Torta de Presunto e Queijo

Hum, esta receita estava na minha lista “To do” e resolvi fazê-la quando umas amigas minhas avisaram que iam dar uma passada aqui em casa. E elas adoraram, acabou tudo rapidinho, quase nem deu para repetir…haha, só não sei que jeito ficou melhor, quente ou fria, pois dos dois jeitos esta torta estava deliciosa. Eu peguei a receita no site da Marly, e adorei, pois é super fácil e principalmente deliciosa. Mas eu fiz uma mudança, como eu tinha um queijo cheddar na geladeira resolvi colocar metade de queijo mussarela e metade de cheddar e ficou ótimo, mas acho que da próxima vez irei colocar a massa numa forma maior e talvez aumentar a base pois achei a camada de recheio um pouco grossa para a massa fininha. Mas grossa ou fina a torta é ótima, deliciosa.

Torta de Presunto e Queijo

Ingredientes:

Massa:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
6 colheres (sopa) de manteiga gelada em pedaços
1 gema de ovo
1/3 colher (chá) de sal
4 colheres (sopa) de água fria

Recheio:
1 copo de iogurte natural integral (200g)
1 lata de creme de leite (300g)
4 ovos
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
200 g de presunto picado
200 g de queijo mussarela cortado em cubinhos
1/2 colher (chá) de sal
1/3 colher (chá) de orégano (ou a gosto)
1/4 xícara de azeitonas sem caroços picadas

Preparo:

Massa:
Unte e enfarinhe uma forma de abrir de 22 centímentros de diâmetro e reserve-a. Misture a farinha com o sal. Junte a manteiga aos poucos, misturando com as pontas dos dedos (sem mexer muito), ou com um misturador de massa, até formar uma farofa. Adicione a água e a gema e misture-as rapidamente, até obter uma massa lisa. Achate a massa, cubra-a com um pedaço de plástico grande e abra-a com um rolo de massa. Corte um disco de massa do tamanho do diâmetro da forma e estenda esse disco no fundo da forma. Com o restante da massa corte tiras de uns cinco centímetros de altura, e fixe-as nas laterais da forma, unindo-as também ao disco do fundo. Reserve-a.

Recheio:
Bata no liquidificador (para misturar): o iogurte, o creme de leite, os ovos o sal e o queijo parmesão. Ponha a mistura numa tigela e adicione o queijo mussarela, o presunto, as azeitonas e o orégano. Misture bem e despeje tudo na forma reservada. Leve a forma ao forno médio (180ºC) e deixe que asse por uns 45 minutos, até que a torta comece a corar e o recheio fique firme.

*É preferível (se possível) preparar a massa dessa torta num processador de alimento (fazendo o aparelho pulsar para misturar e ligar os ingredientes). Esse tipo de massa não deve ser muito manipulada, o que ocasionaria o desenvolvimento do glutén, resultando numa massa dura e pesada.

41 comentários em “Torta de Presunto e Queijo

  1. Oi Pam!
    Hoje começa o ano de verdade, não é mesmo? E nada melhor do que iniciar o ano com uma gostosura dessas. Ai, desse jeito não conseguirei emagrecer nunca!!! rsrsrsr
    Mas que essa torta está com uma cara deliciosa, isso está. Tô pensando em passar aí nas minhas férias…… hummmmmmmmm….rsrsrsrs
    Brincadeirinha viu!
    Beijocas e ótima semana.

  2. Pam do Céu!!!, que torta convidativa!!!!, tá um pecado, linda, parabéns, vc castigou a gente com essa foto da torta aberta, ficou uma loucura!!!, bjkas p/ vc querida e uma ótima semana ;)…

  3. Oi, Pam,
    Menina, isso quase que me passa despercebido, pois ando numa correria louca e só tenho entrado na Net nos intervalos para comer (com o prato aqui do lado do teclado). Nesses momentos, tenho retribuído as visitas que me fazem e quando vejo, o dever está gritando por mim. Mas não te esqueci não, viu? tô procurando uma oportunidade para vir ler tudo o que você andou postando (bem como uns três outros blogueiros que admiro mas não tenho tido tempo para visitar). Contudo, quando ia desligar o PC, vi o nome do seu post e vim ver a sua obra. Achava que você tinha feito uma outra torta. Que surpresa! a sua torta ficou com um visual maravilhoso, cremosa e douradinha (o cheddar deve ter favorecido o “bronze”), segundo o meu ponto de vista, a imagem da sua é mais provocativa do que a da minha.

    Beijinhos e boa semana, my dearest!

  4. Oi Marly, querida, não se preocupe pois eu sei como é difícil responder à todos (eu mesma não consigo as vezes) e sei que você não me esqueceu…hehe. Mas uma coisa eu não concordo, tudo bem que a minha torta ficou mais douradinha mas eu achei a sua torta mais bonita…hehe.

    Beijinhos

  5. Oie Cacahuete, eu não consegui deixar comentário no seu blog, mas queria dizer que adorei o novo layout, só vi agora pois vejo as suas receitas no google reader, mas ficou lindo.

    Beijinhos

  6. Oi Aninha, paixão, nem me fala em emagrecer, estou precisando emagrecer só 2 quilos pra entrar num vestido de madrinha e está difícil vendo estas receitas nos blogs…hahaha. Ah agora vou te esperar nas férias heim…hehe.

    Beijinhos

  7. hum que boa que deve ser
    mas eu ando a tentar resistir a estas coisas boas em excesso
    a roupa ja me diz que tenho qu ter cuidado
    beijinhos e boa sem,ana

  8. Nossa, que linda esta torta… Vou tentar sem falta… Me faz lembrar uma torta de queijo salgada que existia lah no Restaurante Viena em Sao Paulo…Hummm, que saudade! Amei o seu blog!

  9. Hoje tive a feliciade de testar essa quiche…maravilhosa!Só substitui o presunto pelo peito de peru…Servi-a com uma Salad Cesar.Ficou uma jantinha bem legal.
    Ah… a massa é sensacional, pois não encrua sendo assada junto com o recheio.
    Obrigada
    ilkinha

  10. oiPam eu ñ conhacia i seu site só hj tomei conhecimento amei suas receitas pois estava muito entediada por ñ saber fazer algumas coisas diferentes para meu esposo então entrei nele sem querer e descobri as melhores e mais práticas receitas que vou colocá-las em práticas um super bjo0 e eu amo receitas que contenham chocolate eu amo0o0 muito0o0 bjo0o0s um forte abraço e fique com deus que Ele te abençoe com esse dom maravilhoso da culinária.

  11. Era esse tipo de torta que estava procurando,só estava achando aquela de liquidificador.Essa sua receita parece maravilhosa.
    Obrigada Pam pelas receitas.

  12. Oi,Pam!
    Ficou uma delicia,só que fiz com massa de iogurte que ficou muito bom. Fiz essa torta pro Ano novo e todos adoraram e já até fiz outra que meu marido pediu rsrs e tbm acrescentei mais outras coisinhas fritei um pouco de beicom e linguiça calabresa deixei esfriar e misturei no restante do recheio, Pam ficou muito bommm.
    Mais uma vez obrigada pela receita
    beijus.

    1. @Eliana, Oi Eliana, seja mais do que bem vinda e sobre a sua dúvida, pode usar o soro, mas acredito que sem o soro o recheio fique mais firme, ok?
      Beijinhos

  13. Oi Pam,você é linda,adoro suas receitas,mas a minha torta não saiu tão legal,a massa ficou um pouco dura e o recheio não cresceu no meio,ele afundou e não ficou tão doradinha o que aconteceu será?
    bjs

    1. @Patty, Ohh Patty, que chato que não deu certo. A massa pra não ficar dura você não pode mexer muito nela, tem que ser coisa rápida e sobre o recheio eu não sei o que pode ter acontecido. Talvez a temperatura do forno não estivesse certa, é difícil saber pois não sei como foi seu passo a passo, desculpe. Mas não desista.
      Beijinhos

  14. Olá Pam! adoro suas receitas. Eu tenho uma lanchonete e sempre estou correndo atras de novidades e vc tem receitas maravilhosas.UM abraço e fica com Deus.

  15. Fiz e ficou perfeita, a massa ficou ótima, acabei misturando com as mãos mesmo, mas fiz bem rápido, o recheio,então, perfeito, só elogios!!

  16. Acabei de fazer a receita. A torta está quentinha em cima do fogão (metade dela, rs). Simplesmente maravilhosa. A massa leve,e mudei o recheio, pois os ingredientes que tinha na geladeira eram outros, mas ficou perfeita. Nada melhor do que poder servir um bom prato para as pessoas que você ama. Essa torta entrou para o meu livro de receitas prediletas.Obrigada!

    1. @Márcia Santana, Eba Márcia, fico muito feliz em saber que gostou, eu também acho que não há nada melhor do que fazer algo gostoso pras pessoas que amamos comerem. Muito obrigada pelo carinho. Beijinhos.

  17. Pam , quando vc fala cubra a massa com um pedaço de plástico grande e abra com um rolo .. Precisa deixar descansar essa massa por algum tempo ??? Obrigada e bjos

Deixe um comentário