Pizza Estilo Siciliana (Grossa)

Pizza Estilo Siciliana 4

Hum, para mim pizza não tem dia nem hora ruim, topo a qualquer momento. E essa massa é uma daquelas que você vai querer fazer sempre. Ela é grossa, macia, e super deliciosa. Não tem truque nenhum no preparo, é só misturar tudo e deixar crescer. O mais fácil é usar uma batedeira com o batedor de massas, mas dá pra fazer na mão também. Essa massa lembra até a pizza hut, então pra quem gosta desses tipos de pizza precisa testar essa receita.

Pizza Estilo Siciliana 5



Pizza Estilo Siciliana (Grossa)
Print
Ingredients
  1. 1 batata grande, cerca de 200g
  2. 425g (3 xícaras) de farinha de trigo
  3. 14g (2 colheres de chá) de sal
  4. 7g (1 e 1/2 colheres de chá) de fermento seco instantâneo
  5. 14g (3 colheres de chá) de açúcar
  6. 1/2 xícara de azeite extra-virgem
  7. 320g (1 e 1/3 xícaras) de água
  8. 230g (2 xícaras) queijo mozzarella ralado
  9. 1 xícara de parmesão ralado
  10. Molho de tomate para pizza
  11. Folhas de manjericão ou cobertura à gosto
Instructions
  1. Leve a batata para cozinhar até ficar bem macia. Passe pelo espremedor de batata e deixe esfriar à temperatura ambiente.
  2. Misture a farinha, sal, fermento, açúcar e 2 colheres de sopa de azeite na tigela de batedeira. Adicione a água e bata com o batedor de massas em velocidade média até que toda a farinha tenha incorporado. Adicione a batata, aumente a velocidade para média-alta e misture até a massa ficar elástica e macia, cerca de 6 minutos. A massa deve ficar “grudenta” no fundo da tigela, mas deve se soltar das laterais ao ser puxada. Se ela não estiver soltando acrescente um pouco mais de farinha.
**Sem batedeira
  1. Para fazer sem uma batedeira, misture a farinha, sal, fermento, açúcar e 2 colheres de azeite em uma tigela grande, juntamente com a batata e a água. Misture vigorosamente com uma colher de pau até ficar homogêneo, cerca de 3 minutos . Cubra a tigela com filme plástico e deixe descansar em temperatura ambiente por pelo menos 8 horas. Continue com os passos seguintes.**
  2. Despeje o azeite restante em assadeira retangular e espalhe sobre toda superfície com as mãos. Eu usei uma assadeira de 43x30cm mas pode ser uma maior ou use duas médias. Transfira a massa para a assadeira e esfregue a superfície da massa com óleo até ficar bem revestido. Cubra com filme plástico e deixe crescer em temperatura ambiente até que a massa se espalhe pela assadeira até quase tocar todas as laterais, cerca de 2 horas.
  3. Uns 30 minutos antes de assar a pizza, ajuste a grelha do forno à posição do meio e aqueça o forno a 280°C. Remova cuidadosamente o filme plástico da massa. Usando as mãos untadas e o mais suave possível para manter as bolhas de ar, empurre e estique a massa para todos os cantos da assadeira.
  4. Espalhe aproximadamente 2/3 de xícara de molho de tomate sobre a pizza, deixando uma borda de 2,5cm. Polvilhe metade do parmesão, principalmente na borda. Leve ao forno por 5 minutos, retire do forno e espalhe uniformemente a mozzarella. Espalhe mais alguns “pontos” de molho de tomate. Cubra com folhas de manjericão e o parmesão restante.
  5. Leve ao forno e asse até que a crosta esteja bem dourada e o queijo derretido, cerca de 10 a 15 minutos. Retire do forno e deixe esfriar por uns 5 minutos. Corte e sirva.
Adapted from Serious Eats
Adapted from Serious Eats
Pam*B https://pamelabrandao.com/receitas/
assinatura_pam_01


Um comentário em “Pizza Estilo Siciliana (Grossa)

  1. Boa tarde!!

    Suas receitas são ótimas!!

    Posso utilizar o processador para a misturar no lugar da batedeira? (há uma “pá” plástica para mistura de massas)

Deixe um comentário