na procura.
      Beijinhos

  11. boa noite!!! este pudim da para ser feito na panela de pressão como o de leite condensado? e quanto a massa, ela e batida no LIQUIDIFICADOR ou BATEDEIRA?

    1. @hermiliano crato, Oi Hermiliano, nunca fiz na panela de pressão, mas acredito que dê certo. E pode bater a massa no liquidificador mesmo. Beijinhos.

Deixe um comentário