Bolo de Pêra e Especiarias

Quis variar um pouco e resolvi fazer um bolo de pêra, e só posso dizer que este bolo é maravilhoso, muito muito bom. Como a receita pedia pêras asiáticas eu acabei usando elas, nunca tinha comido antes, e achei a consistência e o sabor totalmente diferentes, mas se você não encontrar a asiática acredito que qualquer outra pêra fique perfeito também. Depois de pesquisar bastante eu escolhi esta receita, e acertei em cheio, o bolo fica super gostoso, macio e cheiroso por causa da combinação de todos os temperos. A receita está super aprovada e indico à todos. A única mudança que eu faria seria cortar as pêras em cubinhos e misturar na massa toda, como neste bolo de maça, pois a receita mandava colocar uma camada da fruta só no meio do bolo, e eu achei que  faltou pêra no resto do bolo. Mas mesmo assim o bolo é delicioso.

Aproveito também, para deixar meu parabéns à todas as mulheres neste dia especial, Feliz Dia Internacional da Mulher!

Bolo de Pêra e Especiarias

Ingredientes:

3 pêras asiáticas ou de sua preferência
2 laranjas
Raspas da casca de 1 laranja
2 e 1/4 xícaras de açucar
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de óleo vegetal
4 ovos grandes
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 e 1/2 colheres (chá) de essência de baunilha
1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de noz-moscada em pó
1/2 colher (chá) de cravo em pó
1/2 colher (chá) de pimenta da jamaica em pó
1/4 colher (chá) de gengibre em pó

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C.  Unte uma forma redonda de furo no meio de 25 cm. Descasque e corte as pêras em cubos.
Numa tigela bata os ovos até que eles percam a cor alaranjada e tenham ficado mais pálidos, cerca de 1 minuto. Adicione o suco de laranja e as raspas e bata. Acrescente a farinha, os temperos, o fermento, o sal e o açucar peneirados e a baunilha, bata até misturar completamente (a massa ficará mais grossa, talvez seja melhor usar um batedor diferente). Sem parar de bater, junte lentamente o óleo. Com uma colher misture a pêra na massa.
Despeje a massa na forma e asse por aproximadamente 90 minutos ou até que o teste do palito saia limpo.

10 comentários em “Bolo de Pêra e Especiarias

  1. Que lindos, o bolo é a mensagem, amei Pam, não podia deixar de dar uma passadinha aqui p/ ver essa belezura de bolo e te desejar um belo dia e uma semana magnífica, bjkas queridona e obrigada pela visitinha, ;)…

  2. Querida Pam,
    Adoro receber suas visitas no blog! Fico muito contente quando passa por lá!
    E ao passar por aqui, eu sofro muuuuuuuuuuuuuito!!! É muito bom ver uma receita dessas em plena segundona de calor… tudo de bom esse bolinho….perfeito!
    Beijocas e ótima semana procê também!
    Bjs.

  3. Oi, Pam,
    Feliz noite do dia Internacional da Mulher!
    O seu bolo ficou com um aspecto realmente perfeito!
    Recentemente eu separei (para fazer quando der) uma receita de bolo de peras com especiarias, de um dos meus livros em inglês; depois vou ver se tem semelhanças com essa (mas já tô decidida a fazer a sua mesmo, que já foi testada, rsrs).

    Beijinho e boa semana.

  4. Olá
    Um destes dias andava desesperada para saber o que fazer com algumas pêras que tinha na fruteira……….. ninguém as comia…………
    então resolvi pesquisar na net, encontrei a tua receita e resolvi experimentar, ficou muito bom e desapareceu muito depressa cá de casa.

    Obrigada pela receita e parabéns pelo site

    KISS

    1. @Celina, Oi Celina, que bom que você gostou do bolo, eu também sou assim, sempre que tem uma fruta sobrando, que estão para estragar, corro para procurar alguma receita…hehe.
      Beijinhos

Deixe um comentário