Bolo de Banana Invertido

Oi pessoal, querem aprender a fazer um bolo de banana super delicioso? Segundo meu maridinho é o melhor bolo de banana que ele já comeu. Essa receita é super fácil e não tem segredos. A única parte que requer um pouco mais de atenção é na hora de desinformar o bolo.

Eu prefiro forrar a forma com papel manteiga para facilitar na hora de desinformar, mas se você preferir não usar o papel, é só cortar suas bananas em fatias mais grossinhas e desinformar o bolo logo depois de assar, pois se esperar esfriar, a manteiga e o açúcar vão endurecer. E sirvam esse bolo quentinho com uma bola de sorvete, fica DELICIOSO!!





Bolo de Banana Invertido
Print
Ingredients
  1. Cobertura
  2. 1/4 xícara de manteiga derretida
  3. 2/3 xícara de açúcar mascavo
  4. 1/2 colher (chá) de canela em pó
  5. 2 bananas (não precisa estar maduro), fatiadas

  6. Bolo
  7. 1/2 xícara de manteiga (ou óleo)
  8. 1/2 xícara de açúcar (refinado, mascavo ou demerara)
  9. 1 ovo
  10. 1 colher (chá) de essência de baunilha
  11. 1 xícara de iogurte natural
  12. 1 a 2 bananas maduras, amassadas
  13. 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  14. 1 colher (chá) de fermento em pó
  15. 1/2 colher (chá) de sal (não use se sua manteiga tiver sal)
  16. 1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
Instructions
  1. Preaqueça o forno a 180°C e unte com manteiga uma forma quadrada de 20 ou 23 cm (pode ser redonda também) e forre com papel manteiga. O papel manteiga não é fundamental mas ajuda bastante a soltar o bolo da forma, então recomendo.
  2. Cobertura
  3. Misture a manteiga derretida, o açúcar e a canela numa tigela e depois espalhe esta mistura uniformemente no fundo da forma (sobre o papel manteiga). Espalhe as 2 bananas fatiadas por cima da manteiga com açúcar. Quanto mais grossas forem as fatias, menor a chance de que elas grudem no fundo forma, caso você não use o papel manteiga. Deixe a forma de lado enquanto prepara a massa do bolo.
  4. Bolo
  5. Para fazer o bolo, misture a manteiga e o açúcar. Adicione o ovo, baunilha, seguido pelo iogurte e banana amassada. Acrescente o bicarbonato de sódio, fermento em pó, sal e farinha, em seguida, misture delicadamente. Despeje a massa sobre as bananas fatiadas e espalhe uniformemente.
  6. Asse o bolo por 30-35 min ou até que um palito inserido saia limpo. Enquanto o bolo ainda estiver quente, solte as bordas passando uma faca pelas laterais e com a ajuda de um garfo vá levantando o papel manteiga no fundo da forma. Vire o bolo em um prato de servir e bata no fundo da forma para ele soltar. Retire o papel. Se você não usar o papel manteiga e esperar demais para virar o bolo, poderá ter dificuldade em retirá-lo da forma. Sirva quente, com um pouco de sorvete ou creme de leite.
Adapted from Hot Chocolate Hits
Pam*B https://pamelabrandao.com/receitas/

4 comentários em “Bolo de Banana Invertido

  1. Pam, fiz essa receita com 2 bananas, açucar mascavo e nozes. Não coloquei a banana invertida, mas salpiquei açucar e canela antes de ir ao forno. Ficou mto boa!! A massa é super fofinha! Obrigada por mais essa receita 😉

Deixe um comentário