Cupcake de Oreo (Negresco)

Oi pessoal, trago a primeira receita de cupcake feito em terras canadenses. Eu não sei como encontrei esta receita, só sei que eu estava viajando pela internet até que me deparei com ela. E como eu tinha todos os ingredientes aqui em casa e além de tudo a receita parecia bem simples (pois eu ainda não tenho uma batedeira e vários outros utensílios…hehe.) eu decidi testá-la. Adorei, mas que pena que eu consigo sentir a diferença no gosto da farinha, açucar, leite, manteiga, iogurte etc, daqui do Canadá. É estranho mas consigo….hehe. Mas apesar disso os cupcakes ficaram gostosos e achei que não ficaram muito doces. E o que eu mais gostei é que eles fogem totalmente dos tradicionais. Ah, uma dica é que quebrei eles bem pequenininho, mas acredito que ficará mais gostoso se eles estiverem em pedaços maiores, ok? E a receita não tinha cobertura, mas como eu já tinha esta cobertura na lista de espera pra ser testada, resolvi fazer e acrescentei um pouco de oreo triturado junto, mas pena que eu não tinha um saco de confeitar, então cobri com a colher mesmo…hehe.

Cupcake de Oreo (Negresco)

Ingredientes:

225g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato
1/2 colher (chá) de sal
85g de manteiga sem sal, cortada em pedaços
170g de açúcar
2 ovos, batidos
1 xícara (240ml) de iogurte natural
1 colher (chá) de essência de baunilha
80g de biscoitos Oreo (ou Negresco), quebrados grosseiramente
Biscoitos Oreo inteiros para decorar

Cobertura:

2 e 1/2 colheres (sopa) farinha de trigo
1/2 xícara de leite
1/2 colher (sopa) de essência de baunilha
1/2 xícara de manteiga
1/2 xícara de açucar refinado

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C.
Peneire juntos a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal.
Bata a manteiga e o açúcar até ficar uma mistura clara e cremosa. Adicione os ovos batidos aos poucos, batendo constantemente durante aproximadamente 2 minutos.
Em velocidade baixa, misture 1/3 da mistura de farinha apenas até misturar. Acrescente metade do iogurte e bata. Depois acrescente metade da mistura da farinha restante, seguida pelo iogurte restante, e a essência de baunilha. Por fim, acrescente o restante da mistura de farinha. Por último, com uma colher, misture os biscoitos quebrados.
Derrame a massa na assadeira de cupcakes preparada, distribua os Oreos inteiros por cima e asse por cerca de 40 minutos, até que um palito inserido no meio saia limpo. Deixe esfriar na assadeira por 5 minutos. Desenforme e deixe esfriar completamente.

Cobertura:
Numa panela pequena, misture a farinha com o leite e aqueça, mexendo sempre, até que engrosse. Retire do fogo e deixe esfriar até a temperatura ambiente. Misture a baunilha.
Enquanto a misture está esfriando, bata a manteiga com o açucar até ficar uma mistura clara e fofa. Então, adicione a mistura de leite e farinha esfriada e bata até que tudo fique bem misturado, parecendo um chantilly.

70 comentários em “Cupcake de Oreo (Negresco)

  1. Oi, Pam,

    Desejo que tudo esteja muito bem com você aí, viu? O cupcake partido, salpicado de Oreo ficou com um aspecto muito saboroso! Vou levar essa receita, rsrs,

    Um beijo

  2. Ai Pâmela, vc e suas delícias! Adorei! Adoro esse biscoito! Tô louca pra testar.

    Sem dúvida vc vai fazer maravilhas com esses ingredientes daí.

    bjo grande

  3. Pode ter certeza que vou testar mtas das receitas! Já até testei o Croque Monsieur! Ficou uma delícia! Em breve colocarei as fotos de como ficou no meu blog, com os devidos créditos claro! 😉
    bjos

  4. Oi, Pâmela !
    Já visitei teu site algumas vezes e adorei.
    Testei essa receita de cupcake e publiquei no blog onde sou colaboradora e queria te convidar para ver o resultado.

    Beijinho !

    1. @juliana, Oi Juliana, eu não sou uma expert em confeitar…hehe, mas eu poderia sim postar as dicas que conheço. Mas isso só daqui um tempinho, pois nestes próximos 2 meses estarei bem ocupada, ok? Mas obrigado pelo comentário.
      Beijinhos

  5. Pam, que bom vc já estar instalada, espero que logo consiga equipar tua cozinha como gosta!!!A gente fica perdida sem nossos brinquedinhos culinários ,não é mesmo?
    Gosto muito de oreo, já anotei a receita!!!
    bjs

  6. Oi Pam!

    Essa receita rendeu quanto bolinhos? Como minha inspiradora, quero te convidar pra conhecer o meu site/blog, tô engatinhando e quero lhe agradecer por tantas receitas maravilhosas. Não pára não tá?

    bjuu

    1. @Carla, Oi Carla, eu nunca fasso uma receita inteira, mas acho que devem render entre 12 ou 15 cupcakes, ok? Ah, visitei seu blog, e adorei, parabéns.
      Beijinhos

    1. @Maura, Oi Maura, desculpe a super demora, não tinha visto seu comentário. Então, as coisas andam meio corridas por aqui, muita coisa pra fazer, nem estou tendo tempo de atualizar o site, só entro para responder os comentários, mas vou tentar voltar o mais rápido possível, pra estreiar a minha batedeira nova…hehe.
      Beijinhos

  7. caraca! encontrei seu blog do nada e ele já salvou o sábado.Sou cook de fds sabe,….e ontem comprei vários utencílios, tigelas e medidores pra eu fazer petit gateau e cupcakes (meu desafio!) e vc com essa receita do Oreo fez mágica, vou agora comprar tudo e ver se eu consigo reproduzir! obrigada!

  8. Estou apaixonada por esse blog, já coloquei em meus favoritos e tbém te linkei lá no meu cantinho…Fiz a cuca de morango e todos amaram aqui em casa…vc é o máximo ! continue assim

    bjos

    Lu Russa

    1. @Priscilla, Oi Priscilla, o único conselho que dou pra quem está começando na cozinha é nunca desistir, se o bolo queimou, ficou duro, etc, é só continuar tentando que uma hora você acerta…hehe.
      Beijinhos

  9. Fiz os cupcakes!!!!!
    Fiz uma receita sua, aquela do Oreo, e uma de limão de outro blog, o povo adorou!
    Dei uma errada na receita do Oreo, ficou um pouco duro sabe, “massento”, mas dai eu fiz um ganash (ganashe , ganache sei la), colokei de recheio e cobertura e ficou ótimo. E no petit gateau, deu tudo certo, agora c as forminhas corretas! obrigada! kisses

    1. @lais silva, Oi Lais, nossa que ótimo que deu quase tudo certo…hehe…mas com o tempo vc vai pegando o jeito e ainda mais com os utensílios corretos tudo fica mais fácil, vc vai ver…hehe.
      Beijinhos

  10. Huuum,fiz hoje esses cupcakes e fizeram muito sucesso aqui em ksa!
    Ficaram muuito bons,parabéns pela receita ;D
    e espero que esteja conseguindo se adaptar na sua nova casa 🙂
    beijos Pam

  11. oii tudo bem?
    bom minha receita nao deu muito certo a massa naum ficou branca e os biscoitos queimaram, queria fz uma pergunta. or biscoitos q coloca na massa eh com ou sem recheio?? eu segui a receita direitinho e nem ficou parecidos com os seus por favor me responda
    obrigado

    1. @sara domingues, Oi Sara, a bolacha que você coloca na massa é sem recheio, ok? Agora, pelo que você escreveu, a única razão dos biscoitos queimarem, ou é por que a temperatura do forno estava muito alta ou você deixou os cupcakes muito tempo no forno.
      Beijinhos

  12. Oi Pâmela!
    Já testei várias de suas receitas de cupcakes, e esta foi a primeira que deu realmente certo!! A de amora quase ficou perfeita, mas deu uma murchada quando saiu do forno. Estou no caminho certo, pelo menos! A próxima a ser testada será o cupcake de natal.
    Só um probleminha quanto a essa de negresco…a cobertura ficou com aparência de “talhada”,sabe? Acabei utilizando outra e fez suceso, mas essa parece deliciosa, gostaria muito de fazer!!
    Alguma dica?
    Obrigada e parabéns!!

    1. @Tatiane, Oi Tatiane, obrigado pelo carinho e fico feliz em saber que você não desistiu, pois é assim que se aprende, se não deu certo a primeira vez, não pode desistir, tem que continuar testando até que um dia você vai ver como tudo vai sair perfeito. Sobre a cobertura, este “talhado” que você disse deve ser por causa da manteiga que não foi batida bem, ela deve ser bem batida, você tem que bater bastante a cobertura, até ela ficar lisinha.
      Beijinhos

  13. hmmmm que optimo aspecto!
    só gostaria de saber se na cobertura tambem é utilizada a farinha de trigo ou uma outra.. e a manteiga tambem tem de ser sem sal?

  14. hmmmm que optimo aspecto!
    só gostaria de saber se na cobertura tambem é utilizada a farinha de trigo ou uma outra.. e a manteiga tambem tem de ser sem sal?

    1. @Manue, Oi Manue, na cobertura é farinha de trigo normal e a manteiga de preferência você deve usar a sem sal, mas se você só tiver a com sal, pode usar também, ok?
      Beijinhos

    1. @Débora, Oi Débora, aí você me pegou, pois se eu esqueci de escrever, vai ser difícil eu lembrar…hehe. Mas deve dar algo em torno de uns 12 a 16 cupcakes, ok?
      Beijinhos

    1. @Jessica, Oi Jéssica, eu acredito que sim, em teoria você pode, mas eu nunca testei. Então, não tem como saber se você não testar…hehe. Mas se testar depois me conta como ficou.
      Beijinhos

  15. Oi, Pam! Fiz este cupcake com um recheio de ovomaltine e cobertura de ganache de chocolate branco. Levei pra um encontro de amigos e acabou em um segundo! Acho que foram meus melhores cupcakes até agora! Rs. Adorei! Beijos.

  16. oi,adorei seu blog ,está de parabéns!!
    gostaria de saber se nessa receita de oreo eu poderia apenas fazer uma massa de baunilha e colocar os biscoitos quebrados na massa.
    grata 🙂

    1. @Gabriela, Oi Gabriela, pode sim, você pode pegar qualquer receita de cupcake e fazer um bolo, ou pegar uma receita de bolo e fazer cupcakes. Bom, o tamanho da forma, eu diria que entre 25 e 30 cm deve dar. Beijinhos.

Deixe um comentário