Bom pessoal antes de começar à postar algumas receitas lights preciso postar todas que estão aguardando na fila, pois tenho várias receitas guardadas. E dessa vez trago uma receita super diferente que encontrei aqui, nunca tinha comido algo parecido, esta receita é metade de um bolo suflê esponja e metade de um gostoso pudim, deu para entender? hehe…é como se fossem duas receitas em uma. Ele é pra ser comido quente, morno ou em temperatura ambiente e eu adorei, além de ter uma consistência deliciosa o sabor também é delicioso. Indico à todos e se puderem fazer com limões sicilianos eu aconselho pois o sabor fica mais suave.
Bolo Suflê-Pudim de Limão
Ingredientes:
1 xícara (200g) de açucar granulado, dividido
3 colheres(sopa) (40g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
3 ovos grandes, separados
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 colheres (sopa) (4gr) de raspas de limão
1/3 xícara (50g) de farinha de trigo
1/4 colher (chá) de sal
1/3 xícara (80ml) de suco de limão
1 xícara (240ml) de leite
1/8 colher (chá) de cremor tártaro
Preparo:
Pré-aqueça o forno a 170°C. Unte com manteiga 6 forminhas de 240ml ou uma grande de 23 cm. Separa 2 colheres (sopa) (28g) de açucar para usar nas claras em neve.
Coloque o restante do açucar numa tigela, adicione as raspas de limão e com as costas de uma colher esfregue o açucar nas raspas, criando uma fragrância e um açucar levemente amarelado.
Na tigela da batedeira, bata o açucar com a manteiga até ficar claro e cremoso. Adicione as gemas, uma a uma, e bata até incorporar. Adicione a essência de baunilha. Junte a farinha e o sal peneirados e bata até ficar bem misturado. Em velocidade baixa, adicione lentamente o suco de limão e o leite. Reserve enquanto você bata as claras em neve.
Numa tigela limpa, bata as claras em neve. Adicione o cremor tártaro e continue batendo até formar picos suaves. Gradualmente adicione as 2 colheres (sopa) de açucar restantes e bata até que forme picos firmes.
Gentilmente, misture as claras em neve na massa, com uma colher até incorporar. Coloque a massa nas forminhas. Coloque as forminhas em uma forma maior, e encha a forma com água quente até metade das laterais das forminhas (banho-maria). Leve para assar por 40 a 45 minutos ou até que o bolo fique levemente dourado e até que o teste do palito saia limpo (cuidado para não enfiar o palito no pudim de limão na parte de baixo da forma).
Esta sobremesa pode ser servida morna ou em temperatura ambiente. Se quiser salpique açucar de confeiteiro em cima e como com um pouco de chatilly ou frutas frescas(opcional).
A foto conquistou-me logo a primeira vista. Sou louca por limao e este bolo-pudim deve ser um vicio.
Beijinhos
Pam, que espetáculo minha amiga, perfeito, adoro limão, tá lindo bjkas e parabéns, conte comigo que vou vir aqui dar uma olhadinha nas comidinhas light e acrescentá-las ao meu cardápio,;)…
suas fotos e descrição da receita é uma tentação..êsse bolo tá demais !!!imagino o sabor..bjus
mas que bolo.
esta divinal
beijinhos
Pam obrigado pela visita e essa receita nunca tinha visto nada parecido me parece deliciosa essa combinação.
Bjus.
Que maravilha, adorei!!!!deve ser delicioso.
Beijinhos
Ai, isso deve ser uma delícia! Azedinho e fofo! Lembra
um pouquinho o nosso bolo pudim, mas deve ser mais gostoso!
Beijinho.
Meu Deus!!!
Quanta delícia … que loucura!
Ahhh Pam, eu venho aqui e engordo pelo menos 2 ks por conta só de olhar amiga!!!!
Mil beijinhos!
Nossa Pam parece muito bom, eu adoro as suas receitas!!
bjs
Maura
Pam, a foto diz tudo, né?! Que delícia! Eu sou louca por limão! Já tinha visto lá na Joy, mas a sua foto mostra melhor como fica!
Beijos!
🙂
Parabens, por seu trabalho;
bonito de ver e melhor ainda na hora de comer.
Voce pode me explicar como fazer o creme tártaro?
Antecipadamente, obrigada.
@Marcia Lopes, Oi Marcia, o cremor tártaro é um pó branco que você encontra em casa de confeitaria, ou até em alguns supermercados, se não encontrá-lo você poderá substituir por fermento em pó, mas nunca ficará do mesmo jeito.
Beijinhos
Eu gosto muito de bolo de limão, esse então cremoso assim!
bjos!
Amanhã passa lá no BLOG’ARTE que o blog vai fazer sua primeira PROMÔ!!!
Beijin,
Andrea Guim
Pam, dá para desenformar o bolo ou ele é servido na forma mesmo? Obrigada!
@Neyara, Oi Neyara, ele é servido na forma mesmo, pois na parte de baixo ele fica tipo um pudim,então não dá para desenformar.
Beijinhos
Oi, Pam! Obrigada por responder. Fiz o bolo-suflê e adorei: a receita é uma delícia, tanto de fazer quanto de comer 🙂 O mais difícil é fazer as raspas do bendito limão siciliano! Beijinho
@Neyara, Oi Neyara, fico feliz em saber que você fez e gostou da receita, eu adoro, mas estou precisando repeti-la logo logo…:)
beijinhos