Rolinhos de Canela (Cinnamon Rolls)

Fiquei viciada em Cinnamon Rolls na primeira vez que morei no Canadá, no McDonalds de lá eu sempre pedia uns pãezinhos chamados “Fondant à la cannelle” deliciosos, mas que infelizmente não tem aqui. Quando voltei pro Brasil no final de 2008 fui logo atrás de uma receita desses rolinhos. Pessoal, essa receita ela é muito boa, se não for igual aos que eu comia pelo menos chega bem perto. Vocês precisam fazer, é DELICIOSO!!!

Rolinhos de Canela (Cinnamon Rolls)
Print
Ingredients
  1. Massa
  2. 200g de farinha de trigo para pães (ou farinha convencional)(1 + 3/4 xícaras)
  3. 16g de açúcar (1 e 1/2 colher de sopa)
  4. 3g de sal (1/2 e 1/8 colher de chá)
  5. 30g de margarina (1/8 xícara)
  6. 90g de leite (1/2 xícara)
  7. 32g de ovo (1 pequeno)
  8. 4g de fermento seco para pão (1 colher de chá)
  9. 20g de água morna (1/8 xícara)

  10. Recheio
  11. 25g de açúcar mascavo (1/8 xícara)
  12. 4g de canela em pó (1/2 colher sopa + 1/2 colher chá)
  13. Uma pitada de noz moscada
  14. Margarina amolecida para espalhar na massa (cerca de 1 colher de sopa)

  15. Cobertura
  16. 35g de margarina (1/8 xícara + 1 colher chá)
  17. 15g de cream cheese (1 colher de sopa)
  18. 20g de açúcar (1/8 xícara)
  19. Algumas gotas de essência de baunilha
Instructions
  1. Numa tigela, misture os ingredientes do recheio (açúcar, canela, noz moscada) e deixe reservado. Em outra tigela, misture os ingredientes da cobertura e reserve.
  2. Coloque a farinha numa tigela, junte o açúcar, o sal, a margarina e o ovo batido com o leite. Dissolva o fermento na água morna e coloque na tigela também. Misture com colher de pau até absorver toda a farinha. Jogue a massa na mesa e vá sovando e batendo a massa na mesa até ficar uma massa lisa e homogênea. No começo não estranhe se ficar tudo grudado na mesa e nas mãos. Não coloque mais farinha do que o pedido. Conforme vai sovando, a água vai se evaporando e a massa começa a desgrudar das mãos. Faça uma bola com a massa e feche bem as pontas. Coloque a massa na tigela novamente e cubra com filme plástico e deixe fermentar em lugar abafado por cerca de uma hora ou até que dobre de volume.
  3. Depois de fermentada, coloque a massa na mesa enfarinhada e amasse gentilmente formando uma tira comprida. Use o rolo de massa para esticar até o tamanho de 9x40cm. Espalhe margarina amolecida na superfície da massa, deixando 5cm sem untar no final da massa. Espalhe o recheio em cima da margarina.
  4. Enrole a massa gentilmente, sem puxar ou forçar a massa (você pode enrolar tanto do lado menor quando do maior, nesta última vez eu enrolei do lado maior para eu ter mais rolinhos). No final, aperte a massa. Corte o rocambole ao meio e coloque os rolinhos com a parte que cortou para cima numa forma untada com margarina (21x11cm). Deixe os rolinhos bem no canto da forma e com a parte que fechou voltada para a parede da forma. Cubra com filme plástico e deixe fermentar até dobrar de volume novamente.
  5. Pincele a superfície com ovo batido e leve para assar em forno preaquecido a 180° C por 20 minutos ou até ficar dourado. Desenforme e enquanto está quente espalhe a cobertura.
Adapted from Pecado da Gula
Adapted from Pecado da Gula
Pam*B https://pamelabrandao.com/receitas/

56 comentários em “Rolinhos de Canela (Cinnamon Rolls)

  1. Oi Pamela! Esses cinnamon rolls sao realmente excelentes, a receita creio que vc encontrou no meu blog e eu, por minha vez, retirei de um livro de uma japonesa que morou muitos anos nos Estados Unidos. Os seus ficaram bem fofinhos! Deu vontade de assar alguns aqui novamente! Bjs

  2. Oi Akemi, realmente a receita é do seu site, eu tinha me esquecido de onde tinha pego e não consegui encontrar de novo na net, mas obrigado pelo aviso, vou colocar seu link na receita. Bjs

  3. Pamela, nao tentei essa receita ainda, mas uma pergunta: essa faringa de trigo para pães pode ser substituida pela faringa de trigo convencional?

    Bjs

    1. Oi Raquel, eu uso a farinha convencional e sempre deu certo, então pode fazer sim com farinha normal, que eu garanto que fica bom, ok?
      beijinhos

  4. Bem… estou babada com o teu blog.. uma das coisas que mais gosto de ler são livros de boa culinária com boas fotos e aqui.. só não tens um livro.
    Vim à procura da receita de Bolo de Fubá, mas agora nem sei que bolo hei-de fazer!

    Aproveito para partilhar uma outra receita contigo, que esta dos rolinhos me recordou. http://www.pbs.org/everydayfood/recipes/Cherries_with_Cinnamon_Dumplings.html
    já fiz e adorei (gosto do ácido com o doce e a mistura de sabores).

    Vou seguir o teu blog. Parabéns!!

  5. Olá, amo esse rolinhos, sempre comemos no Mc donalds aqui no japao, sáo deliciosos, sempre ficava pensando, como fazer, qdo vi a receita e o comentario q vc comia no canada no Mc de lá eu disse deve ser o mesmo, vou anotar a receita pois tbm amo cozinhar, inventar. Esse o meu hobby, enquntaos pra alguns é um martirio pra é uma diversão um prazer. Tenho algumas fotos no meu orkut

  6. Oi Margareth, então eu também adorava os rolinhos de canela do Mc Donalds e quando cheguei no Brasil fui logo atras de uma receita e essa que eu fiz chega bem perto. Nossa para mim cozinhar também é uma diversão, adoro, tirando que eu sempre fasso uma bagunça e me sujo toda, não tem jeito…haha.

    Ah vou ver suas fotos no orkut….beijihos.
    Pam

  7. Oi Pamela, adoro o seu site, fico banbando com as fotos e as receitas que são super criativas, Parabéns!!
    Comecei a criar um blog pra armazenar as receitas que eu gosto, se você deixar gostaria de testar algumas receitas do seu site e colocar no meu blog. Eu coloco todos seus créditos lá.
    Mais uma vz parabens pelo site!!

  8. Oi Pam ha tempos quero fazer essa receita,mas pra mim ta um pouco complicada,gostaria de simplificar as medidas por exemplo:quantos ovos dão 32g,ml 90g de leite?!!! E por ai vai por favor coloque as medidas ditas “mais simples” por exemplo: 2 ovos 3 colheres de sopa de açucar 1 xicara de leite…
    Se nao puder colocar no site me envie por email.
    Bjos e obrigada.

    1. @Claudia, Oi Claudia, desculpe a demora, mas eu estava tentando fazer a conversão da receita antes de falar com você, mas não consegui, pois ando muito ocupada, mas prometo que vou fazer, juro. Desculpe por não ter te avisado, ok?
      Beijinhos

  9. OlÁ Pamela, achei seu blog procurando receita de cinnamon, mas me diz uma coisa, vc tem as medidas dos líquidos em ml? Não tenho balança digital, mas achei essa sua receitas ótima!
    Obrigada!!

    1. @Daniela, Haha, não se preocupe, pois se eu tiver algum tempinho eu vou medir sim, pois eu sei que várias pessoas não tem balança digital, mas por preguiça acabo não medindo…hehe.
      Beijinhos

  10. Olá Pamela,
    Fiz os rolinhos. Achei a textura da massa bem semelhante com os cinnamon rolls que comemos nos EUA. Achei o recheio muito gostoso tbm.
    A única observação é que as medidas em grama dificultaram o feitio. Não consegui sovar a massa sem de acresecentar mais trigo, como vc sugere, pois ela ficou parecida com uma massa de bolo, e não uma massa de pão grudenta. Também o tabuleiro ficou pequeno, pois os rolinhos dobraram de tamanho. Talvez por eu ter acrescentado mais trigo.
    Mas eu vou tentar fazer novamente.
    Um beijo e parabéns pelo blog.

    1. @Miriam, Oi Miriam, eu preciso mesmo converter as medidas para ficar mais fácil, mas só prometi e até agora não cumpri…hehe. Mas ainda bem que no final tudo deu certo e eu também achei eles super parecidos com os dos vizinhos do norte. Ah, não foi por causa do trigo não, os rolinhos crescem bastante mesmo, o fermento que é forte…hehe.
      Beijinhos

  11. Pam, nunca tinha sovado nada, sou bem nova na cozinha. sempre cozinhei só p mim e coisas salgadas. Agora to me aventurando nos doces e to adorando o site!
    Mas, ao sovar, a massa estava bem líquida e não secava de jeito nenhum. Achei q tinha colocado a qtidade de farinha errada e fui adicionando aos pouquinhos até ela secar. Agora tá lá, descansando. Vamos ver no que dá!
    Mas é isso mesmo? Ela fica líquida, beeem mole antes de sovar??? Por qto tempo se deve sovar, mais ou menos?
    Bjs

    1. @Bruna, Oi Bruna, a massa não fica líquida, ela fica mole e gruda bastante nas mãos, mas depois de vários minutos (desculpe nunca contei, mas é bastante…hehe) ela para de desgrudar. Talvez aconselharia a no máximo colocar só mais um pouquinho de farinha se depois de vários minutos a massa não melhorar. Mas então, como ficou a sua massa? Espero que no final tudo tenha dado certo.
      Beijinhos

  12. A receita é linda mas não tenho como medir em gramas será que vc poderia me enviar no meu email uma medida em copos ou xicaras de chá?
    se for possivel agradeço desde já.

    1. @Clotilde, Oi Clotilde, faz tempo que me pedem para passar as quantidades desta receita em xícaras, mas ainda não tive tempo de fazer isso…hehe. Mas, uma dica é que você consegue encontrar balanças de cozinha por uns preços bem legais na internet, ok?
      Beijinhos

  13. Ola, a receita parece ser boa, mas ainda nao a fiz, porque nao sei o que é creme cheese….como posso encontrar esse cream cheese…o que ha aqui em portugal para substituir o cream cheese??? obrigada!

    1. @Lira, Oi Lira, tudo depende do tamanho que você vai enrolá-los e cortá-los, mas se você abrir eles conforme a receitem, rendem dois rolinhos. E é uma pena mas não tenho a medida em xícaras.
      Beijinhos

  14. Olá!
    Vou testar a receita hoje, parece delicioso! Morro de saudades dos cinnamon rolls americanos!
    Reparei que muita gente tem dúvidas sobre as medidas, por isso vim postar um site que tem conversor de algumas (não todas) medidas:

    http://www.tutomania.com.br/artigo/tabela-de-conversao-de-medidas-para-receitas–gramas-para-xicaras-colheres-etc

    Encontrei no Google, tem vários conversores lá!
    Ainda não testei, hoje verei se dá certo! =)
    Espero que fique gostoso!

    1. @Vanessa Bagnati, Oi Vanessa, muito obrigado pela dica, você é uma fofa, depois me conta como foi. Mas vou fazer as medidas certas desta receita, ja decidi, não vou enrolar mais…hehe.
      Beijinhos

  15. Pam desculpa te incomodar sei que essa receita já foi postada a um certo tempo, mas é que eu tentei fazer a receita ontem a noite, mas infelizmente num deu certo.

    O problema foi que a massa não cresceu nadinha ou muito pouco, aí queria saber o que pode ter ocasionado isso? O fermento ou não ter sovado muito a massa?

    Desde já agradeço.

    1. @Talita, Oi Talita, para a massa não crescer existem algumas alternativas, ou seu fermento podia estar velho, ou você sovou demais a massa ou não deixou ela descansar bastante. Mas é difícil eu afirmar pois não vi seu passo a passo, mas espero que não desista.
      Beijinhos

  16. Oi Pam. Oi gente. Tudo bem?
    Adorei a receita e vou fazer agora; depois conto o resultado, que tenho certeza será maravilhoso ( só de ver a foto aí de cima, já me dá alegria e esta certeza!).
    Eu também quero dizer que os 90g de leite, correspondem a 90 ml ( 6 colheres de sopa; já que 1 colher de sopa tem 15ml. Boa sorte a todos. Agora vou por a mão na massa literalmente. Beijos

  17. Oi Pam, só queria confirmar se são realmente 90 GRAMAS de leite, ou se são 90 mL. Eu tenho a balança p/ medir, mas achei um pouco estranho, haha. E outra coisa, os 32g de ovo pode ser a clara e a gema misturadas ou tem que ser separadas?
    Obrigada, e parabéns pelo blog ! 😀
    Beijos.

    1. @Júlia, Oi Júlia,se você tem a balança, são 90 gr de leite sim, e os ovos é exatamente o que você disse, mistura a clara e a gema e pesa, ok?
      Beijinhos

  18. Oi Pam; obrigada por me escrever. Eu fiz os “rolinhos e ficaram m a r a v i l h o s o s! A receita é perfeita ( eu a segui fazendo as conversões e deu certo). Eu apenas vou colocar um açúcar mascavo mais seco na próxima vez que fizer, pois nesta primeira, eu usei um açúcar muito empedrado e úmido, e ficou um melado em volta e no fundo da forma. Já comprei hoje e farei no próximo fim de semana. Ah fiz uma versão salgada com sobras de queijo minas, prato, parmesão, orégano, blanquet e azeite. Todos amaram as duas versões. A massa é muito fofa; nunca vi igual; perfeita. Beijos a todos.

    1. @Cidha, Oi Cidha, que delícia heim, me deu até água na boca, to precisando refazer esta receita rapidinho. Ah e adorei a idéia da versão salgada, parabéns.
      Beijinhos

  19. Oi Pam, tudo bem?
    Entao eu to com a maior vontade de fazer os rolinhos de canela, mas o trabalho todo, dura quanto tempo?
    Isso porque tenho duas belezuras ( 3 a 1ano e meio) em casa e preciso calcular direitinho o tempo livre para fazer com calma, pois receita nova ja viu, precisa de muita atencao!!

    bjsinho

    1. @Tati, Oi Tati, não é muito rápido, mas também não é demorado…hehe. O que demora é deixar a massa descansar, mas enquanto a massa descansa vc pode cuidar das crianças. Depois é só abrir, passar o recheio, enrolar e assar. Acho que seriam duas sessões de uns 15 a 20 min de trabalho. Beijinhos.

  20. Oi Pam!
    Eu estou simplesmente BABANDO enquanto navego pelo seu site! Tudo parece tão maravilhosamente suculento (e engordante hehehe) que eu mal posso esperar pra tentar essas receitas!
    Agora eu to entrando numa onda de cupcakes, mas quando vi essa receita de Cinnamon Roll… Eu AMO essas delícias desde que fiz intercâmbio pro Canadá!!
    Acho que vou tentar ainda essa semana, pois já conferi lá na cozinha e (aqcho que) tenho todos os ingredientes, mas antes deu me arriscar tenho só duas perguntinhas:

    1. O fermento pode ser aquele “pó royal” mesmo ou só serve se for o de pão? E se a farinha tradicional ser daquelas que diz á vir com fermento, pode usar?
    2. Eu já dei uma conferida nos comentários anteriores e percebi que desde 2010 que você promete dar uma facilitada pra gente nessas medidas e nada… Desistiu foi? hahaha Eu vi que você já postou um quadro de medidas, mas não achei as conversões que precisaria pra essa receita… Você ainda vai mudar aqui?

    Desculpa se ficou muito longo ^^’
    Um beijo!

    1. @Amanda, Oi Amanda, muito obrigada pelo carinho. Sobre as suas dúvidas, tem que ser o de pão sim e sobre a farinha com fermento, eu não me arriscaria a mudar a receita ao menos que vc já tenha muita prática com ela. Eu não sei se dá certo ou não, diria que só testando, então a dica é tentar se manter a original, pois com certeza essas mudanças devem alterar na qualidade, só não sei se irá melhorar ou piorar. Ahhh então, é verdade sobre essa promessa…hehe…mas é que eu acabo esquecendo mesmo. Vou tentar de novo converter ela…hehe. Beijinhos.

  21. Oi Pam!!!
    Estou de olho nesta receita a tempos… Mas quando li pela primeira vez desanimei quanto as quantidades e conversões.. Como não tenho muita experiência na cozinha.. achei melhor deixar pra la!
    Mas… haha nao tem como deixar pra la!!
    Queria muito fazer esta receita porque minha mãe ama isto!!! E gostaria de fazer uma surpresa pra ela!!
    Se voce pudesse me ajudar com as conversões das medidas.. ou até fazer um vídeo quem sabe para sanar algumas duvidas minhas.. Eu fortemente agradeceria!!! Sei que o tempo não parece estar te ajudando pelo que voce fala.. Entao caso não puder, sem problemas!!
    No mais… seu site está incrivel!! Adoro copiar as suas receitas, principalmente a dos cookies com gotas de chocolate! O pessoal aqui em casa adora!!
    Um beijão e sucesso!!!

    1. @Isabela, Oi Isabela, eu preciso mesmo refazer as medidas, vou colocar um alarme no meu celular pra eu tentar fazer neste final de semana, já ta na hora de eu fazer isso…hehe. Mas muito obrigada pelo carinho, você é uma fofa. Beijinhos.

  22. OI Pam

    Vc ja usou manteiga ao inves de margarina??? Da pra fazer a troca? Acho a manteiga mais saborosa e geralmente so a ocupo nas receitas
    bjim

    Mara

  23. Olá Pam amo as suas receitas, fiz uma torta de maçã sua que fez sucesso. Mais me tira uma dúvida quando você fala manteiga amolecida o que quer dizer realmente ? É manteiga derretida mesmo ?
    Estou de água na boca para fazer esse rolinhos de canela. Tem receite do creme cheese, porque ai aonde eu moro é difícil de encontrar certos materiais prontos.
    Abraços.

    1. @Aldaiza Oliveira, Oi Aldaiza, manteiga amolecida significa mole, ou em temperatura ambiente. Não é derretida não. E no google você encontra várias receitas de cream cheese caseiro, mas eu nunca testei, então não sei te dizer se fica bom. Mas se testar os rolinhos, tenho certeza que vai amar. Beijinhos

  24. Tem como substituir o cream cheese por outra coisa? Já vi receitas de cake pops que subistituem o cream chease por brigadeiro. No caso do cinnamon roll há alguma alternativa com relação ao cream cheese?

    Como sempre seu blog continua excelente e recheado de delícias! Obrigada por compartilhar. =)

    1. @Fabíola, Oi Fabíola, eu não aconselharia a trocar o cream cheese, pois ele é característico da receita. E não acredito haver uma substituição, no máximo eu diria para fazer sem. Beijinhos.

  25. Acredita que eu nunca experimentei isso? rs Vou fazer essa receita parece delicioso!
    PS: Vc importou essa receita do seu outro blog? rs hehe pergunto porque o texto está escrotp como se vc estivesse aqui no Brasil e não no Canadá rs

    1. @tativale, Oi Tati, é a receita que já tinha postado a muito tempo, só coloquei ela pra cima…hehe. Teste que você vai amar. Beijinhos

  26. Comi muito desses pães nos EUA, são deliciosos e sinto muita saudade. Felizmente na minha cidade natal tem uns tão deliciosos qnto e bem parecidos, qndo vou passar férias lá eu compro uns para matar saudade. Anotei a receita e irei tentar. Sugestão: colocar fotos do passo a passo, ajudam muito. Bjks e obg.

Deixe um comentário