Pão de Ló de Refrigerante de Limão

Gente, que bolo é esse, nunca havia ouvido falar em bolo com refrigerante, até que vi esta receita, e como dizia que era um pão de ló perfeito, lógico que eu iria testar, ainda mais sendo com Sprite que eu adoro. O bolo é super fácil de fazer, e o incrível é que não leva fermento. Quando eu estava fazendo o bolo eu fui pegar o fermento e vi que não tinha na receita, então corri na internet para ver se eu tinha copiado a receita certo (pois sempre copio errada…hehe) e vi que estava certo. Então deduzi que talvez o refrigerante ajudasse o bolo à crescer, e já que a receita estava certa, resolvi arriscar e ver como ficava. O bolo é delicioso, cheiroso e ultra mega macio, mas é um macio mais amanteigado, achei completamente diferente de todos os bolos que já experimentei, foi uma ótima experiência, adorei.

Pão de Ló de Refrigerante de Limão

Ingredientes:

340g de manteiga sem sal
3 xícaras de açucar
5 ovos
1 colher(chá) de essência de manteiga
2 colheres(chá) de essência de limão
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de Sprite, ou outro refrigerante de limão

Preparo:

Pré-aqueça o forno à 160°C

Bata a manteiga até ficar cremosa, adicione o açucar 1 xícara por vez e bata à cada adição. Junte os ovos um a um e bata. Adicione as essências e bata bem. Junte a farinha peneirada, 1 xícara por vez. Por fim, adicione o refrigerante e bata até ficar bem misturado.
Coloque numa forma de furo no meio untada e asse por 1 hora à 1 hora e 10 minutos, ou até que o teste do palito saia limpo e o bolo esteja mais firme e dourado.

25 comentários em “Pão de Ló de Refrigerante de Limão

  1. Oi garota!, que foto bonita quase posso morder um pedaçinho, adorei a idéia, ah ia te perguntar vc mora no Rio? não consegui ver no seu perfil.
    bjs
    Maura

  2. Menina, que bolo é esse???
    Sem telefone aqui no trabalho, estou aproveitando para conferir as novidades nos blogs amigos…
    Me deu fominha agora… Ainda mais que o tempo aqui está chuvoso, pedindo TV, pantufa, cobertor e uma caneca de chocolate quente com uma fatia desse bolo….hummmm
    Bjs.

  3. Pam,
    A aparência desse bolo realmente atesta que ele é macio! Achei a receita muito interessante e vou levá-la; mas ele é bem amanteigado, o que faz com que seja impróprio chamá-lo de pão-de-ló.
    Ah, sim, há outros bolos que levam refrigerante, como o conhecidíssimo ‘bolo de coca cola’.

    Beijinho!

    1. @Nívea Karla Coutinho Santos, Oi Nívea, eu não utilizei nenhum recheio, mas se você estiver pensando em colocar algum eu lhe aconselho à colocar um bem simples pois o bolo já tem um gosto marcante e amanteigado, ok?
      Beijinhos

  4. o que e essencia de manteiga? qual o seu substituto? atendendo o lugar donde vivo a muitas carrencias de agentes para bolos, quanto mais simplificar,melhor para todos nos.obrigada

    1. @rosa Danats Vilela, Oi Rosa, sempre que a receita pedir essência, significa que é para dar um gostinho a mais, não tem um substituto, se você fizer sem fica bom do mesmo jeito, mas se você fizer com fica melhor ainda, entendeu? Sempre tente se adaptar ao que você tem por aí, como eu sempre fasso por aqui, ok?
      Beijinhos

  5. oi Amiga! obrigada pelo exclarecimento. queria que me emviasse se poder uma a receita de bolo a base de fécula de batata, ja comi bolo feito com, e gostei muito fica mto fofo, mas nao consigo achar.jinhos obrigada

  6. Oi Pam,
    nossa! Fiz o bolo no sábado, fica incrível e enorme!! Como só sou eu e meu marido em casa comemos dois pedaços cada e mandei pra minha mãe, porque senão os quilos a mais iam aparecer logo!
    Estou pensando em fazê-los como cupcake e gostaria de uma sugestão de cobertura. Mas aqui em Brasília tá mto quente pra ser buttercream. O que vc sugere?!
    Bjos, adoro as receitas viu!

    1. @Ana Clara, Oi Ana, fico feliz em saber que deu tudo certo com o bolo. Sobre a sua dúvida, não existem muitas variações de coberturas para cupcakes, eu tenho uma receita muito boa mas é de chocolate e acho que o cupcake de limão merece uma cobertura branca. Talvez um ganache branco, ou um marshmallow, se quiser ver a receita de chocolate olhe na receita de cupcake Devil’s Food.
      Beijinhos

    1. @patricia paty, Oi Patricia, eu não acrescentaria nada nessa receita, pois ela é bem pesadinha e pode dar errado. Mas dá uma olhadinha no índice de receitas do meu site que tem algumas receitas de bolo de coco. Beijinhos.

Deixe um comentário