Bolo Floresta Negra

Oi pessoal, mais uma receita de bolo pra vocês. Desta vez trago a receita do bolo que fiz para o aniversário do meu irmão. Neste ano ele pediu um bolo floresta negra, pois outro dia ele estava assistindo na tv um documentário sobre a Alemanha e no fim eles falaram sobre o verdadeiro bolo floresta negra. A receita é simples e peguei um pouco a idéia deste site, mas utilizei a mesma receita de bolo de chocolate que sempre uso. Fiz um chantilly básico mas coloquei um pouco de Kirsch (pois meu irmão viu no documentário que eles usavam esta bebida..hehe), um destilado de origem alemã. Seu nome vem do resumo da palavra kirschwasser, que em português significa “água de cereja”. A bebida é produzida principalmente na região da Floresta Negra, na Alemanha e é feito a partir da destilação da cereja. E como aqui não encontrei as cerejas em calda parecidas com a do Brasil, eu utilizei as cerejas frescas, pois além de tudo prefiro a fruta fresca. Mas se você não encontrar, pode utilizar as que vendem em calda no supermercado. Ah e para confeitar eu ralei um pouco de chocolate meio amargo e cobri a lateral do bolo.
Bom, o bolo ficou delicioso, por enquanto, segundo meu irmão, é o melhor bolo que já fiz até agora. Mas não confiem muito nele, pois ele possui um paladar difícil…hehe…e para mim todos os bolos que fiz até hoje são deliciosos…haha. Mas esperem só até eu postar a receita do bolo de aniversário que fiz para minha irmã, pois para ela, este sim foi o mais gostoso…hehe.

Bolo Floresta Negra

Ingredientes:

1 e 3/4 xícara de farinha de trigo
1/3 xícara de chocolate em pó
1 e 1/2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato
1/2 colher (chá) de sal
1/2 xícara de óleo
1/4 xícara de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
3 ovos grandes
1 xícara de chocolate meio amargo, derretido
1 xícara de buttermilk*

*Receita de buttermilk caseiro: Para cada xícara de buttermilk que a receita pedir, coloque 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre branco em um recipiente graduado, e acrescente leite até completar uma xícara. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar.

Calda de cereja:
1/2 xícara de água
1/4 xícara de açucar
2 colheres (sopa) de Kirsch(destilado de cereja) ou outro de sua preferência
250g de cereja frescas sem caroço

Chantilly para Cobertura e Recheio:
2 e 1/2 xícaras de creme de leite fresco
3 colheres (sopa) de açucar de confeiteiro
1 colher (sopa) de Kirsch ou outro destilado de sua preferência

Preparo:

Bolo:
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte 2 formas redondas de 23cm.
Peneire os ingredientes secos juntos. Numa tigela, bata o óleo, a manteiga, o açucar e a baunilha até ficar cremoso, cerca de 2 minutos. Acrescente os ovos, um a um, e bata. Junte o chocolate derretido e bata até incorporar. Em velocidade baixa acrescente a mistura de ingredientes secos, alternando com o buttermilk e bata até misturar bem, cerca de 2 a 3 minutos.
Divida a massa nas duas formas e asse por 20-25 minutos, ou até que o teste do palito saia limpo.

Calda de Cereja:
Numa panela em fogo baixo, misture a água e o açucar e mexa até que o açucar dissolva. Adicione o destilado e retire do fogo. Acrescente as cerejas e deixe repousar por 30 minutos. Depois peneire e separe as cerejas da calda, guarde os dois separadamente.

Cobertura e Recheio:
Misture o creme de leite, o açucar e o destilado e bata em velocidade média-alta até que engrosse e forme picos.

Montagem:
Quando os bolos estiverem totalmente frios, coloque um dos bolos em um prato e regue com a calda de cereja. Espalhe cerca de 2/3 do recheio e por cima arranje as cerejas. Coloque outra camada de bolo, e cubra todo o bolo com o restante do chantilly e decore. Se você achar que precisa de mais chantilly, é só fazer mais um pouco da receita, eu aconselho a ser bem generosa no chantilly no recheio…hehe.

30 comentários em “Bolo Floresta Negra

  1. Oii!!!! O bolo tá com uma cara ótima, eu só não gosto muito de cereja mas penso em me aventurar na receita e substituir por morango o qu evc acha ? srsrsrsrsr Aí já não é mais floresta negra, não é???
    Mas o do peti gatue vou testar meu marido ama esse doce e eu nunca fiz. Beijos…

    1. @Michele, Oi Michele, você já experimentou a cereja fresca? Pois a fruta fresca é completamente diferente da enlatada, quem sabe você não gosta…hehe
      Beijinhos

  2. Olá Pam querida!!!, que saudades amiga, e que bolo lindo, seu irmão foi premiado, pois ele tem o privilégio de ter uma irmã que pode presenteá-lo com um bolo magnifíco feito com mãos de fada e com o coração de anjo, tá divino amiga, parabéns para vc pelo feito e para o irmão pelo aniversário, muita saúde!!!, bjkas e boa noite p/ vc queridona, ;)… ♥!!!

  3. Oi, Pam,

    O Floresta Negra é um clássico porque é delicioso, né?
    Desde que coloquei uma foto desse bolo no meu blog, penso em trocá-la, pois a acho tosca, rsrs. Já a foto desse seu (e o sabor também, certamente!) ficou um primor, rsrs.

    Um beijo!

    1. @Marly, Oi Marly, fui ver a foto do seu floresta negra e pra mim não é nenhum pouco tosca…hehe. Pra mim ta mais suculento que o meu….haha.
      Beijinhos

  4. Oi miguinha, saudades….
    Acabei de chegar do trabalho e corri para o micro pra ver as novidades da blogsfera. Me deparei com essa maravilha de chocolate. Pena que está longe, senão pediria um pedacinho para matar minha fome de chocolate.
    Um super beijo e assim que eu fizer esse bolinho “mara” mando a foto para vc ver.
    Beijocas e ótima semana!
    Fica com Deus.

  5. Olá!!!!
    Hum que delícia!!!!! Logo de manhã com um bela imagem dessa…já engordei…haha

    Fiz uma postagem lá no blog sobre um filme muito interessante que qualquer pessoa que gosta de culinária adoraria ver…

    Bjs

    Lina

    falcolinacoisasdalina.blogspot.com
    @_falco_lina

  6. Oi Pam,

    Parabens ao seu irmao. Adoro este bolo, mas curiosamente nunca o reproduzi, geralmente como este bolo na altura do Natal. Pode ser que este ano faca a sua receitinha, hehehe…

    Beijinhos

  7. Hum que delícia!!! Eu também já tinha ouvido a história do bolo floresta negra. É realmente encatadora assim como a floresta que deu o nome ao bolo. Sem dúvida esse bolo é uma das minhas receitas favoritas e a do meu marido também. Obrigada por compartilhar a sua conosco.
    Super beijo.
    Ale Dias

  8. Oi Pamela.
    Floresta Negra é um clássico. Adoro tudo: o chantilly, o licor, as cerejas e a massa de chocolate.
    Eu e o Paulo (não sei se sabe que unimos nossos blogs) estamos testando algumas receitas e fazendo algumas adaptações, uma coisa que percebemos é que deve ficar excelente com amarenas, uma cereja italiana. Conhece?
    É deliciosa e em São Paulo você encontra ela em calda na Central do Sabor e na Barra Doce.

    Fiquei com mais vontade ainda de comer esse bolo depois de ver o teu que ficou lindão.

    Um beijo!

  9. Nossa que delicia!!
    Com cerejas frescas ficaram muuuito mais linda e com certeza muuito mais gostoso!!!
    Hunnn!!!
    Com certeza acredito na sua humildade e TODOS os seus bolos devem ser maravilhosos!!
    Parabéns querida e obrigada por compartilhar comigo suas receitas.Adóro!!!
    beijos

  10. Oi,Pamela!
    Tô sorteando 2 ilustrações minhas no Blog’Arte e só até amnhã as 18hs. Passa lá pra participar!!!
    Beijins!
    Andrea Guim

  11. Fiz só a massa deste bolo para o lanche…gente que massa fofa e leve.Adoramos.Joguei uma caldinha de nescau por cima.Hummmm, muito bom!!!!
    Bjkas

  12. ola amei o seu blog estou copiando todas receitas mas gostaria de saber pra que serve o buttermilk e se eu posso fazer a receita sem ele qual a diferença
    e seu blog é mara………. bjs

    1. @patti, Oi Patti, muito obrigado pelo carinho. Sobre a sua dúvida, o buttermilk serve para dar um sabor e leveza à receita. Eu indico a usar e sempre coloco a receita caseira logo embaixo. Mas se você não quiser usar não tem problema, pode usar leite no lugar.
      Beijinhos

  13. Olá, sou fã das suas receitas;) quero experimentar este bolo, mas fiquei com duvida sobre o chocolate derretido, como faço?! Lol derreto em leite, agua?!
    Obrigada

    1. @Mi, Isso Mi, chocolate ralado, e uso a mão mesmo pra ele grudar na lateral. Mas antes passo uma camadinha de chantilly. Beijinhos.

Deixe um comentário