Bife com Brócolis da Mongólia

beife com brocolis

Esse é um prato servido em restaurantes chineses-americanos (como o P.F. Chang’s), conhecido como “Mongolian Beef”. Tanto o prato quanto seu nome são derivados do “Mongolian Barbecue”, mas nenhum dos ingredientes ou os métodos de preparação são feitos como na cozinha tradicional da Mongólia. Mas o que interessa mesmo é que esse prato é muuuuito fácil de fazer e o resultado fica incrível, tão bom quanto nesses restaurantes. Sabe aqueles jantares para os amigos que você faz na sua casa e fica sem saber o que fazer? Então, esse prato é perfeito pra você impressionar seus convidados, garanto que você só receberá elogios.

IMG_8493-3

Bife com Brócolis da Mongólia
Print
Ingredients
  1. 700g de Acém, cortado em tiras finas (ou outra)
  2. Sal e pimenta
  3. 2 colheres (chá) de azeite de oliva
  4. 1 cebola média, finamente picada
  5. 4 dentes de alho, picados
  6. 3/4 xícara de caldo de carne*
  7. 1/2 xícara de molho de soja
  8. 1/3 xícara de açúcar mascavo
  9. 2 colheres (sopa) de óleo de gergelim
  10. 1/8 colher (chá) de pimenta calabresa seca
  11. 250g de brócolis (sem o caule)
  12. 3 colheres (sopa) de água
  13. 3 colheres (sopa) de amido de milho
  14. Sementes de gergelim e cebolinha para enfeitar
  15. *Para o caldo de carne, dilua 1 cubo em 500ml de água fervendo.
Instructions
  1. Tempere a carne com sal e pimenta e reserve. Coloque o azeite numa panela de pressão em fogo alto. Quando o óleo estiver quente, acrescente a carne e deixe-a cozinhar só até não ter mais o "vermelho", não precisa dourar. Retire a carne da panela e transfira-a para um prato.
  2. Na mesma panela, refogue a cebola por cerca de 1 a 2 minutos até ela começar a amolecer. Adicione o alho e refogue por mais 1 minuto. Adicione o caldo de carne, molho de soja, açúcar mascavo, óleo de gergelim e a pimenta calabresa. Mexa até dissolver o açúcar. Adicione a carne e todos os "caldos" acumulados da carne. Feche a panela de pressão e deixe cozinhar por 12 minutos em pressão alta. Eu normalmente uso uma carne mais molinha, então não preciso colocá-la para cozinhar em pressão, eu só refogo ela.
  3. Enquanto isso, coloque o brócolis em uma tigela para microondas com 1/4 xícara de água e leve ao microondas por 2,5 a 3 minutos até que o brócolis fique macio. Descarte a água.
  4. Depois dos 12 minutos, retire a pressão da panela com cuidado. Em um copo, dissolva o amido de milho na água. Adicione na carne. Mexa bem para incorporar. Deixe o molho ferver até engrossar. Adicione o brócolis. Sirva sobre arroz cozido e decore com sementes de gergelim e cebolinha.
Adapted from Pressure Cooking Today
Pam*B https://pamelabrandao.com/receitas/
assinatura_pam_01

2 comentários em “Bife com Brócolis da Mongólia

    1. @Valéria Cimatti, Oi Valéria, essa receita é perfeita pra qualquer hora mesmo, e é suuuper prática. Me conta depois oq achou quando testar. Beijinhos.

Deixe um comentário