Bolo Banana, Manteiga Amendoim e Nutella

bolo de banana manteiga de amendoim e nutella

Oiii pessoal, preparados para a receita de um dos melhores bolos de banana do mundo? Huuuum, esse bolo é bom demais. Outro dia estava com algumas bananas maduras por aqui que precisavam ser transformadas em um bolo de banana. Mas eu não queria fazer outro bolinho tradicional de banana, queria algo diferente. Na minha cabeça eu queria misturar banana com manteiga de amendoim, então fui atrás de uma receita assim.

Pensem num bolo gostoso, pensou? Então, esse bolo de banana é ainda mais gostoso, todo mundo super adorou. É um bolo super rápido e fácil de fazer. A cobertura dá aquele toque todo especial e transforma um bolo simples em algo maravilhoso. Eu fiz meia receita da cobertura pois achei que ia ser demais e no fim deu a quantidade certinha. Estou passando a receita inteira, mas se preferirem façam só metade como eu. E se quiserem diminuir o açúcar podem ficar à vontade. Mas, por favor, não deixem de fazer esse bolo, todo mundo vai enlouquecer…hehe.

Bolo de Banana com Cobertura de Manteiga de Amendoim e Nutella
Print
Ingredients
  1. Bolo
  2. 1 e 1/2 xícaras de açúcar
  3. 1 xícara de creme azedo, coalhada seca ou iogurte grego natural
  4. 1/2 xícara de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
  5. 2 ovos, em temperatura ambiente
  6. 1 e 3/4 xícaras (3-4) bananas maduras, amassadas
  7. 2 colheres (chá) de essência de baunilha
  8. 2 xícaras de farinha de trigo
  9. 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  10. 3/4 colher (chá) de sal

  11. Cobertura
  12. 1 xícara de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
  13. 1 xícara de manteiga de amendoim cremosa (sem açúcar)
  14. 4 xícaras de açúcar de confeiteiro
  15. 1/4 xícara de leite
  16. 1/2 colher (chá) de essência de baunilha
  17. Nutella
  18. (fiz meia receita e achei que foi o suficiente, se preferir fazer o mesmo, diminua todos os ingredientes pela metade.)
Instructions
  1. Preaqueça o forno a 180 graus celcius. Unte e enfarinhe um forma de cerca de 23 × 30 cm.
  2. Em uma tigela média, peneire a farinha, o bicarbonato e o sal juntos. Em uma tigela grande, bata o açúcar, creme azedo, manteiga e os ovos até ficar cremoso. Misture as bananas amassadas e a baunilha. Adicione a mistura de farinha e bata por 1 minuto. Espalhe a massa uniformemente na forma. Asse por 30-35 minutos, ou até dourar e ao inserir um palito no centro ele saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar 5 minutos.
  3. Para fazer a cobertura, bata a manteiga em uma tigela em velocidade média até formar um creme. Adicione a manteiga de amendoim, 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro, o leite e a baunilha. Gradualmente adicione o restante do açúcar, batendo após cada adição até ficar homogêneo. Espalhe a cobertura sobre o bolo e derreta a quantidade desejada de Nutella em uma tigela pequena, em seguida, com a ajuda de uma colher, espalhe por cima da cobertura. Sirva quente ou em temperatura ambiente.
Adapted from Sweet Caroline's Cookins
Pam*B https://pamelabrandao.com/receitas/

assinatura_pam_01

6 comentários em “Bolo Banana, Manteiga Amendoim e Nutella

  1. Olá,Pamela!
    Gostaria de saber como faço o creme azedo e se posso substituir por iogurte grego.A pasta de manteiga de amendoim aqui no Brasil é conhecida como Amendocrem,é a mesma que vc usou na cobertura.?bjs

    1. Oi Deocelia, você pode usar essa receita caseira de creme azedo:

      1 Lata de Creme de Leite sem soro
      1 Limão

      Para cada xícara de creme de leite gelado sem soro adicione 1 colher de sopa de suco de limão e deixe descansar em local quente por 1 dia.

    2. Ah, esqueci de responder sobre a manteiga de amendoim. Quando eu morava no brasil, já consegui encontrar a manteiga de amendoim sem açucar, a amendocrem tem açúcar, então provavelmente a cobertura ficará doce demais. Você pode tentar diminuir o açúcar ou tentar encontrar uma marca sem. Beijinhos.

    1. Oi Joice, a coalhada seca é um tipo de coalhada mais firme, eu comprava em supermercado normal. Ou vc pode fazer a receita caseira de creme azedo que postei nos comentários. Beijinhos.

Deixe um comentário