Gastronomia Responsável

Oi pessoal que adoro de paixão, desculpem me pela demora, mas muita coisa aconteceu nestes últimos dias. Além de uma virose bem brava, que me deixou sem dormir por vários dias por causa de uma tosse horrível, eu estou com alguns projetos novos para o blog, então fiquem ligados, pois quando vocês menos esperarem haverá novidades por aqui.

Bom, hoje o post é diferente, ao invés de só colocar uma receita pra vocês, vou falar um pouco sobre uma campanha super bacana que fiquei conhecendo esta semana. Se trata da campanha “Gastronomia Responsável” e vou falar um pouquinho dela pra vocês.

Qual a forma mais deliciosa de contribuir com a conservação da natureza? Comendo!

Idealizado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, sob a curadoria do renomado chef Celso Freire, o movimento Gastronomia Responsável convidou chefs de cozinha a criarem pratos com princípios que unem a alta gastronomia e conservação da natureza. Parte do valor da venda dos pratos é destinado a ações de conservação da natureza da Fundação Grupo Boticário.
Todas as receitas são feitas com ingredientes especiais e seguem, pelo menos, um dos princípios de conservação da biodiversidade, listados abaixo.

Utiliza produtos orgânicos: Escolha os produtos orgânicos! Eles não usam agrotóxicos, fertilizantes ou pesticidas que poluem e agridem o meio ambiente, contaminando solos e recursos hídricos.

Dá preferência a produtos regionais: Pode parecer bobagem, mas quando você escolhe um produto regional já contribuiu para a diminuição do transporte de alimentos e, consequentemente, na redução da emissão de gases de efeito estufa, além de economizar energia da refrigeração.

Evita espécies ameaçadas de extinção: Não estamos falando somente de animais, mas também de outras espécies como, por exemplo, a castanha-do-pará e o palmito-juçara. Vale lembrar que qualquer espécie que entre em extinção provoca um desequilíbrio enorme no ecossistema. Se não houver alternativas para sua receita, compre apenas produtos com garantia de procedência!

Aproveita integralmente alimentos: Use a criatividade e tente usar integralmente os alimentos evitando o desperdício, mesmo partes normalmente não usadas, como cascas, talos, folhas, sementes e outros. Se não for possível utilizar todo o ingrediente para o mesmo prato, você pode reaproveitar em outras receitas.

Essa idéia também pode ser colocada em prática na sua casa. No site www.gastronomiaresponsavel.com.br/receitas.php você encontra várias receitas simples, deliciosas, fáceis de fazer e que ajudam na preservação do meio ambiente.


E para quem é bom de cozinhar, fica o convite para soltar a criatividade, criar uma receita que siga um dos princípios e compartilhar com todos no site do movimento.

Para conhecer mais sobre o movimento Gastronomia Responsável você pode acessar o Website, Facebook e Twitter .

E aproveito para compartilhar novamente com vocês uma das receitas do meu site que condiz perfeitamente com o movimento da campanha. Pra quem quiser conferir, uma das minhas receitas preferidas de bolo de maçã (onde você não desperdiça as cascas) utiliza os quatro princípios de conservação da biodiversidade. Então, fica aí a dica.

15 comentários em “Gastronomia Responsável

  1. Oi linda, adorooo suas receitas. Apesar do tempo ta curto, sempre arrumo um jeitinho para cozinhar. Gosto de aprender pratos simples mas diferentes, para cozinhar para meu namorado. bjosss

    1. @Nilda, Oi Nilda, tenho certeza que seu namorado deve adorar tudo o que você faz pra ele, e fico muito feliz em te inspirar a isso, parabéns e não pare não.
      Beijinhos

  2. Oi amiga!!!

    Que bacana a materia sobre gastronomia responsável!!! Parabéns!!!
    Desejo muito sucesso nesta nova trajetoria!!!! No que eu puder ajudar conte comigo!!!!

    bjs amore!!!!!!!!!

    1. @Gleice Ramos Vieira, Oi amor da minha vida, adorei sua visitinha e espero que minha aprendiz esteja mandando ver na cozinha heim? Te amo.
      Beijinhos

  3. Olá !

    Muito legal mesmo essa atitude, eu mesmo não fazia idéia de como essas escolhas simples podem fazer a diferença. Vou adotá-las no meu dia a dia!
    E pra começar testei a receita do bolo de maçã, seu sou suspeita pra falar pq amo maçã, como umas duas por dia, e esse bolo ficou divino, aquele perfume de maçã com canela saindo do forno deixou até o meu cachorro plantado do lado do forno! E claro não sobrou nem uma migalhinha! Ficou tudo de bom!

    Obrigada pelas dicas e pela receita!

    Bjos

    1. @Pammela, Oi Pammela, hahaha fiquei imaginando a cara do seu cachorrinho…hehehe. Fico feliz que você tenha gostado e principalmente que tenha aderido a campanha, parabéns.
      Beijinhos

  4. Oi minha querida amiga!!! Quanto tempo!!! Embora eu esteja sumida daqui, passo sempre para saber o que está rolando…
    E essa camapnha é muito bacana! Vou divulgar também, porque precisamos ser mais conscientes com o planeta que habitamos.
    Eu faço várias receitas aproveitando integralmente os alimentos. As minhas favoitas são as geléias de casca de melancia e o doce de casca de mamão com coco… hummm!
    Espero que esteja com a saúde restabelecida.
    Beijo no coração!

    1. @Aninha, Oi amoreeeeee, eu também não ando comentando no seu blog, mas vejo sempre as atualizações. A vida anda meio complicada por aqui mas vou tentar comentar mais, ok?
      Beijinhos

  5. Prima,

    essa semana fizemos o Bolo de Maça e ficou delicioso, o Weber já pediu para repetirmos a receita, a Kamilla perguntou de quem era a receita. Todos adoram, melhor ainda foi ver as criança comendo maças e mais maças, sem reclamar.
    Beijos e Saudades.
    Kelly

    1. @Kelly C Morais, Hahaha que demais prima, adorei, realmente este bolo surpreende, já tive também várias pessoas que não gostavam de comer fruta em bolo, comerem o bolo e gostarem…hehe. Adorei saber que você fez o bolo e que voltou pra me contar como foi.
      Beijinhos e saudades mega.

  6. Oi Pamela, tudo bem?

    Já fazia um tempinho que eu não entrava no seu blog, mas como o natal está se anunciando, eu comecei a pensar no que eu posso preparar para a ceia. Claro, a minha primeira fonte de receitas é o seu blog, então vim dar uma espiada. Ele está ótimo, como sempre, já selecionei várias receitas para a minha pasta.
    Aproveitei pra comentar porque vi este post, que além de super interessante ressuscita a receita do bolo de maçã, que é preferência nacional aqui em casa, e que vem seguida de perto da torta de limão com massa de biscoito maionese.
    Já tive algumas ideias pro natal, mas queria saber se você me sugere alguma coisa..
    Beijos

    Marina

    1. @Marina, Oi Marina, fico super feliz de saber que você adora e confia nas receitas do site, muito obrigado pelo carinho. Agora sobre a sua dúvida, você quer uma sugestão de doce ou salgado?
      Beijinhos

    1. @Marina, Bom Marina, no Natal eu normalmente sigo as tradições com um peru ou um pernil assado, daí é só variar nos acompanhamentos, como uma batata sauté que tem aqui no site, uma farofinha, um arroz a grega, uma maiosene, ou você pode variar fazendo um cozido de peixe e camarão, vou ver se coloco esta receita ainda este mês. Bom, meu natal normalmente é assim…hehe.
      Beijinhos

Deixe um comentário