Polenta Recheada Grelhada

Esta receita eu vi um dia em que eu estava na casa da minha amiga, e estávamos assistindo o programa Dia-Dia com Daniel Bork, na hora já fiquei com água na boca e tive certeza que eu iria testar. Mudei um pouco a quantidade dos ingredientes e fiz o molho do meu jeito. Ficou delicioso, nem consegui esperar a polenta endurecer para grelhá-la, de tanta vontade que eu estava de experimentar…hehe. Adorei, é super fácil de fazer, e fica incrivelmente delicioso. Eu vou passar a receita de polenta que usei, mas se você já tem uma que está acostumada à fazer, pode usá-la. E se você for como eu, eu caprichei na mussarela e no bacon, sou bem generosa…hehe…para depois de grelhar ficar aquele queijinho derretendo pelas laterais e a polenta com uma crostinha crocante, finalizando com o molho e queijo ralado por cima…hummmm.

Polenta Grelhada

Ingredientes:

Polenta:
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de milho
5 xícaras (chá) de água
sal e pimenta-do-reino a gosto

Recheio:
300 gramas de queijo mussarela ralada grossa
100 gramas de bacon frito (reserve a panela com a gordura do bacon)

Molho:
1 colher (sopa) de cebola picada
1 dente de alho picado
2 latas de tomate pelado triturado no mixer
200g de carne moída
Manjericão, sal e pimenta à gosto

Preparo:

Polenta:
Unte com um pouco de azeite uma assadeira pequena ou um refratário de 18x28cm. Coloque a polenta e a água numa panela e leve ao fogo médio, mexendo bem. Quando ferver, abaixe o fogo e tempere com sal e pimenta-do-reino. Não pare de mexer.Depois que ferver, continue mexendo a polenta durante o todo o tempo de cozimento. Desligue o fogo quando a polenta desgrudar do fundo da panela.

Coloque metade da polenta no refratário e cubra com a mussarela e o bacon, termine cobrindo com a camada restante da polenta. Alise bem a superfície com as costas de uma colher. Deixe esfriar. Quando a polenta estiver fria, coloque-a na geladeira por 15 minutos. Nunca coloque nada quente na geladeira, deixe esfriar primeiro.

Molho:
Numa tigela, coloque o molho frio e a carne crua e com um garfo desmanche a carne até que ela esteja bem incorporada ao molho.
Na panela em que você fritou o bacon, utilize um pouco da gordura e refogue a cebola, depois acrescente o alho e refogue. Acrescente o molho com a carne e deixe ferver. Tempere com manjericão, sal e pimenta à gosto.

Grelhar:
Retire a polenta da geladeira depois dos 15 minutos. Coloque uma tábua por cima da assadeira e vire de uma vez, para que a polenta “caia” em cima da tábua. Corte a polenta em quadrados. Numa grelha ou numa frigideira anti-aderente, leve 2 colheres (sopa) de azeite ao fogo médio para aquecer. Quando estiver quente, coloque dois pedaços de polenta por vez e deixe grelhar por 5 minutos, ou até que fique bem douradinhos por baixo. Em seguida, vire os pedaços e deixe o outro lado grelhar por mais 5 minutos.
Retire as polentas da grelha e repita a operação com os outros pedaços. Coloque as polentas grelhadas num prato e sirva a seguir com o molho.

18 comentários em “Polenta Recheada Grelhada

  1. Ô menininha danada vc Pam, sempre se superando, que polenta é essa amiga, grelhada, recheada, molho de tomate, queijinho, bacon, meu pai do céu, só tem ingrediente bom nessa maravilha gente!!!, amei amiga, tô com lápis e papel na mão, ok?!!!, bjkas e lindo dia p/ vc queridona, ;)…

    1. @Ana Paula, É por isso que eu fiz, com essa combinação de ingredientes não tinha como não ficar bom, na verdade ficou delicioso…hehe.
      Beijinhos

  2. Não é muito comum ver por aqui receitas salgadas, mas quando aparecem são receitas fantásticas e super, mega apetitosas. Esta vai já para a minha lista de receitas a fazer, oh yeah.

    Beijinhos

    1. @Cacahuete, É verdade, pratos doces são mais comuns por aqui, pois para mim eles são mais fáceis e rápidos dos que os salgados…hehe. Mas eu fasso vários pratos salgados básicos, mas só coloco os deliciosos aqui…:)
      Beijinhos

  3. Também assisti a esse programa e lembrei-me primeiramente da minha avó preparando uma receita muito parecida para nós. BAteu muita saudede… Depois é claro veio a agua na boca e a vontade de experimentar. Depois de ver aqui sua versão tenho certeza que preciso me arriscar a preparar essa delícia!!!
    Super beijo.
    Ale

    1. @Alessandra, Ah nada melhor do que uma receitinha que lembra alguém querido, né? Então, mãos a obra e depois me conta os resultados…:)
      Beijinhos

  4. Nossa, minha mãe sempre fazia polenta assim!!
    Só que ela usava aquela polenta que tinha sobrado do almoço ou do sia seguinte… Aí ficava durinha e então ela grelhava e fazia vários recheios e coberturas… Que delícia!!

    1. @Killvyane, Oi Killvyane, eu também adoro quando sobra polenta do almoço para comer no dia seguinte, eu gosto de fritá-la, é bom demais…hehe.
      Beijinhos

Deixe um comentário