Cupcake de Cenoura e Chocolate

Olha uma receitinha de Páscoa chegando…hehe. Faz tempo que estes cupcakes estavam aguardando para serem feitos, desde que vi a receita na revista Ana Maria. E resolvi fazê-los para dar de presente para o meu ortodendista e suas secretárias, acreditem se quiser…hehe. É estranho mas é que devido à um problema meu eu tenho consulta uma vez por mês há mais de 15 anos, sem brincadeira…hehe. Mas voltando ao cupcake, eles adoraram, no dia seguinte eles já estavam me ligando para pedir a receita pois seus filhos queriam mais, pois eu ainda não tinha postado, então passei a receita por e-mail. Mas aqui estou eu para passar a receita para vocês, este é um cupcake simples, rápido e muito gostoso, é macio e não fica muito doce e pelo jeito agrada à criançada. Uma ótima idéia para variar um pouco dos tradicionais ovos de páscoa .:)

Cupcake de Cenoura e Chocolate

Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato
1 colher (café) de sal
2 xícaras de açucar mascavo
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sobremesa) de canela em pó
3 xícaras de cenoura ralada fina
4 ovos
1 xícara de óleo menos 1 dedo

Cobertura de Ganache:
300g de chocolate ao leite ou meio amargo picado
1/2 lata de creme de leite sem soro
2 colheres (sopa) de mel

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C. Em uma tigela misture os ingredientes secos peneirados e a cenoura. Junte os ovos levemente batidos e o óleo. Misture bem e distribua em forminhas de cupcake untadas ou forradas com papel. Asse por aproximadamente 25 minutos ou até que o teste do palito saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grelha.

Cobertura:
Derreta o chocolate no microondas, acrescente o creme de leite e o mel, e misture até formar um creme liso e uniforme. Leve à geladeira por 20 minutos. Em seguida bata na batedeira até ficar cremoso e clarear um pouco.

Coloque em um saco de confeitar e cubra os cupcakes.

108 comentários em “Cupcake de Cenoura e Chocolate

  1. Oi, Pam,

    Cheguei aqui achando que ia encontrar um mini bolo de cenoura, do tipo brasileiro, mas esse é bem diferente! Ficaram lindos com essa decoaração de Páscoa.

    Beijinho e boa tarde.

  2. Pam, as cupcakes estão divinas, adorei o detalhe das cenourinhas, amo bolo de cenoura e com choclate misturado, fica ótimo, e de brinde ainda tem a caldinha de chocolate, delícia, lindas suas cupcakes querida, bjkas e uma semana ultra colorida p/ vc, ;)…

  3. Pam,
    Adorei os seus cupcakes!
    Eu sempre faço bolo de cenouras, mas sabe que nunca usei chocolate em pó na receita.
    Vou anotar e testar também!
    Olha, durante o tempo que fiquei ausente, perdi tantas delicias…hummmmm
    Vi todas e estou com agua na boca.
    bjs

  4. Oi Pam! Adorei a receita e a idéia de dar de presentinho na páscoa. Só tenho uma dúvida, moro em Manaus (muito quente) e quero saber quanto tempo esta cobertura aguenta, ou se posso guardar os cupcakes na geladeira depois de prontos por quanto tempo?? Outra dúvida é que vi em um post anterior sobre o açúcar, a receita que está no site já está com açúcar mascavo, tem outro açúcar pra acrescentar? Um grande beijo! E obrigada por tornar os nossos dias mais doces com suas receitas ;*

    1. @Mary, Oi Mary, o cupcake deve ser consumido em até 3 dias, guardando tanto dentro quanto fora da geladeira, e a cobertura aguenta sim fora da geladeira, não vai ficar firme mas também não vai escorrer. E esses cupcakes só levam açucar mascavo, que dá um sabor diferente, mas se quiser você pode trocar por açucar normal mas em menor quantidade, ok?
      Beijinhos

  5. bem os seus cupcakes de chocolate estão lindos…apesar de um ter um problema…eu sei que não vai acreditar…eu não gosto de chocolate..a sério..mas os meus filhos adoram!

    Já fiz a sua receita dos outros cupcakes muito obrigado ficaram lindos e saborosos !! Mas também quero experimentar esta. As cenourinhas estão o máximo!!!
    Bjcas
    Alice

    1. @Carol Fernandes, Oi Carol, adoro as receitas do seu site, são um capricho, então as cenourinhas são de pasta americana sim, simples simples…:)
      Beijinhos

  6. Olá, Pam. Eu gostei muito da receita. Voce faz parecer facil. Estou fazendo agora para uma festa que vou dar a tarde. Ai ai. Correria. Fiquei com uma duvida. Qual o rendimento? Depois comento aqui sobre o resultado. Obrigada por compartilhar. No meu blog compartilho dicas de decoração de festa infantil. Tenho o tema exclusivo O Pequeno Principe. Um abraço. Beatriz

    1. @Beatriz, Oi Beatriz, a receita rende em média 12 cupcakes grandes, mas depois não esquece de me contar como foi o resultado, ok?
      Beijinhos

      1. @Pam, oi Pam.

        Sobre o rendimento: fiz uma receita e meia e rendeu 12 cupcakes grandes e 11 cupcakes pequenos.

        O QUE GOSTEI
        – o sabor é bom, foge do comum (baunilha), fica aquele gostinho bom de bolo de cenooura

        – a cobertura é gostosa e fácil de fazer, e não derrete

        O QUE NAO GOSTEI, NAO DEU CERTO:

        – os bolinhos nao ficaram muito macios (nao ficaram solados, nem duros, mas também nao ficaram macios).

        Será a quantidade de cenoura?

        Quando acrescentei a cenoura na massa pareceu-me muita cenoura.

        Percebi que dependendo do modo como se rala a cenoura, precisa-se de mais cenouras para obter 1 xícara.

        O que é ralado fino? É tipo aquele ralado de queijo parmesao? Porque se for isto, tem que ralar 5 cenouras para dar 3 xícaras de chá.

        – os bolinhos ficaram muito oleosos, tive que absorver um pouco do oleo com papel toalha. Se eu fizer de novo vou experimentar diminuir a quantidade de óleo

        – os bolinhos murcharam e ficaram bem baixinhos

        Este foi o meu resultado. Um abraço! Bia

        1. @Beatriz, Oi Beatriz, que pena que seus cupcakes não deram certo, acho que pode ter sido a meia receita a mais que você fez que ajudou à ocorrer alguns errinhos, pois comigo não aconteceram nenhum deles. Referente à cenoura eu ralei como parmesão mesmo, mas depois peguei uma faca e cortei as raspas mais um pouco. Mas diferente de você para mim eu achei que as cenouras tinham sido poucas, usei 3 cenouras médias à pequenas, então acredito que realmente você pode ter colocado muita cenoura. Referente ao óleo, tente talvez colocar um dedo a menos do que pede. E para murchar a única explicação é tirar os cupcakes antes do forno, ou abrir o forno antes. Espero que você dê mais uma chance aos cupcakes e que da próxima vez eles fiquem gostosos. Se tiver mais alguma dúvida me avise, ok?
          Beijinhos

  7. Pam, Vi que vc já fez uma outra receita de cupcake de cenoura com chocolate e fiquei na dúvida sobre qual fazer. Qual vc gostou mais?
    Obrigada desde já! Adorei suas receitas!
    Beijos
    Bia

  8. Olá, tudo bem?

    Estou em busta da “receita perfeita” de cupcake. Minha primeira tentativa foi totalmente frustrada e amei as fotos e receitas do seu blog. Vc testou todas? Vi que tem uma receita sua que usa farinha com fermento, existe isso no Brasil? ou tem uma quantidade de fermento para adicionar na farinha?

    Bjao e muito obrigada pela ajuda!

    1. @Ariene, Oi Ariene, todas as receitas do meu site eu testei e aprovei e já testei várias outras que não mereceram aparecer aqui…hehe. Então,a farinha com fermento é super fácil de se achar no Brasil, você encontra em quase todos os supermercados, eu nunca substituí, mas a Nigella tem uma dica que para criar farinha com fermento basta: para 150g/1xícara de farinha comum adicionar 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio e 1/2 colher de chá de fermento em pó.
      Beijinhos

  9. ESSA RECEITA É SIMPLESMENTE DIVINA, É DE COMER REZANDO
    FIZ ONTEM E TODOS ADORARAM, MUITO LEVE E SABOROSA.
    PARABENS!
    ABRAÇO
    CEL

  10. Pamela, adorei a receita! Eu fiz o ganache com a massa do cupcake de cenoura (sem o chocolate), ficou uma delícia! Usei chocolate ao leite, mas da próxima vez vou experimentar com chocolate meio-amargo. Vou te adicionar no meu blogroll e voltar no seu site sempre, obrigada pela receita. Beijo!

    1. @Amanda, Oi Amanda, que bom que seus cupcakes ficaram uma delícia, se quiser no meu site tem outra receita de cupcake de cenoura que eu gosto mais. E vou ficar esperando suas outras visitinhas, heim?
      Beijinhos

    1. @Adriana, Oi Adriana, o motivo para murchar é a mudança de temperatura, ou você deve ter aberto o forno no meio do processo ou tirou os cupcakes antes de estarem pronto do forno, mas que bom que pelo menos um deu certo, e espero que você teste de novo.
      Beijinhos

  11. Pamela hoje fiz a sua receita de cenoura com chocolate, eles ficaram maravilhosos, brilhantes e comum sabor maravilhoso… Parab’ens e obrigada pelas receitas.. bjs marcia

    1. @marcia de paula, Ebaaa Marcia, fico super feliz em saber que você adorou a receita. Espero que teste várias outras heim.
      Beijinhos

    1. @Raquel, Oie, então eu nunca fiz com chocolate branco, mas se você gosta, é claro que pode fazer. Sempre tente adaptar a receita ao seu gosto, ok?
      Beijinhos

    1. @Patricia, Oi Patricia, eu sempre aconselho a come-los no mesmo dia, pois quanto mais tempo passa, mais eles perdem a qualidade. Então, se você tiver mesmo que guardar, eu diria para guardar por no máximo 5 dias em lugar seco e bem embalado, ok?
      Beijinhos

  12. Gostaria de te seguir mais não tenho twitter.
    Uso o google.
    Assim como eu várias pessoas usam o facebook também e seria ótimo se vc pudesse incluir o facebook e o google buzz para que pudessemos te seguir também.

    Abraço

  13. Olá…
    Fiz sabado esta receita e ficou ótima… Muito macia, e o sabor faz lembrar um pouco o “pão de mel” que eu amo muito.
    Obrigada por compartilhar esta receita… Vou testar as outras…
    Bjs

    1. @Juliana, Oi Juliana, que bom que você gostou dos cupcakes. Ah e já que você gosta de pão de mel, tenho uma receita no site que é deliciosa, dá uma olhada depois.
      Beijinhos

  14. Ontem fiz esses cupcakes, e ficaram muito fofinhos, nao coloquei a canela, e acho que poderia ter um pouco mais de chocolate no cupcake. Ainda nao coloquei a cobertura. Talvez de uma equilibrada.

    1. @Michele, Oi Michele, é exatamente o que você disse, a cobertura de chocolate completa tudo. Mas da próxima vez se você preferir, é só colocar mais chocolate, ok?
      Beijinhos

  15. Hoje fiz novamente os cupcakes com a cobertura e ficou otimo. Ate agora foi a melhor receita de capcake que fiz, ficaram muito bonitinhos, fofinhos, gostosinhos, d+.
    bjcas.

    1. @Michele, Eba Michele, que bom que você gostou, mas se você achou estes deliciosos, eu lhe indico fazer os outros de chocolate que tem no blog que você vai gostar mais ainda, garanto.
      Beijinhos

    1. @Natallí, Oi Natallí, na verdade eu tenho sim receita de cupcake salgado, mas está com o nome de muffin, que nada mais é do que um cupcake mais encorpado, dá uma olhada no índice de receitas salgadas e procure pelo muffin de bacon.
      Beijinhos

  16. oi será que vc poderia me dar uma grande ajuda é que estou colocando uma pequena lachonete ao lado da minha casa onde o lanche principal é o cupcake receitas eu tenho varias ñ é essa a minha duvida.o problema é que como ainda ñ tenho uma base de quantas unidades vou vender no dia e nem quando vai realmente dar movimento já que geralmente demora-se um pouco pra se fazer freguesia e o meu medo é:fazer de menos e chatear meus futuros clientes.ou fazer demais e sobrar.então é isso e quando sobrar o cupcake já coberto o que fazer?posso congelar e por quantos dias?e depois pra descongelar?sei q alguns bolos já decorados duram alguns dias fora da geladeira tambem seria o caso dos cupcakes?e quais coberturas dariam mais serto pra uma melhor conservação.bem meu problema é esse por favor me ajude.desde já agradeço obg e fique com deus

    1. @kelly juliana, Oi Kelly, realmente este começo vai ser complicado. Sobre a durabilidade dos cupcakes, eu sempre indico comer eles no mesmo dia em que forem feito, pois a cada dia que passa eles perdem a qualidade. A mesma coisa sobre congelar, eu não gosto, mas se você quiser saber mais dê uma olhadinha aqui http://blog.barradoce.com.br/2010/07/principios-basicos-para-fazer-cupcakes.html.
      Bom, pra guardar os cupcakes fora da geladeira o tempo vai depender do tipo, recheio e cobertura, mas os mais simples você pode armazenar eles bem fechados por no máximo 3 dias. Mas como os cupcakes são tão fáceis e rápidos, eu sempre irei preferir que você venda eles os mais frescos possíveis.
      Beijinhos

  17. Ola Pamela, vi que voce mencionou em algum comentario sobre a presenca do acucar na receita e ai comentou que esqueceu apenas de colocar a quantidade..
    Voce poderia me informar o tipo de acucar e a quantidade que vai na receita?
    Obrigada
    Marcela

  18. Oiiii Pam, desculpe me a intimidade é que já me sinto sua blaster amiga.
    Já fiz 3 das suas receitas (por diversas vezes) e ficaram di-vi-nas!! E olha que minha sintônia com a cozinha é Zero!
    A receita de hj será essa pela nona vez… então resolvi postar para desejar a vc, uma páscoa de alegria e coisinhas gostosas. Que o verdadeiro espírito desta data reine todos os dias para vc e pras pessoas que vc ama!
    Beijos, Fábia

    1. @Fábia, Oi Fábia, não se preocupe não, pode se sentir a vontade e se você já se sente minha blaster amiga eu fico mais do que lisonjeada…hehe. Muito obrigado pelo carinho e desejo a você uma ótima páscoa também. Volte sempre para contar os resultados de quando testar uma receita.
      Beijinhos

    1. @Mariana Cardoso, Oi Mariana, não tem receita para as cenourinhas…hehe. Na verdade elas são feitas de pasta americana tingida, ok?
      Beijinhos

  19. Pam, gostaria de saber se essa cobertura nao derrete.. Ou seja posso fazer domingo e deixar fora da geladeira até terça?
    Bjuu!! Aguardoo sua resposta! =)

      1. @Stephanie, Oi Stephanie, eu nunca usei, mas acredito que fique sim mais durinho. Mas eu não usaria, pois acredito que iria diminuir a cremosidade do ganache, ok?
        Beijinhos

    1. @Stephanie, Oi Stephanie, se você realmente precisa fazer os cupcakes tão cedo eu aconselho a pelo menos a cobertura fazer no mesmo dia que for consumir, pois ela é super rápida. Mas sobre a sua dúvida, a cobertura não derrete não, mas como tem creme de leite, é sempre bom guardar na geladeira.
      Beijinhos

  20. OI sou principiante em fazer cupcakes, mas tenho um filho que nao pode tomar leite e seus derivados, adorei a receita pois nao vai leite, mas sera que posso substituir o creme de leite da cobertura por creme de leite de soja? Parabens pelo site é otimo. E vc realmente compartilha suas receitas, não como algumas que postam as fotos nos deixam de agua na boca e não querem compartilhar. grata

    1. @beth, Oi Beth, na verdade eu não tenho certeza, pois o creme de leite fresco quando você bate ele vira chantilly, você sabe se com o de soja você consegue fazer isso? Você sabe a porcentagem de gordura dele?
      Beijinhos

  21. Oi Pam. Gostei muito dos seus cupcakes de chocolate com a cobertura de buttermilk de ovomaltine. Acho que não vou errar. Minha dúvida e com relação ao ganeche de chocolate. Não consigo dar o ponto certo para trabalhar no bico. Meia late de creme de leite sem o soro, pode ser meia de caixinha. Temperatura ambiente.

    1. @Lucia H M Silva, Oi Lucia, eu não tenho certeza sobre o creme de leite de caixinha, mas acho que pode trocar sim. Mas a dica do ganache é deixar na geladeira até firmar bem, não tem erro.
      Beijinhos

  22. Pam, eu vou começar a vender cupcakes, mas não sei se ele pode ficar fora da geladeira, pode?…e se puder quanto tempo? E quanto é a validade, pra mim saber por quanto tempo posso deixar com alguém! Aguardo resposta….Obrigada! Bjoss

    1. @Isabella, Oi Isabella, não é bom ficarem na geladeira pois eles ressecam. O certo é guardar em lugar fresco e arejado numa embalagem fechada. E o melhor é consumí-los o mais fresco possível, mas eles aguentam em torno de 3 a 4 dias.
      Beijinhos

  23. oi Pam, meu nome é Letícia e eu tenho 10 anos sou fã do seu blog! Adoro suas receitas!!!!!!!!! No meu aniver de 11 anos em maio estou pensando em fazer esse cupcake eu vou te passar meu e-mail pra vc me mandar a recita ta?
    vc acha que quais são as quantidades para fazer 50 cupcakes?????
    Há e meu e-mail é leticia-princesaflor09@hotmail.com

    1. @leticia, Oi Leticia, seu aniversário vai ser um sucesso, e para 50 cupcakes você pode fazer de duas a três receitas. Mas eu não entendi sobre te mandar a receita no e-mail já que a receita está aqui no site, mas se quiser tirar dúvidas, pode me escrever um comentário ou me mandar um e-mail no pamela@pamb.ca.
      Beijinhos

  24. Olá, Pam!
    Eu sempre tive vontade de fazer cupcakes, mas nunca fazia. Ontem resolvi matar essa vontade fazendo uns para meu namorado que ama bolo de cenoura. Procurei na net uma receita e escolhi a sua pelas lindas imagens e fiz 12 ontem! Foi só elogio! TODOS comeram e amarammmm! Eu fiquei muito feliz! O cupcake ficou com gostinho de pão de mel, não senti muito a cenoura, mas ficou delicioso mesmo assim! Minha irmã me ajudou na decoração! Ficou lindo, super macio, fofinho e molhadinho! AMEI!
    Obrigada! Serei uma visitante assídua do seu blog!

  25. Olá!
    Fiz o seu cupcake hj, e ficou uma delicia, só que a cobertura não deu certo… Ficou mole, um pouco só mais concistente do que leite condensado, por exemplo. Você sabe o que pode ter dado de errado? Medi todo direitinho!!

    Abraços!!

    PS: Adorei seu site… Virei fã!!

    1. @Rafael, Oi Rafael, quanto mais tempo vc deixar a cobertura no fogo, mais ela engrossa. Tem que ficar mexendo, sem desistir e demora um pouquinho tá? Beijinhos

    1. @Jaine, Oi Jaine, vc quer saber quando ou quantos? Se for quando, a resposta é sempre, se for quantos, se eu me lembro bem deve dar algo em torno de 24. Beijinhos.

  26. Pam, adoro seu blog, faço sempre os cupcakes de chocolate e ficam uma maravilha. Só me tira uma dúvida, o mel que leva nessa cobertura pode ser substituído por açucar, como uma caramelo? Obrigada, beijo!

    1. @Letícia, Oi Letícia, o mel é só pra dar um sabor e um brilho, pode fazer sem, mas se você preferir mais doce, use o chocolate ao leite. Beijinhos.

  27. Ola Pam, tudo bem? Um dia procurando algo diferente pelo google, deparei-me com esses lindos cupcakes. Precisava de algo facil, barato e saboroso para fazer de lembranca do amigo secreto do grupo de amigas.. Entao fiz… Foi um sucesso, ficaram deliciosos, todos amaram, todos que comem pedem a receita. A partir desse dia, e obrigatorio em qlqr encontro com mais de 1 pessoa ter esses cupcakes, fiz pro (des)casamento da minha mae, aniversarios, cafes da tarde, amigo secreto, noivados, pro lanche.. pra qualquer ocasiao tem q ter!! agora estou fazendo para lembranca d casamento do meu irmao! haha. Qro te agradecer por compartilhar essa 8 maravilha do mundo, e te desejar td sucesso do universo, continue contando seus segredos para nos.. Obrigado do fundo do meu coracao.. Beijo

    1. @Ale, Oi Ale, que demais você hein? Fiquei super mega feliz em saber que seus cupcakes estão sendo um sucesso. Muito obrigada por todo esse carinho, você é uma fofa. Beijos.

  28. Ficou muito lindo. Inclusive foi muito inspirador. Eu pretendo produzir alguns cupcakes para ajudar aqui na comunidade em benefício da construção da Igreja. Gostaria de saber se você se importa em me dizer qual é a marca de chocolate e do creme de leite que você usou para fazer a cobertura. Prentendo comprar o material este final de semana.

    1. @Debora, Oi Debora, eu não uso marca específica, chocolate pode ser da garoto mesmo, e o creme de leite pode ser a marca que você encontrar. Beijinhos.

  29. Oi querida, acabei de fazer esses bebezinhos e ficaram maravilhosos, amei a receita!!!! Vou postar no meu blog com os devidos créditos, porque vale a pena divulgar! Muito bom mesmo!!!!
    Beijinhos doces!!!!

  30. Oie Pam!!! Parabéns pelo casório!!! Q bom q vc voltou e qta receita deliciosa!! Me conta uma coisa vc acha q posso fazer esse receita de cup cake numa forma de buraco no meio? Essa receita é tão perfeita! Queria fazer pra café da tarde, sem o trabalho das forminhas kkkkk será q dá certo? Bjs

    1. @Monica, Oi Monica, obrigada pelo carinho. Sobre a sua dúvida, vc pode pegar qualquer receita de bolo e transformar em cupcakes, ou pegar qualquer receita de cupcake e transformar em bolo. Então pode sim fazer um bolo com essa receitinha. Beijinhos.

    1. @Thassy Ribeiro, Oi Thassy, são 2 xícaras de açúcar mascavo. Se sua pergunta foi a respeito de trocar o açúcar mascavo, pelo refinado, eu diria que entre 1 ou 1 e 1/2 são suficientes. Beijinhos.

  31. Pam Boa noite
    Pode me tirar uma dúvida vou fazer essa delícia nessa semana a 2 colheres de chocolate são achocolatado ou tem que ser 50 ou 70 % ..obrigada amei sua página já.virei fã

Deixe um comentário