O melhor Pão de Mel do Brasil !!

pao de melEu estava louca para testar alguma receita de pão de mel, mas são tantas que estava difícil escolher. Mas foi então que encontrei uma receita que foi a vencedora do concurso “O melhor pão de mel do Brasil” do programa Mai Você. Não cheguei a ficar sabendo deste concurso, mas se uma receita foi escolhida entre várias outras ao menos gostosa ela devia ser. Bom, realmente é uma delícia, minha amigas me disseram que foi o melhor pão de mel que já comeram, então acho que realmente este pão de mel deve ter uma das mellhores receitas. O interessante é que ele é super simples, não leva nenhum ingrediente diferente ou estranho, é simples, fácil e delicioso. Mas cuidado pois a receita é enorme, fiz metade e ainda renderam vários pães de mel, então aconselho à fazerem meia receita ou até dividi-la em três. Com certeza ainda vou testar outras receitas, mas esta receita está aprovadíssima!!

pao de mel 2Queria também aproveitar este post pra deixar um adeus. Um adeus para o meu querido cachorrinho que faleceu ontem. Foram 14 anos de companhia, queria que fossem mais anos, mas não foi possível. Sei que não tem nada a ver com o site, mas é sempre bom compartilhar com as outras pessoas o que é importante para nós, e deixar de alguma forma uma lembrança guardada.

tigerAdeus Tiger !! Você vai deixar muita saudade…Te Amo !!

Pão de Mel

Ingredientes:

490 gramas de açúcar mascavo
400 ml de água
05 ovos (separados clara e gema)
700 gramas de farinha de trigo
05 gramas de cravo em pó
05 gramas de canela em pó
25 gramas de chocolate em pó (32 ou 50)
20 gramas de bicabornato de sódio
10 gramas de fermento em pó
250 ml de leite
300 ml de mel

Para Calda 2:

200 ml de água
10 gramas de acúcar mascavo
03 pedaços de canela em pau
10 grãos de cravo da índia

Para Cobertura:

1.5 kg de chocolate ao leite ou hidrogenado ao leite
1 kg de chocolate 1/2 amargo

Recheio:

Doce de leite – quantidade de sua preferência, eu comprei pronto e utilizei para meia receita 2 latas.

Preparo:

Faça uma calda com as 490 gramas do açúcar mascavo e os 400 ml de agua. Leve em fogo baixo até dissolver completamente (cerca de 15 minutos). Passe para uma vasilha grande e deixe esfriar. Bata as claras em neve e reserve. Quando a calda estiver fria acrescente a farinha de trigo, a canela em pó, o cravo em pó e o chocolate peneirados, misture bem com a ajuda de um batedor. Na sequência adicione o bicabornato dissovildo no leite e o fermento em pó peneirado. Acrescente as gemas uma a uma e depois aos poucos adicione as claras reservadas e o mel. Despeje em uma forma grande e alta (30×40) untada com manteiga e chocolate em pó ou forrada com papel manteiga (eu utilizei forminhas individuais e achei mais fácil). Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por aproximandamente 40/50 minutos, ou até que ao inserir um palito no bolo ele saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar. Derrame a calda 2 por cima do bolo. Corte o bolo em quadrados. Derreta os chocolates e misture bem. Banhe os quadrados de pão de mel um a um. Depois de banhados leve a geladeira para terminar de secar. Rende aprox 96 pedaços.

125 comentários em “O melhor Pão de Mel do Brasil !!

  1. Oi Pam,
    Agora é sério, eu já quis testar essa receita, mas não deu, então agora vou guardar a sua, e esperar. Quem sabe se eu não explodir no Natal dê prá fazer rsrsrs

    bjs

    Maura

  2. Parece muito bom este pão-de-mel, muitas vezes as coisas mais simples continuam como as mais saborosas.
    Sinto muito pela partida do seu Tiger, adoro bichos e sei o vazio que eles deixam na casa e no coração…
    Força pra vc!

  3. Pam,
    Vou começar pelo fim. Sinto muito mesmo pela partida do Tiger! Bem imagino como isso afetou você, pois eu também me apego demais aos animais com os quais lido.
    Bem, acabei de assar uns biscoitos que levam especiarias, depois de desistir (por enquanto) de fazer pães de mel para presentear nesse Natal. Aí vejo que você os fez; eita sintonia!
    Sei de uma pessoa que participou desse concurso de pães de mel e foi super votada, pois muita gente gosta do pão de mel dela. Se ela não ganhou, esse aí de cima deve ser muito bom, portanto, testarei a receita. Os seus ficaram super tentadores, além de bonitos!
    Beijinho e boa semana.

  4. Oi Marly, muito obrigado pelo carinho você é demais. Então, quem é a outra participante do pão de mel? Quero testar a receita dela também, pois pode ser que para o meu gosto a receita dela seja melhor 🙂

    Beijinhos

    1. @Pam, Adorei a receita! Fiz metade e ainda rendeu bastante! Só tive dificuldade pra banhar com o chocolate, pois ele ficou muuuito macio..mas vou dar um jeito! Aprovadíssima!

      1. @Belisa, Oi Belisa, com a prática você vai pegando o jeito certo, quando eu faço prefiro fazer já em forminhas pequenas pra não ter que cortar, daí fica mais fácil banhar. Beijinhos.

    2. @Pam, Lamento sua perda. Afinal
      14 anos não são 14 dias, ainda sinto falta da minha
      cadela que por motivos maiores nao se encontra mais comigo, Te amo pano de chão.
      ótima receita, parabéns.

  5. Oi Tati, o pão de mel é uma delícia, vale muito a pena fazer, e realmente, eu sempre prefiro as coisas mais simples, sempre são as mais saborosas 🙂 Ah, origado pelo carinho.

    Beijinhos

  6. Hahaha Maura, desculpa pelas receitas que eu coloco no site e deixo você com vontade de testar, já até imagino o tamanho da sua lista de receitas para testar, mas imagina também se a gente testasse todas elas rapidinho, realmente a gente explodiria…haha.

    Beijinhos

  7. Pam, seus pãezinhos de mel estão supremos, lindos, vc caprichou, tá show e por dentro então estão divinos adorei!!!
    Qto ao Tiger, ele era lindo!!!, eu entendo perfeitamente a vontade que temos de que esses companheirinhos sejam eternos, mais com certeza o amor deles pela gente e da gente por eles é umas das melhores coisas que valem muito a pena nessa vida, bjocas querida e bom restinho de domingo.

  8. Oie querida Ana, muito obrigado pelo carinho, você é uma fofa. Se os pães de mel não tivessem acabado, com certeza eu te mandava um…hehe, eles são deliciosos.

    Beijinhos e boa semana.

  9. Oie Cacahuete, os pães de mel são deliciosos e super fáceis, realmente valem a pena fazer. Ah e muito obrigado pela mensagem de carinho, você é uma querida 🙂

    Beijinhos

  10. Pam, eu sou louca para fazer pão de mel mas nunca sei as receitas certas.. E se essa está testada e aprovada, com certeza vou fazer em breve!

    Sobre seu cachorrinho, meus sentimentos.. Só quem tem um sabe a felicidade que eles nos trazem, né?!

    Bjs

  11. Oi Pam,
    O Tiger agora seguirá em outra fase de sua vida. A vida continua para ele e para nós, tenha certeza disso. E isso se aplica também aos nossos entes queridos. O tempo é o melhor remédio e nos ajudará a administrar a saudade… Como você sabe, também me despedi do meu papito na semana passada. Mas sei que um dia nos reencontraremos.
    Agora que esse pão de mel está de arrasar, ah isso está!
    Parabéns.
    Loguinho chega sua encomenda!!!!
    Beijocas.

  12. Oi Renata, obrigado pela mensagem. Você precisa testar a receita do pão de mel, é uma delícia, além de ser super fácil, você vai adorar.

    Beijinhos

  13. Com tanta confusão eu me esqueci do seu cachorrinho, mil desculpas, hoje foi que caiu a ficha, por isso resolvi dizer que eu realmente sinto muito, mas espero que vc já esteja bem e esteja superando toda essa falta.

    bjs

    Maura

  14. Oi Letícia, eu cortei os pães de mel ao meio para rechear, mas juntar os dois também dá certo, só que você terá que fazê-los mais fininhos senão ficarão enormes, mas se você os quiser enormes não tem problema também…hehe. Então, tanto faz, pode cortar ou juntar, o que você achar mais fácil 🙂

    Beijinhos

  15. Pam, é uma pena os cachorrinhos viverem tão pouco tempo ao nosso lado, né? Eu fico triste quando penso nisso, mas o importante é aproveitar ao máximo o tempo que podemos passar com eles e viver intensamente esses momentos, a alegria que um bichinho assim nos proporciona é incrível… mas um dia vocês se reencontram. Eu acredito nisso. 🙂

    Eu vi o vídeo da receita deste pão de mel e não dei muito valor, mas pelo que falou e pelo aspecto parece MUITO bom mesmo. Quase babei aqui, fiquei morrendo de vontade de experimentar. Tem uma textura LINDA.

    Beijos

  16. Pam tenho uma receita de pão de mel maravilhosa ela é fácil mais tem que penerar todos os ingredientes, vou te passar qd chegar em casa mando pra vc tentar. ahhh eu faço com recheio de trufa de chocolate fica simplismente uma delicia hahaha beijokas adorei seu blog adoro cozinhar e tenho mão boa para doces!!!

    beijokas e parabens

  17. Oie Carol, vou ficar esperando sua receitinha. Depois da receita de pão de mel do meu site eu testei uma que eles falavam que era super famosa, a receita da Lourdes Maria, conhece? Mas acho que não vou postar no site, pois achei a primeira receita mais gostosa…hehe.

    Beijinhos e obrigado pela visita.

  18. Oi Chris, fico feliz em saber que você gostou do site. E sem problemas, pode divulgar o que você quiser dele…hehe.

    Beijinhos e obrigado pela visita

  19. Olá, eu sou a Fátima, e sou conheço o seu blogue à poucas semanas. Acho que você, tem receitas maravilhosas! Parabéns! Este pão de mel, parece-me divino, vou fazê-lo para este Natal.
    Lamento a perda do seu cãozinho, também gosto muito de animais.
    Até breve, um abraço
    Fátima

  20. Oi Fátima, fico feliz em saber que você gosta do meu blog, muito obrigado. Então, este pão de mel é delicioso, vai fazer um grande sucesso no seu Natal. Depois me conta como foi…:)), Espero que seu Natal seja maravilhoso e cheio de magia.

    Beijinhos

  21. Oi, Pam!

    Vim desejar a você e sua família um Feliz Natal repleto de alegrias, amor e harmonia!!!
    O brownie vai ficar pra outra vez, pois ganhamos um daqueles megas Panetones com recheio de chocolate!

    Beijins!

  22. Olá

    Primeira visita que faço e já caí aos prantos, estava procurando receita de pão de mel e achei uma declaração de amor maravilhosa ao seu cãozinho que se foi, ele era lindo! Também perdí uma cachorra em Fevereiro aos 16 anos de idade. Viveu muito bem, somente os últimos meses que não, mas a gente sempre quer que eles vivam mais não é mesmo? Por acaso tenho uma foto dela vista de cima…mas é a vida, faz parte. Parabéns pelo blog e pelo amor que tens aos animais, se todos amassem muito os animais teríamos uma sociedade mais humana.

    Beijos

    1. @Maira, Oi Maira, obrigado pelo carinho, mas é realmente triste né, o triste é que agora a minha outra cachorra sente muito a falta dele, aí fico morrendo de dó. Mas por mais difícil que seja temos que nos conformar de que faz parte da vida, né?
      Beijinhos

  23. Oi Pam

    Realmente eles sentem mesmo. Eu tenho mais 3 cães e sentiram muito a falta da Mô…é realmente impressionante, se tiver condições adote outro, ela ficará feliz e você poderá dar amor a outro cãozinho

    Beijos

  24. Oi Pam,
    sinto muito pelo seu cachorro :/
    eu tambem me apego muito aos animais ..
    enfim, gostaria de perguntar se eu tenho que jogar a calda por cima dos paezinhos primeiro, ou tenho que rechea-los antes .. sem recheio eles ficam bons ou sem graça ?

    1. @Nicole, Oi Nicole, obrigado pelo carinho. Então, a calda você joga antes de recheá-los, eles ficam bons sem recheio também, mas é lógico que são mais gostosos com…hehe.
      Beijinhos

  25. Eu conheço essa receita e fiz qd foi passada no Mais você, ela realmente deliciosa. Eu tinha perdido a minha agora poderei voltar a fazer.
    bjs

  26. Oi Pam estava procurando uma receita de pao de mel para fazer pra vender, vou tentar essa espero q fique boa e me de muita sorte rsrsr, adoro seu blog ja tentei varias receitas suas os cupcakes fazem um sucesso bjusss

  27. Irei fazer essa bela receita.
    Entre uma enorme pesquisa, essa receita foi a que mais me agradou.
    Depois volto para contar os resultados.
    Obrigado!!! Deus te Abençoe!

  28. Nossa sucesso geral…
    Todos adoraram…
    Estou maravilhada com o sabor perfeito; É muito bom quando resolvemos fazer algo e o resultado supera expectativas.
    Obrigado!!!
    Deus te guarde…
    Beijão

    1. @Ana Paula Souza, Oi Ana, fico muito feliz em saber que você testou a receita, que tudo deu certo e que principalmente todos gostaram…ebaaaa.
      Beijinhos

  29. Olá Pam… Tudo bom?
    Olha tem Um mês e 3 dias desde quando fiz a receita pela primeira vez. Já é a quarta vez q faço, vendo tudo e na outra semana já estou fazendo pão de mel novamente.
    Vendo por 2,50 cada. Recomendo de mais, gasto 80,00R$ para fazer 2 receitas e depois só reponho os produtos q acabam, gasto em média 30,00R$ para repor o q acaba.
    Tenho um lucro muito bom, já estou pensando em até expandir o negocio…hehe
    Muito obrigado por ter disponibilizado essa receita perfeita.
    Que Deus te abençoe!!!
    Beijinhos…
    By: Aninha

    1. @Ana Paula Souza, Oi Ana, que orgulho heim, fico muito feliz em saber que a receita está te ajudando a ganhar um dinheirinho, e eu que agradeço o seu carinho. Muito sucesso pra você e tenho certeza que você vai expandir cada dia mais.
      Beijinhos

  30. Pam,

    Queria saber uma coisinha!!! Estou a fim de fazer essa receita, mas como vou testa-la primeiro, não queria fazer inteira. Estava pensando em dividir por 3, mas como se faz então??? porque pelas minhas contas tudo fica muito quebradinho!!! Quando é assim, vc aredonda para mais ou para menos??? Por exemplo: 1,6 gramas de cravo em pó…e os ovos??? coloco 3 ou 2!!!
    Fiquei com duvida tambem no tamanho da forma!!!

    HELP ME PLEASE!!! rsrrs

    Bjoooca

    Talita

    1. @Tali, Oi Tali, quando as medidas ficam todas quebradas eu faço de olho…hehe. Por exemplo, se a receita pede meio ovo, eu quebro e bato o ovo e de olho eu separo metade…hehe. A mesma coisa com as gramas, dependendo faço de olho ou arredondo pra cima ou pra baixo, 1 graminha não vai fazer tanta diferença, ok?
      Beijinhos

  31. Pam, uso uma receita parecida com esta e realmente fica uma delícia. Na minha usa 500g de açucar mascavo e 4 ovos. MAS, vou experimentar a sua, visto que foi ganhadora de um concurso. Parabéns pelo seus pães estão lindos. BJs e $uce$$o!

    1. @Conceição, Oi Conceição, realmente a mudança é bem sutil, acredito que não faça muito diferença, mas se testar depois me conta qual a melhor.
      Beijinhos

      1. Oi Pamela!
        Fiz os pães de mel e ficaram simplesmente maravilhosos! usei os melhores ingredientes, chocolate, mel silvestre do serrado da região nordeste…acho que ajudou bastante também…achei que se errasse nos formatos o sabor compensaria…rsrsrsrs
        Fiz tamanhos “gulosos”…recebi vários amigos pra provarem e aprovarem a receita! já recebi até proposta pra fazê-los comercialmente pra uma loja de doces na av. paulista!!! gostei de perder o medo de fazer uma receita grande!
        Suas dicas e receitas estão Perfeitas, na medida!
        Beijocas

  32. Bom dia ,
    Sinto muito pelo Tiger ,amo muito os animais tbm !

    Estou com uma duvida ,teve uma parte que nao entendi,a parte da calda ,essa calda de açucar mascavo e agua é para a massa ou para molhar o bolo ?? E caso seja para a massa ,qual calda que é para molhar os bolinhos ??
    E sendo feito em forminha individuais ,molho os 2 lados ou apenas 1 lado só ?
    Muito Obrigada e desculpa de tanta pergunta rsrsrs ..

    Bjinhus !!!!

  33. Ei Pam adorei seu blog, eu sempre gostei da arte do chocolate e como parei de trabalhar fora estou querendo me aperfeiçoar no pão de mel agora, eu estou fazendo a receita do site da “UNIÂO” apenas acrescentei uma colher de fécula de batata (que é para dar mais leveza a massa) e fica ótima, todos aprovaram.
    Faça uma visitinha no meu blog ainda está no começo e se puder ser minha seguidora vou adorar.
    Obrigada!
    Márcia
    http://chcolateseartes.blogspot.com

    1. @Márcia, Oi Márcia, e essa do Mais Você, já testou? Eu adoraria testar a da União, mas eu não sei onde encontrar fécula de batata, vou ficar de olho.
      Beijinhos

  34. Oi Pam! estou com uma encomenda de 300 pão de mel eu gostaria de saber a validade? Quero fazer com um pouquinho de antecedência pois nunca fiz tantos rsrs

    1. @Karina, Oi Karina, se você embala-los bem, eles duram tranquilamente uns 15 dias, ou se vc quiser pode congelar também por uns 3 meses.
      Beijinhos

  35. Oi Pam
    Gostei muito do seu site, pois nele encontrei respostas para algumas dúvidas. Gostei também da homenagem ao seu cachorrinho. Penso que é muito importante deixar gravado estes momentos, principalmente para quem nos acompanha com amor tão incondicional. Faço pão de mel há alguns anos e atualmente estou querendo mudar a receita. Vou testar esta e gostaria de saber se pode me auxiliar com o seguinte: fazendo em formas individuais você coloca a calda antes de rechear ou primeiro recheia?

    1. @Vera Lucia, Oi Vera, muito obrigada pelo carinho. Sobre a sua dúvida, eu coloco a calda antes de rechear e deixo secar um pouquinho. Beijinhos

    1. @Katia, Oi Katia, vai depender do tamanho, mas um como o meu, e bem recheado, acredito que você possa vender por 2,50 a 3,50 reais. Beijinhos

  36. Pam do céu… divino! Fiz uma vez já e TODO MUNDO amou. Gostaram tanto que vou fazer de novo pro aniversario do meu namorado.
    Mas o aniversario dele é num sábado. Só tenho disponibilidade em um periodo do dia. Até quantos dias antes posso fazer? Armazeno na geladeira com papel film?
    Beijao

    1. @Jessica, Oi Jessica, vc pode fazer com vários dias de antecedência, uma semana antes tranquilamente. É só embalar bem antes de guardar, pode ser na geladeira, mas bem embalado pra não ressecar. Beijinhos.

  37. Oii Pam,

    Fiz a sua receita de pão de mel (aquela do concurso do Melhor Pão de Mel do Brasil), todos em casa adoraram.. Porém eu fiz em uma forma retangular grande e decidi, para que todos ficassem uniformes, comprar aquelas forminhas próprias. A receita é muito grande e eu só tenho 12 forminhas… Estou começando nessa área de doce (rs) então não sei como faço. Posso deixar a massa com fermento esperando enquanto eu asso a primeira leva de forminhas, ou tem outro jeito??

    Obs: Adorei seu blog

    1. @Carol, Oi Carol, fico feliz que tenha gostado. Sobre a sua dúvida, a melhor opção é colocar o fermento antes de assar. Mas a dica seria diminuir a receita, fazer metade. Ou dividir o fermento e só colocar antes de assar. Como eu acho que os pães irão assar mais rápido na forminha, eu diria que não tem problema deixar a massa esperando, mas só por no máximo 20 minutinhos, ok? Beijinhos

  38. muito obrigado por tudo e pena do seu cachorrinho mais sempre vai viver o amor .. Enton eu to casasa com brasileiro e queria fazer essa
    receita to aprendendo a faze comida e doces brasileiros Beijos fica com
    Deus e brigado pelas receitas

  39. Oi Pam,

    Sinto muito pelo seu cachorrinho…

    Adorei seu blog e a forma carinhosa como responde a todas as dúvidas. Vou tentar fazer a receita postada (melhor pao de mel do Brasil), mas gostaria de fazer com recheio (doce de leite). Entao ai vao minhas dúvidas: a calda pode ser jogada quente sobre o bolo tb quente? Posso faze-lo recheado e ai qual a durabilidade? e posso conservar fora da geladeira? Quero fazer para o aniversário da minha sobrinha.
    Desculpe por tantas perguntas mas sou iniciante na cozinha rs.

    1. @Maria, Oi Maria, pode jogar a calda quente sim e eu fiz eles recheados, como mostro na segunda foto. Eles duram bastante por causa da cobertura de chocolate e vc pode guardá-los fora da geladeira sim, mas sempre bem embalados. Beijinhos

  40. Olá!!!
    Sei oque é perder um cão!
    Já perdi 5 e sofri todas as vezes!!
    Sinto muito mesmo!!!
    Esse pão de mel deve ser divino demais!!
    Vou fazer amanhã!!rsrs…
    Mas eu tenho uma duvida…
    Quando vou fazer recheado..banho ele na calda depois?
    Desde já agradeço!!
    Bjocas…

  41. Olá, Pam. Estou sem trabalho e optei por fazer pães de mel para vender, gostaria de saber o diametro das forminhas que você usa para esta receita; e quantas unidades? Aguardo resposta. um abraço Rosa

    1. @Rosa, Oi Rosa, desculpa mas não lembro, faz bastante tempo que fiz, mas vc pode usar a forminha e o tamanho que quiser. E essa receita rende bastante, bastante mesmo. Beijinhos

    1. @Andreia, Oi Andreia, eu não tenho muita noção, mas eu sempre prefiro que esteja o mais fresco possível, mas se você precisar mesmo guardar, eu diria que aguenta 1 a 2 semanas tranquilo se bem embalado. Beijinhos.

  42. Pam
    Primeiramente agradeço muito pela ajuda… Desculpa mais é minha primeira vez e estou confusa com a calda… São duas caldas feitas no fogo?.. depois coloca a farinha e os demais ingredientes na primeira calda?
    Obrigada

    1. @Solange, Oi Solange, é isso mesmo, a segunda calda é feita com os ingredientes da “calda”. A primeira calda é feita com o açúcar dos ingredientes da massa do pão. Beijinhos.

  43. Pam, estava procurando uma receita de pão de mel e caí aqui no seu site. Já estou apaixonada rs. Vc poderia me esclarecer uma dúvida sobre essa receita? É que vi o vídeo do programa e me parece que a receita original é sem recheio, é isso mesmo? Apesar disso, e cm gosto de dar um toque especial, pensei em fazer recheios diferentes, brigadeiro, coco, trufa…será que fica bom?? =))
    Beijos e uma ótima semana!

  44. Pamm, Tava com um açucar mascavo quase vencendo, e com pena de jogar fora, procurei receitas com ele e cai nesse pão, que já estava na verdade com vontade de fazer. Mas não tinha os todos os ingredientes em casa: tentei triturar o cravo (não funcionou muito) e não tinha o mel, usei aqueles xaropes de mel com e abacaxi e mel com ervas kkkkkkkkkkk, fora que não tenho balança e eu dividi a receita em 5, então as medidas ficaram tudo na doida. MAS mesmo assim ficou ÓTEMO kkkkkk, todos que comeram adoraram, muito boa a receita,vou repetir com certeza. Bjoss

  45. Fiz esta receita do Pão de Mel antes do Natal e adorei!
    Realmente a receita rende muito, fiz só a metade e foi o suficiente. Assei em formas de mini-bolos e depois de pronto coloquei em saquinhos com fitas e entreguei junto com os presentes das minhas amigas. Elas amaram!
    Também já fiz os Casadinhos de Goiabadas e deu super certo. Minha mãe fazia muito esses biscoitinhos e infelizmente eu não tinha a receita, estava atrás de uma receita que eu pudesse pensar que estava comendo os biscoitinhos da minha mãe.
    O seu ficou perfeito!
    Obrigada.

    1. @Lilian Lisboa, Eba Lilian, a cozinha andou agitada heim? Fico feliz em saber que anda testando várias receitas e quando precisar de ajuda é só avisar. Beijinhos.

  46. ola tava lendo aqui sobre pão de mel, e me interessou muito.
    porque eu ja os faço e vendo, mais minha massa não fica tão boooa ele resseca um pouco, então percebi que na sua receita vai uma calda para molha-los é isto mesmo????
    e como faço em quantidades menores como faço com as medidas???
    tipo no maximo faço 15 por receita
    esperoanciosa que me responda. bjus
    lurdis

    1. @lurdis, Oi Lurdis, sim, a calda é para molhá-los e deixá-los mais gostosos. E pra fazer receita menor é só dividir os ingredientes pela metade, tipo se a receita pede 400ml de água, use 200ml, pra 300ml de mel, use 150ml…e por aí vai. Beijinhos.

  47. Olá, adorei a receita!! E minha dúvida é, como medir os ingredientes menores em gramas, 5, 10, 15 gramas?? Não tenho balança, tem alguma forma mais facil de saber? por exemplo, uma colher de sopa ou de sobremesa equivale a quantas gramas?? ou algo assim. Obrigada pela atenção.
    quero muito fazer esta receita!!

  48. oi Pam,gostaria de saber se posso fazer grande quantidade de pão de mel e congela-los sem o recheio, so o bolinho e quando tiver encomenda rapinho eu faço o recheio e a cobertura.

  49. Oi Pam boa noite eu amei o seu blog eu gostei muito da sua receita vou pedir para minha sogra fazer para mim eu tenho uma dúvida sempre quando leio (ingredientes peneirados) nao entendo me ajude o os ingredientes peneirados peneira antes e tira a quantidade que vai usar e sempre sobra um pouco na tigela do que peneirou ou usa tudo que peneirou não deixando nada na tigela? Me ajude por favor .

    1. Oi Cristina, você mede todos os ingredientes e numa tigela peneira todos os ingredientes secos juntos. Exemplo, uma receita pede 1 xicara de farinha, 1 de acúcar e 1 colher de fermento. Na tigela, você pega a peneira e peneira a 1 xicara de farinha, dai na mesma tigela peneira por cima a 1 xicara de acucar e depois o fermento. Dai nessa mistura de secos você acrescenta os molhados, como leite, ovos, etc. Então, concluindo, nao precisa peneirar todo o saco de farinha, so peneira a quantidade que vai usar. Me avisa se ainda ficou com dúvidas. Beijinhos.

  50. Oi Pamela quero muito fazer essa receita.adorei suas receitas e seu site.parabens
    Gostaria de tirar uma duvida com vc,para eu fazer metade da receita qual a quantidade e ovos que eu coloco? 2 ovos e meio?ou posso colocar somente 2?
    Obrigada desde já
    Sinto muito pelo seu cachorro…???

    1. @juliana, Oi Ju, depende do tamanho dos ovos, se forem bem grandes eu colocaria 2 e se forem pequenininhos eu colocaria 3. Beijinhos e obrigada pelo carinho.

    1. @TATIANE, Oi Tatiane, não precisa levar para a geladeira antes de rechear. É só deixar esfriar em cima da pia/fogão mesmo até ficar na temperatura ambiente. Beijinhos.

Deixe um comentário