Hoje estou trazendo uma receita mais saudável pra vocês, acho que posso até chamá-lo de “Bolo Fit”. Um bolinho rápido e fácil que ajuda você a não sair da dieta e que também é bom para as pessoas que têm intolerância a glúten e lactose. Já vou dizendo que não fica igual a um bolo tradicional de fubá, essa massa fica menos fofinha e esfarela um pouco mais, mas acho que por ser um bolo mais saudável, vale a pena. Então se você é daqueles que adora um bolinho mas está procurando por uma opção mais saudável, esse bolo é pra você. E também lógico, ele é ótimo pra quem tem intolerância a gluten e/ou lactose. Ah, uma dica, a receita pede 1 xícara de adoçante em pó, mas eu coloquei 1/2 de stevia e achei que adoçou o suficiente. Então vai de você fazer mais doce ou não, vá colocando aos poucos o açúcar e experimente a massa crua para ver se a quantidade está suficiente, o mesmo vale se for usar açúcar normal.
- 3 ovos
- 2 xícaras de fubá
- 4 colheres (sopa) de óleo de coco
- 1 xícara de adoçante em pó ou açúcar normal (usei 1/2 de stevia)
- 1 xícara de leite de amêndoas, arroz, coco ou soja (ou leite normal)
- 2 colheres (sopa) de farinha de linhaça
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 colher (sopa) de sementes de chia
- Preaqueça o forno a 180°C. Unte e passe fubá numa forma de furo central de 20cm.
- Bata os ovos com o açúcar por alguns minutos. Acrescente o restante dos ingredientes e misture. (Você também pode bater tudo no liquidificador). Leve para assar por cerca de 35 - 40 minutos ou até ao fazer o teste do palito ele saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme e sirva.
Oi, Pam! Tudo bem?
Só a nível de curiosidade para você:
O glúten é responsável pela maciez e elasticidades nas massas, né?
Então os bolos e os pães sem glúten perdem essa elasticidade e acabam ficando esfarelentos, cascudos e tendem a endurecer mais rápido.
Geralmente os intolerantes a glúten costumam a usar nos bolos e pães a goma xantana ou o CMC (carboximetilcelulose) que são espessantes e ajudam o bolo a não esfarelar, não endurecer, além de darem uma maior durabilidade.
Então para quem não quiser que o bolo esfarele, basta acrescentar uma colherzinha de chá de goma xantana ou de CMC.
Adorei a receita! Vou fazer!
Obrigada e um beijo
@Mariana, Oiii Mariana, super mega ótima explicação, com certeza vai ajudar muita gente. Normalmente eu uso a linhaça pra dar uma “liga” mas a goma é sempre melhor mesmo. Obrigada! Beijinhos.