Bolo de Cenoura com Glacé de Cream Cheese

cenoura

Receitinha de páscoa. Este é uma receita de bolo de cenoura que foge do nosso tradicional bolo de cenoura com chocolate. É uma receita clássica americana que eu tinha guardada e resolvi fazer. Esse bolo tem um sabor bem diferente, fica ótimo a mistura dos vários ingredientes para a massa e o glacé finaliza a combinação. Eu achei um pouco doce, talvez da próxima vez eu diminua o açucar. Mas meu pai amou o bolo do jeito que estava, segundo ele foi uma das receitas mais gostosas de bolo que ele ja comeu. Ah e se alguém gostar de passas pode colocar 1/2 xícara na receita da massa.

Bolo de Cenoura com Glacé de Cream Cheese Baunilhado

Ingredientes:

Bolo:

1 xícara de óleo vegetal de canola
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (chá) de canela moída
1-3/4 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
3/4 colher(chá) noz moscada moída
3/4 colher (chá) de gengibre ralado
3/4 colher(chá) de sal
4 ovos grandes
2-1/2 xícaras de cenouras raladas finamente
2 xícaras de açúcar mascavo
3/4 xícara de nozes picadas tostadas
1-1/2 colher(chá) de extrato de baunilha
1/2 colher(chá) de fermento em pó

Glacé:

435g de cream cheese (queijo cremoso) amolecido
1-1/2 xícaras de manteiga sem sal amolecida
4 xícaras de açúcar de confeiteiro
4 colheres(chá) de extrato de baunilha
3/4 colher(chá) de sal

Preparo:

Faça o Bolo:

Pré- aqueça o forno a 180 ° C.
Em uma tigela média, misture a farinha, canela, bicarbonato de sódio, noz moscada, gengibre, sal e fermento. Em uma tigela grande misturar o óleo, ovos, cenoura, açúcar mascavo, nozes, e baunilha em velocidade média até bem misturado, cerca de 1 minuto. Adicione os ingredientes secos e misturar em baixa velocidade até ficar bem misturado, cerca de 30 segundos. Divida a massa uniformemente entre 2 assadeiras redondandas de 23cm untadas. Asse por aproximadamente 30 minutos.

Deixe esfriar na forma por 15 minutos e depois desinforme e transfira para uma grelha e deixe esfriar completamente antes de colocar o glacé.

Faça o Glacé:

Em uma tigela grande, bater o queijo cremoso e a manteiga, com o mixer em velocidade média até a mistura ficar muito suave e cremosa, cerca de 1 minuto. Adicione o açúcar de confeiteiro, baunilha, e o sal e bater em velocidade média a alta até ficar bem fofo, cerca de 2 minutos. Cubra o glacé e deixe na geladeira até a hora do uso, por aproximadamente 20 minutos.

Montar o bolo:

Cuidadosamente coloque um bolo de cabeça para baixo em uma . Usando uma espátula metálica, espalhar uniformemente 1-1/2 xícaras de glacé ao longo do topo do bolo. Coloque o outro bolo, de cabeça para baixo. Espalhe todo o bolo com o restante glacé.

Refrigerar o bolo pelo menos 4 horas ou até 2 dias. O bolo é ligeiramente melhor servido refrigerado ou em temperatura ambiente.

Os sabores deste bolo húmido só irá melhorar com o tempo, por isso sinta-se livre para fazer o bolo e levá-lo para gelar até alguns dias antes.

11 comentários em “Bolo de Cenoura com Glacé de Cream Cheese

  1. Nossa gente que q é isso… Estou com água na boca.Deveria ser crime postar uma foto assim e ñ enviar amostra do produto. bjs

    1. @Juciléia Lima dos Santos -MA, Hehehe eu concordo Juciléia, já está na hora de inventar uma tela que dê pra lamber e sentir o sabor né? hehehe. Beijinhos.

  2. Oi Pam, tudo bem? Já fiz essa receita e foi um sucesso! O bolo realmente é uma delícia. Agora eu gostaria de levar para o aniversário de uma tia e pensei que ficaria lindo em forminhas de cupcake. Você acha que é massa daria certo? E se der, talvez eu devesse reduzir as quantidades, né? Deve render muitos cupcakes… Estou com saudades dos seus posts, mas existem tantas receitas boas no blog que continuo descobrindo coisas novas. Beijos e obrigada!

    1. @Maíra S., Oi Maíra, você pode pegar qualquer receita de bolo e transformar em cupcake, mas dependendo do tamanho do bolo, é bom sim reduzir a receita pra não ficar com cupcakes demais. Beijinhos e obrigada pelo carinho.

  3. Oi chará… Rs

    Fiz meio receita do bolo em dorminhão de cupcake e renderam 16…
    A massa ficou incrível mais não acertei o gelasse… Ficou ruim…. Aí coloquei leite em pó e aí ficou parecendo leite condensado… Rsrsrsrs

    Farei novamente no natal e estou pensando em que calda colocarei pois acho que essa eu não acertarei nunca pelo visto… Rsrsrs

    Obrigada por dividir conosco tantas gostosuras…

    Bjocass

    1. @Pam, Oi chará, rsrs. Você pode fazer um ganache. Dá uma olhada nas receitas de bolo e cupcakes do site, que você vai encontrar várias ideias de cobertura. Beijinhos.

Deixe um comentário