Depois de receber vários e-mails e comentários com dúvidas sobre o temido buttermilk, eu resolvi fazer um vídeo para mostrar pra vocês como é super fácil fazê-lo. Não tem mistério nem segredo, é simples e rápido.
Pra quem não conhece, o buttermilk é um produto lácteo fermentado produzido a partir de leite de vaca com um característico sabor amargo. Inicialmente, era feito com o líquido que sobrava da manteiga batida. Ele tem menos gorduras e calorias do que o leite comum porque a sua gordura já foi removida para fazer manteiga. O buttermilk confere uma textura mais leve a pães, panquecas e waffles, bolos etc.., e é usado como base para sopas e molhos para salada. O buttermilk tradicional ou “caseiro” é bem líquido e levemente ácido, enquanto o industrializado é espesso e azedo.
No Brasil o buttermilk é conhecido como “leitelho”, ou seja, nada mais é do que soro de leite coalhado e como é difícil de ser encontrado existe uma receita caseira. Mas quase todas as receitas que pedirem pelo buttermilk, ele pode ser substituído pelo leite comum.
Receita de buttermilk caseiro
Para cada xícara de buttermilk que a receita pedir, coloque 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre branco em um recipiente graduado e acrescente leite até completar uma xícara. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar.
super fácil!!!! 🙂
Muito legal a dica!! Quem usa livros americanos sempre ve falando do buttermilk e não sabe onde arrumar…. (levei um tempo bom p descobrir.. heheh)
Mto legal seu site!
Abraços!
@Ana Paula, É verdade Ana, quando eu morava no Brasil também ficava louca que não tinha onde comprar, mas depois que vi que é super fácil, daí meus problemas acabaram…rs.
Beijinhos
Pam, essa receitinha é tudo de bom. Eu agora só uso o buttermilk no lugar do leite, para qualquer receita de cupcake ou bolo.
O efeito é muito bom. O bolo fica molhadinho, fofinho e com a casquinha de cima torradinha!
Pam, aproveitando a mesagem, você teria um PAP ensinando a fazer esses lacinhos que vc enfeitou o Pop Cake?
Não estou tendo muito o jeito de faer algo tão pequeno e delicado.
Beijos!!!
@Juli Flores, Oi Juli, eu sei que eu devia ser mais empenhada e fazer o passo a passo pra vocês, me desculpe por isso. Mas dei uma procurada na internet e encontrei este site com um passo a passo, está em inglês mas dá pra acompanhar pelas fotos http://blog.maisoncupcake.com/christmas-pudding-cake-pops/
Beijinhos
Oi, Pam! É muito fácil mesmo de fazer o buttermilk! Eu já fiz bastante! E sabe o que mais eu já tentei usar no lugar e deu super certo?? Iogurte natural desnatado! Eu já usei várias vezes na receita dos cupcakes de chocolate (devil’s food) e ficaram super leves e fofíssimos!
Beijos! E o novo site ficou lindo!!!!!!!!!!!!
@Iris, Oi Iris, que dica ótima, eu já fiz cupcake com iogurte e fica delicioso, mas nunca parei pra pensar em substituir o buttermilk por iogurte nas receitas, obrigada pela dica.
Beijinhos
Olá Pam tudo bem? Estou conhecendo seu site pois estou atras de receita de cupcake. E vi esse video falando sobre o buttermilk, mas fiquei em duvida se o lei que você usa pode ser qualquer um, ou seja, o integral, desnatado ou semi desnatado. Tem algum que seja o aconselhado? Obrigada e aguardo resposta.
@Rayanne, Oi Rayanne, pode fazer sim com o leite que você preferir, mas eu normalmente uso o integral.
Beijinhos
Olá Pam, Queria saber se esse leite tem data de validade, por exemplo se eu fizer ele e demorar para coloca-lo na receita ele estraga?
Beijos
@Iamara, Oi Iamara, não tem data não, não tem problema demorar pra usar, mas quando sobrar guarde na geladeira, ok?
Beijinhos
É vinagre branco ou vinhagre de vinho branco??
@Iamara, Oi Iamara, tanto faz, ok?
Beijinhos
Olá Pam, parabéns pelo seu site,tudo muito esplicado e feito com carinho.Adoreiiiii!!!
Muitissimo obrigada pelas dicas. Sucesso e que deus te abençõe.bjs
@sonia, Oi Sonia, sou eu quem agradeço pelo carinho, muito obrigada. Beijinhos
Olá bom dia!! adorei o seu blog, Muito bom! parabéns!
@VERONICA, Oi Veronica, obrigada pelo carinho.
Olá, quando li uma vez que o Buttermilk era o soro do leite coalhado, resolvi guardar o “soro” da coalhada seca que faço em casa para esse fim.
E acho que tem dado certo nas minhas receitas. Até mesmo nas que não pedem butterbilk, tenho usado esse soro no lugar do leite. Será que fiz uma escolha boa?..rs
@Sra. N, Oie, eu acho sim que vc fez uma boa escolha, se sua massa estiver mais leve, então com certeza a escolha foi boa. Beijinhos
Adorei a dica, Pam! Ainda mais com essa trilha sonora do Pearl Jam! Parabéns pelo blog. Beijos!
@Beatriz, Ebaa Beatriz, fico feliz que tenha gostado. Obrigada pelo carinho. Beijinhos.