Croque Monsieur

Oi pessoal, trago outra receitinha que já fiz há um tempo e que tirei daqui, mas que merecia ser postada aqui uma hora ou outra, pois é simplesmente deliciosa, e o simplesmente é tanto pelo fato de ser simplesmente muito gostoso tanto quanto pelo fato de ser simples de se fazer, entenderam? hehe. Então, essa é uma receita básica, simples, rápida, com ingredientes que todo mundo tem em casa, e que rende um sanduíche super gostoso e com um nome super chique…hehe. Ele é ótimo pra qualquer hora e o legal é que você pode variar um pouco do tradicional pão, presunto e queijo, indico à todos. Ah e se você colocar um ovo frito sobre os sanduíches, ele se tornará Croque Madame…hehe.

Croque Monsieur

Ingredientes:

8 fatias de pão de forma ou pão italiano

Molho Béchamel:

2 colheres (sopa) manteiga
2 colheres (sopa) farinha de trigo
1 e 1/2 xícaras de leite
Uma pitada de sal e pimenta, ou à gosto

Recheio:

170g de queijo Mussarela, Gruyère ou outro de sua preferência, ralado, (cerca de 1 e 1/2 xícara)
1/4 xícara de queijo Parmesão ralado
340g de presunto fatiado ou ralado (cerca de 3 xícaras se ralado)
Mostarda

Preparo:

Pré aqueça o forno à 200°C.

Para fazer o molho. Derreta a manteiga numa panela em fogo médio até começar a borbulhar. Adicione a farinha e cozinhe, mexendo por 2 minutos, até ficar cremoso. Adicione o leite devagar, mexendo sempre, cozinhe até que engrosse. Retire do fogo e tempere. Misture o queijo parmesão e 1/4 de xícara do queijo Mussarela. Reserve.

Passe manteiga nas fatias de pão, coloque-as numa forma e toste no forno, por alguns minutos de cada lado, até que estejam ligeiramente tostadas. Pincele 4 fatias com mostarda. Adicione o presunto em cima delas e divida mais cerca de 1 xícara do queijo Mussarela restante. Cubra com as outras fatias de pão. Cubra os sanduíches com um pouco do molho béchamel. Salpique o restante do queijo sobre os sanduíches. Coloque-os numa forma (se for uma forma com grelha é melhor). Asse no forno por 5 a 7 minutos, ou até que o queijo derreta e esteja levemente tostado (se seu forno tiver opção de grelhar, grelhe por mais 3 a 5 minutos).

48 comentários em “Croque Monsieur

  1. Oi, Pam,

    Realmente, os croques Monsieur e/ou Madame são saborosos e fáceis de fazer. E quebram um galhão quando a gente recebe visitas inesperadas e não tem um prato quente gostoso já pronto para servir, né?

    Beijão.

  2. Adorei o site e as receitas… Ontem estive procurando por cupcakes e encontrei uns muito apetitosos por aqui… vou tentar fazer algum. Parabéns, o site está maravilhoso e é de dar água na boca! Assim que der vou experimentar o Croque Monsieur também!
    Beijos

    1. @Rafaela, Ah espero que goste das receitas, preciso colocar mais receitas de cupcake aqui, umas mais variadas. Depois me conta se testou e gostou de alguma.
      Beijinhos

  3. Olá Pamela, vc não têm idéia de como estou encantada com seu bloguinho ^^, estava a procura de uma receita e continuo a procura rsrsr de cupcake, algo bem simples pra quem está começando mesmo ^^…e encontrei seu blog, que por sinal já estou seguindo…peguei a receita do cupcake com nutella, mas vou meio q adaptar pq sou quero a massa mesmo ^^. Pode ter certeza que estarei sempre aqui …vendo e me deliciando com suas receitinhas^^

    1. @July Flor, Ah você vai adorar aqui, só tem receita fácil e se você achar que alguma parece difícil pode acreditar que não é…hehe.
      Beijinhos

  4. Pamela, fica quieta menina!!! Esse é o sanduíche dos meus sonhos, você não sabe, muuuuuito antigamente na Av. Nove de Julho em Sampa tinha o Deck, um restaurante com Drive-Inn. A gente ia lá especialmente comprar o CROQUE-DECK deles, era um sanduíche incrível, dos sonhos, de VER DEUS!!! Agora está explicado porque as minhas tentativas nunca deram certo, tem que torrar o pão antes (e depois gratinar né?) Todas as vezes em que fiz, ficou horrivelmente molengo o sanduba… vou experimentar hoje e depois te conto, mas com certeza vai dar certo. Tenho uma amiga que tem um blog super legal de culinária chamado “Chucrute com Salsicha”, vou indicar o teu blogue pra ela, ela se chama Fernanda e mora em Davis, na Califórnia (ela já morou aí no Canadá também, num lugar chamado Saskschalgumacoisa que eu não consigo decorar muito menos escrever esse nome hehe). Teu blogue é bárbaro e você é um doce! BeijÃO, diretamente de sampa & CONGRATS!!!

    1. @Lúcia Lopes, Oi Lúcia, vou ficar esperando ansiosa pra saber se finalmente seu croque monsieur deu certo. Ah e eu acho que já visitei o blog da sua amiga, e você deve estar querendo dizer Saskatchewan , o lugar que ela morou aqui no Canadá…hehe.
      Beijinhos

  5. Allo Pam…Ja vi que andei perdendo muito coisa boa no seu blog. Eu tambem de vez em quando faco Croque Monsier em casa e posso confirmar que e mesmo uma delicia. E nota 10 quando alguem vem ca a casa ver 1 filmezinho e a meio temos fome, costumo logo deixar preparado e a meio do filme meto no forno, humm uma delicia.

    Beijinhos

    1. @Cacahuete, Oie, realmente é ótimo pra acompanhar um filme, e achei ótima a idéia de deixar tudo pronto, assim fica pronto rapidinho…hehe.
      Beijinhos

  6. Olá!! Simplesmente amei seu blog!! Adoro cozinhar e fazer doces, bolos e tudo que for bom e que me abra os olhos com aquele apetite. Vim aqui para ver os CUPCAKES e achei muito mais…Você está de parabéns pela sua dedicação. Agora não vou mais deixar de te visitar. Há que pena perdi o sorteio dos esmaltes. Amo me cuidar e adora estar com unhas sempre lindas. Ah! Vou fazer este Croque Monsier, acabei de ganhar um forninho e acho que ele vai ser perfeito para esta receita. Bjs. Boa sorte.

    1. @Nilcelene, Oi Nilcelene, muito obrigado pelo carinho, fico super feliz em saber que você gostou do meu blog e quem sabe mais pra frente eu fassa outro sorteio e você participe…hehe.
      Beijinhos

  7. Oi minha amiga! Saudades…. Ando sumida daqui por causa do meu trabalho. Mas não esqueço de você. E me conta, como anda a vida nessas bandas? Tá gostando? E a família, espero que esteja bem.
    Delicioso sanduba… se tivesse um desses aqui e agora, devoraria tudinho…hehe.
    Um beijo no seu coraçãozinho doce.
    Se cuida anjinha.

    1. @Aninha, Oi paixão, eu também não esqueço de você, apesar da vida aqui andar corrida. Está tudo bem por aqui, mas um pouco meio louco…hehe. Espero que tudo esteja bem com você.
      Beijinhos e uma linda semana

  8. Oie!
    Sobre os cupcakes, eu, lendo as receitas daqui, fiz com a receita comum do bolo de chocolate, e cresceram que foi uma belezinha! Coloquei recheio de brigadeiro e chantili verde, ficaram lindos! O Croque Monsieur eu fiz na quarta passada, e adorei, super pratico e rápido!
    Beijos e tenha um bom dia!

    1. @Rafaela, Eba Rafaela, que bom que tudo deu certo, e os cupcakes com recheio de brigadeiro devem ter ficado ótimos, só faltou a foto…hehe.
      Beijinhos

  9. Adorei esta receita, fiz não ficou tão bonito como o seu, mas acho que é porque os frios estavam fateados e não ralados, mas ficou uma delícia.
    Como sempre amando suas receitas.
    Ah comentei sobre o seu blog no meu, depois dá uma olhadinha.
    Bjocas

    1. @João, Oi João, eu também acho que deveriam ter mais receitas salgadas aqui no site. Mas é que os doces fazem mais sucesso…hehe.
      Beijinhos

  10. Olá! Outro dia estava procurando receitas de cupcakes e acabei achando o seu blog, olhei todas as receitas, uma melhor que a outra!! Já coloquei muitas na minha to do list… Mas realmente a que fiz primeiro foi o Croque, fica muito bom, uma delícia. Muito prático e diferente. Com certeza irei fazer mais vezes. Você poderia colocar mais receitas de lanches salgados no blog. Parabéns!

    1. @Paty, Oi Paty, fiz o croque outro dia também, e eu adoro pois é super rápido e delicioso. Vou tentar colocar mais salgados no blog, várias pessoas me pedem, mas é que eu tenho uma tendência a ser formiguinha…hehe.
      Beijinhos

    1. @Mirela Storino, Oi Mirela, então seja mais do que bem vinda e sinta-se a vontade. Fico feliz que já tenha testado receitinhas, muito obrigada pelo carinho.
      Beijinhos

  11. Olá Pam, encontrei seu blog enquanto procurava sobre o processo de imigração pro Canadá, faço gastronomia e a algum tempo venho pensando em me aventurar(junto com o marido nerd louco por IT…^^) pelas terras frias do Canadá.
    Esse sanduíche faz muito sucesso aqui em casa, a Madame num é tão apreciado quanto essa versão “masculina”…^^
    Toda vez q faço Croque Monsieur me lembro de um sanduíche q minha mãe sempre fazia em casa e q tbm tem nome nobre, é o Sanduíche do Conde, vc já deve ter ouvido falar dele.^^

    Adorei seu blog.

    Beijins.

    1. @Daiana, Oi Daiana, o Canadá é maravilhoso, sou apaixonada por tudo isso. Então, eu conhecia sim o sanduíche do conde, mas nunca fiz ele, mas agora fiquei com vontade, vou tentar fazer. Beijinhos.

  12. Oi Paam! Nossa, fiz a dois anos e foi um sucesso heim, minhas amigas pedem até hoje pra eu fazer de novo kkkk
    Sempre que quero fazer algo gostoso e que dê certo venho aqui!
    Amo suas receitas e seu blog!
    Beijinhos!!

Deixe um comentário