Torta de Maçã

Olá meus leitores queridos, como foram as festas de vocês? Espero que tenham sido ótimas e desejo que o ano de 2012 seja maravilhoso para vocês. Tentando voltar à rotina com o site, trago pra vocês uma receita ótima de torta de maçã, por enquanto a mais gostosa que já testei. Ela é simples e super rápida de fazer e o resultado é uma torta de maçã maravilhosa. Esta receita é um apanhado de várias outras receitas, fui pegando a melhor parte de cada uma e criei esta que vou postar para vocês. Algumas das dicas são, dobre a receita da massa se você, como eu, preferir uma boa camada de massa e espere esfriar um pouco a torta antes de servir, pois se você cortá-la ainda quente, o recheio irá escorrer bastante. E tenho certeza que vocês irão adorar, se deliciar e repetir esta torta…rs.

Torta de Maçã

Ingredientes:

Massa:
150g de manteiga fria, picada
56g (1/4 xícara) de açúcar
165g (1 xícara + 1 colher sopa) de farinha de trigo
85g (1/2 xícara + 1 colher sopa) de farinha de trigo com fermento
1 ovo grande, batido

Recheio:
5 maçãs, qualquer variedade que você queira
115g (1/2 xícara) de manteiga sem sal
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
115g (1/2 xícara) de açúcar
100g (1/2 xícara) de açúcar mascavo
Uma pitada de sal
60ml (1/4 xícara) de água
Canela moída a gosto (eu usei cerca de 1 colher de sopa)

Preparo:

Recheio:
Descasque e fatie as maçãs em pedaços pequenos. Numa panela em fogo médio, derreta a manteiga. Acrescente a farinha de trigo e mexa até formar uma pasta. Adicione os açúcares, sal, água e deixe ferver até borbulhar. Adicione as maças, diminua o fogo e deixe ferver por uns 15 minutos, mexendo sempre. Reserve.

Massa:
Numa tigela, misture a manteiga, o açúcar e as farinhas. Com a mão ou um misturador de massas (pastry blender), misture tudo até ficar como uma farofa. Adicione o ovo e misture até incorporar e ficar uma massa lisa. Divida a massa em duas, dividindo uma em um tamanho um pouco maior que a outra. Cubra com filme plástico e coloque na geladeira por 20 min.

Pré-aqueça o forno a 200°C. Unte com manteiga uma forma de cerca de 23cm e de 2.5cm de profundidade.
Coloque a maior massa entre duas folhas de papel manteiga, e com um rolo, abra a massa até formar um círculo de cerda de 25cm. Com a ajuda do papel manteiga, coloque a massa na forma. Gentilmente pressione a massa na forma. Abra a segunda massa da mesma forma em um círculo de cerca de 24cm. Derrame o recheio sobre a massa na forma, cubra com a outra massa aberta. Pressione a extremidade das massas para uni-las e corte o excesso. Pincele uma gema de ovo sobre a torta.
Leve para assar pro 20min a 200°C, então reduza para 180°C e asse por mais 18 a 20min, ou até que a torta tenha dourado. Retire do forno e deixe esfriar por no mínimo 20min antes de servir.

41 comentários em “Torta de Maçã

  1. Ficou tão linda! Queria ter paciência para cortar tirinhas e fazer a torta com esse quadriculado por cima… fica super… americana! hauhauhauhauhauh
    Beijos!
    AMO seu site!

  2. Pamela, vc sabe como se faz aquela farofinha da torta rústica de maçã? Estou doida para saber como se faz isso rs eu como em dois restaurantes isso – um tem a massa e outro é só o recheio e vem com calda de caramelo – bom demais!!!! Obrigada!!!! Tatiana

    1. @tativale, Oi Tati, acredito que o que vc esteja procurando uma farofinha crocante, olhe no meu índice existem uma receita com a farofinha, é o muffim de cereja, acredito que seja algo parecido. Dá uma olhadinha e me avisa.
      Beijinhos

  3. Pam, fiz esta torta e levei ontem para sobremesa do almoço na casa de amigos; foi sucesso absoluto!! Dobrei a receita da massa como você deu a dica, e ficou excelente! A única modificação que eu vou tentar na próxima é colocar menos açucar mascavo (talvez substituir parte pelo açucar refinado mesmo, ou cristal, ou demerara), porque meu recheio ficou beeeem escuro, praticamente preto (acho que pode ser a marca de açucar que eu usei). Embora a aparência do recheio tenha ficado estranha à primeira vista, o sabor ficou sensacional! Doce na medida certa e nem um pouco enjoativa.

    Beijos e obrigada pela receita maravilhosa!! Já está na minha pasta de favoritas!!

    1. @Bia, Oi Bia, tente usar um mascavo mais claro. Mas fico feliz que tudo tenha dado certo e que todo mundo tenha adorado, parabéns e muito obrigado pelo carinho.
      Beijinhos

    1. @Renata Brigeiro, Hehe a preguiça atrapalha mesmo, mas depois que você fizer a primeira vez, vai gostar tanto que a preguiça vai embora.
      Beijinhos

  4. Oie Pam,

    Acabei de encontrar seu site ” i am in love “!!! Nao moro no brasil e nunca achei farinha com fermento por aqui e gostaria de fazer essa torta mais preciso saber a quantidade de fermento separado. E possivel??
    Sou igual a vc ando na internet pesquisando novas receitas. Adoro

    Obrigada

    1. @Noemia, Eba Noemia, fico feliz que você tenha encontrado o site. Sobre a farinha com fermento você pode usar esta dica: você pode colocar para cada 1 xícara de farinha de trigo normal, 1 e 1/2 colheres (chá) de fermento em pó mais 1/2 colher (chá) de sal.
      Beijinhos

  5. Fiz essa receita aqui em casa e TODO MUNDO gostou! Até meu irmão que não é chegado em doces elogiou e repetiu! Rs
    Adoro as receitas e o site, Pam! Continue assim 😀

    1. @Natalia Oliveira, Ebaaa Natalia, que delícia, fico feliz que todos e até seu irmão tenha gostado. Muito obrigada pelo carinho. Beijinhos.

    1. @Georgia, Oi Georgia, o açúcar mascavo é um dos ingredientes chaves das tortas de maça, eu tentaria usá-lo de todos os jeitos. Mas se você realmente não quiser usar, eu diria pra usar açúcar normal no lugar. Beijinhos.

  6. Olá, não sei o que deu de errado com a minha receita, mas a massa ficou muito mole…! não fiz com a farinha com fermento mas segui a recomendação que vc deu para a menina acima…tô pensando no que deu errado..na hora de botar o ovo, era só a gema? porque botei com a clara…enfim, mesmo a massa mole, eu esfreguei ela na assadeira e botei no forno, só para não perder a receita…vamos ver no que dá.

    1. @Cris, Oi Cris, o ovo é pra usar inteiro, quando a massa ficar mole coloque mais farinha. Você usou a manteiga fria? Ela tem que estar dura, não pode estar em temperatura ambiente ok? Beijinhos.

  7. Pam….

    Essa torta ficaria boa substituindo maçã por banana??
    A propósito, seria uma receita mt boa para colocar no site, uma torta de banana e canela com recheio cremoso e quentinho rsrsrsrsrs

    BJ

    1. @Ana Paty, Oi Ana, eu não tenho certeza como ela ficaria, pois a banana amolece bastante. Mas gostei da dica, vou colocar a torta de banana na lista de receitas a fazer. Beijinhos.

  8. Primeiro quero parabenizar pelo site! É tudo lindo aqui, você faz um ótimo trabalho 🙂
    Fiz a torta de maçã… como não achei manteiga sem sal no mercado, usei margaria (becel) sem sal. Também não usei canela pois não gosto. Mesmo assim ficou uma delícia! Meu namorado, meu sogro e sogra adoraram! Ainda quero fazer muitas outras coisas que tem por aqui, a próxima deve ser cupcakes ^^

    1. @Gabriela, Oi Gabriela, obrigada por contar as sua substituições, é bom saber pra quem quiser trocar também. E fico feliz que tenha dado tudo certo. Beijinhos e obrigada pelo carinho.

    1. Oi Thamires, não tenho torta, tenho cheesecake, bolos e muffins. Dá uma olhadinha no índice de receitas pra você ver as que eu tenho. Beijinhos.

  9. Fiz e ficou linda, cheirosa e deliciosa! “Sumiu” da forma em 15 minutos! Mas fiz umas adaptações: tive de “corrigir” a farinha, pois a massa ainda grudava na mão; usei farinha sem fermento e segui sua dica (comentários); tirei um pouco da clara do ovo (tb lendo um comentário de que tinha ficado muito mole e vendo outra receita de 2 gemas, em vez de ovo inteiro); reduzi a quantidade total de açúcar branco e usei tb mel, pra dar uma “bossa”, pois não tinha do mascavo; a cobertura foi de tirinhas, pois sobra mais massa para o fundo não ficar quebradiço e assa mais a maçã (e perfuma a casa).Pena que não haja espaço para a foto, pois ela ficou “de vitrine”! Recomendo!

    1. Ebaaaa Ana, eu salivei aqui de vontade… hehehe. Quando quiser me mandar fotos, posta lá na página do facebook! Obrigada pelas dicas!! Beijinhos!

  10. Ola! Pam, primeiramente gostaria de dizer que sou apaixonado por seu site, não há receita que eu não tenho tentado.
    Então, eu fiz a receita da famosa torta de maçã, mas algo deu errado: minha maça ficou durissima, tens alguma dica?

    1. @Thiago Costa, Oi Thiago, super obrigada pelo carinho. Talvez as maçãs já estivessem duras de natureza mas também por causa disso talvez você tivesse que cozinhá-las um pouquinho mais. Você pode ir cozinhando mais e ir experimentando, até ver que elas ficaram na consistência que você queria. Beijinhos.

Deixe um comentário