Bolinhos de Chuva

É só falar em bolinho de chuva que lembro da minha vovó, pois foi ela quem me apresentou à esses deliciosos bolinhos. Sempre quando íamos visitá-la, no finalzinho da tarde ela sempre perguntava “quem quer bolinho de chuva” e eu lógico corria pra ajudar e comer. Outro dia eu resolvi que queria a receita dela, mas como boa vovó que se preze ela faz tudo a olho, então não tinha uma receita escrita. Foi então que tive a brilhante idéia de ficar do lado dela e ir medindo tudo com as minhas xícaras medidoras. Mas meu plano saiu pela culatra e eu só atrapalhei minha vó…rsrs. Mas depois em casa, com uma idéia das medidas eu fui acertando um pouco pra ficar parecido com o da minha vovó e cheguei nesta receita.

Ela fica mais líquida pois eu prefiro assim na hora de pingar, pois faz com que cada bolinho fique num formato diferente e você fique tentando descobrir com o que ele parece…rs, como na foto acima que eu tenho certeza que fritei uma vaquinha, não é? E a dica é que você pode fazer tanto salgado, para comer com requeijão, manteiga, queijo, etc, ou doce pra comer com doce de leite ou geléia.

Bolinho de Chuva
±20 bolinhos

Ingredientes:

2 ovos
1 colher(chá) de sal ou 6 colheres (sopa) de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó

Preparo:

Misture todos os ingredientes (pode ser com uma colher) até ficar uma massa não muito mole, nem tão dura (se preferir mais firme, acrescente mais farinha). Coloque bastante óleo numa panela para que os bolinhos possam boiar. Leve ao fogo alto para aquecer. Quando o óleo estiver quente, abaixe o fogo. Com 2 colheres, modele os bolinhos,, encha uma das colheres com a massa, passe de uma colher para a outra, até que a massa fique com um formato arredondado. Com cuidado, coloque pequenas porções de bolinhos no óleo quente. Deixe fritar até que os bolinhos fiquem dourados. Com uma escumadeira, retire os bolinhos.
Coloque sobre um prato forrado com papel-toalha. Num prato fundo, coloque açúcar e canela em pó e misture bem. Passe os bolinhos por essa mistura até envolvê-los completamente. Sirva a seguir.

28 comentários em “Bolinhos de Chuva

  1. Com a massa mais mole se formam esses rabicos crocantes e deliciosos tbm! Receita de vó e mãe é assim mesmo, sem medida, só no olho e carinho! Bjss

  2. Nossa amiga que delicia, faz um tempão que estava com vontade de comer bolinho de chuva!!!! Vou esperar passar um pouco do calor e vou tentar fazer…..

    bjinhos!!!!!!!

  3. Pam, é verdade querida minha mãe fazia muito quando éramos crianças, e tínhamos que adivinhar que bichinho era kkkk. E vc tem razão esse que vc mencionou parece mesmo uma vaquinha, com a orelhinha de lado, e vc notou que na foto de cima, parece o Pato Donald de perfil? Olha lá o bicão dele rsrs. Bem, pelo menos é o que vejo. Adoro bolinho de chuva Pam, ótima sugestão. Bjocas :o)

  4. Pam,

    Não creio que seja problema com o forno, uma vez que os bolos crescem por igual. Somente depois de sairem de lá, eles murcham.
    Ontem fiz uma receita que tenho aqui (é a única em que a massa não murcha) e tudo correu bem. O bolo cresceu, tirei do forno e ele não se alterou.
    Em geral, as receitas novas que faço, são de vovós e pessoas que os fazem para vendas. Com elas dá certo, comigo não, por mais que eu siga as instruções ao pé da letra.
    Mistério….

    Carlos

    1. @Carlos, Oi Carlos, então o importante é não desistir e ir testando as técnicas para ver se você consegue contornar este problema, mas boa sorte, tenho certeza que vai dar certo.
      Beijinhos

  5. Que bom que vc tem avó prá curtir……..A minha fazia bolinhos de sal para o café da manhã, quando eu ia passar as férias no sítio dela…….acordava com o cheirinho do bolinho…que delícia!!!!Você já se aventurou a fazer estes bolinhos de chuva recheados? Não sei como conseguem, pois a massa fica muito mole, de “pingar”, então como rechear?

  6. Querida Pam,
    Te descobri por acaso e agora sou sua fã… queria aproveitar prá te perguntar qual a diferença entre “Muffins” e Cupcakes”.

    Bjão
    M. Alice

    1. @Maria Alice, Oi Maria, fico feliz que tenha me descoberto. O sobre a sua dúvida, os cupcakes nada mais são do que bolinhos pequenos e os muffins é um bolinho mais encorpado, normalmente feito com frutas, grãos, cereais e não leva cobertura.
      Beijinhos

  7. Oi Pam

    E também amo bolinho de chuva!!!
    Me faz recordar da infância e da minha vó…

    Vou te dar uma dica,vc já experimentou colocar um pouco de maizena na massa? Ele fica mais crocante e sequinho!
    A medida de maizena é a metade da quantidade de farinha de trigo.

    Espero que goste da dica…

    Abraço

  8. Oi amada…
    Obrigada pela receita, vou fazer e te falo, rsrss.
    Pretendo fazer para o casamento da minha irma, qualquer dica é bem vindo….
    Bjos e até…

Deixe um comentário