Muffins de Blueberry (Mirtilo)

Depois destes dias parada por causa do sorteio (desculpinha esfarrapada), trago uma receita maravilhosa para vocês que encontrei aqui. Estes muffins são para mim, os melhores muffins que já fiz até hoje, eles são muito gostosos, macios e ficam com aquela “crostinha” deliciosa por cima. E os mirtilos que comprei desta vez estavam excepcionalmente deliciosos e suculentos, nunca havia comprado uns tão gostosos. Eles deixaram tudo mais gostoso, com um azedinho delicioso à cada mordida, muito muito bom. Já estou louca atrás de mirtilos para fazer mais  destes muffins. Receita aprovadíssima.

Muffins de Blueberry (Mirtilo)
24 muffins

Ingredientes:

2 e 1/4 xícara de açucar granulado
1/2 xícara óleo vegetal
1/2 xícara de manteiga sem sal, derretida
4 ovos grandes
1 colher (sopa) de essência de baunilha
5  xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
3/4 colher (chá) sal
1 xícara de buttermilk *
1/2 xícara de iogurte natural (coloquei num paninho e deixei escorrer um pouco o líquido)
2 e 1/4 xícaras, ou até 3 xícaras de blueberries
1/4 a 1/2 xícara de açucar granulado para salpicar

*Receita de buttermilk caseiro: Para cada xícara de buttermilk que a receita pedir, coloque 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre branco em um recipiente graduado, e acrescente leite até completar uma xícara. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar.

Preparo:

Pré-aqueça o forno à 200°C e unte 24 forminhas de muffins. Peneire os ingredientes secos juntos.
Numa tigela, bata o óleo, a manteiga e o açucar. Adicione os ovos um a um e a baunilha e bata bem.
Com uma colher, misture os ingredientes secos. Adicione o buttermilk e o iogurte.
Se você preferir você já pode misturar os mirtilos, mas isso fará com que a massa talvez fique um pouco azul. Eu fiz de outro jeito, em camadas, eu coloquei uma colherada cheia de massa nas forminhas, joguei mirtilos por cima, coloquei mais uma camada de massa, outra de mirtilos, outra de massa, e salpiquei com o açucar granulado.

Asse por 15 minutos em 200°C e depois diminua para 175°C e asse por mais 12 a 16 minutos ou até que o teste do palito saia limpo e eles estejam levemente dourados. Deixe esfriar por 5 minutos e depois retire da forma e coloque numa grelha para terminar de esfriar.

Eu como eles ainda quentes…hehe.

52 comentários em “Muffins de Blueberry (Mirtilo)

  1. Eu não encontro mirtilos por aqui, vou ter que marcar uma ida ao mercadão para procurar com mais calma, estou loca para experimentar, bolos, tortas e tudo mais com essa frutinha.

    Bjos

    1. @juliana, Oi Juliana, é realmente difícil achar eles, até aqui na minha cidade são raras as vezes que eu acho. Acho que o que você poderia usar no lugar, seriam cerejas, morango, amora, framboesa, maça ou por qualquer outra fruta que vc goste, já que a massa é básica, ok?
      Beijinhos

  2. Essa crostinha dos muffins parece bolacha champagne, rs. Com certeza farei, adoro testar receitas de muffins de blueberry, vou procurar frescos, com os congelados não fica o mesmo sabor.
    beijos

    1. @Dany Martins, Oi Dany, estou lhe devendo uma visita pois ainda não encontrei o endereço do seu blog. Passa aqui de novo, mas dessa vez não esquece do endereço do blog…hehe.
      Beijinhos

  3. Oi Pam,nossa que delicia deve ser essa receitinha,eu tomei o sorvete de mirtilo em uma das minhas visitas em Pirenopolis GO e confesso a você que nunca experimentei coisa mais gostosa em toda a minha vida.UMA VERDADEIRA DELICIA.Espero achar aqui em Brasilia essa frutinha para poder fazer esses muffins.Bjinhos.

  4. Oi Pam, tenho um certo “fraco” por muffins, e os de blueberries são meus preferidos!

    Essa receita me parece ótima,já copiei pra mim…obrigada por compartilhar!

    1. @ioneide, Oi Ioneide, se você quiser receber as atualizações no seu e-mail, é só se cadastrar. No lado esquerdo do meu blog tem um box escrito “Atualização no seu e-mail”, é só colocar o seu e-mail lá, ok?
      Beijinhos

    1. @Rachek, Oi Rachek, você pode substituir pela fruta que você quiser, framboesa, morango, amora, acho que até algumas mais pesadas como maça, pera, etc, ou colocar gotas de chocolate. Mas o melhor mesmo seria tentar encontrar os mirtilos, pois dão um sabor todo diferente.
      Beijinhos

  5. Oi, Pam!! Fiz essa receita hoje! Ficou muito bom! Só esqueci de salpicar o açucar antes de colocar para assar! Da próxima vez não vou esquecer e vou colocar mais mirtilos. Aprovadíssima a receita! Obrigada! Beijinhos!

    1. @Iris, Oi Iris, que bom que você gostou. Mas eu sou igual você, a cada vez que eu repito a receita, vou acrescentando mais mirtilos…hehe.
      Beijinhos

  6. Oi Pam
    tudo bem?
    comprei aki em Toronto o pacotinho da quaker pra fazer muffin vc ja viu? mas to vendo q nada se compara ao seu muffin..humm..vou fazer
    mas me fala uma coisa..to com duvida sobre o tamanho deles.pq qdo compro eles na padaria ou cafeteria aki eles vem bem grandinhos parecendo um cogumelo sabe? formato de cogumelo sabe? tipo do TIM HORTONS
    p q ‘e preciso colocar a forminha de papel? muda alguma coisa? bjoooooooo

    1. @Elen, Oi Elen, eu faço os muffins nas forminhas de cupcakes então eles não ficam tão grandes, você precisa da forma de alumínio e das forminhas de papel. Mas se você quiser, pode só untar as forminhas de alumínio e não colocar o papel, dá certo também.
      Beijinhos

      1. @Pam, se eu usar forminha de papel eu nao untoa forma entao??
        hj vou fazer torta de liquidificador q vc passou a receita para meu mail..
        amooo
        bjaoo

        1. @Elen, Oi Elen, não precisa untar não, é só colocar as forminhas de papel dentro da de alumínio e encher as forminhas de papel com a massa, ok?
          Beijinhos

  7. Oi, Pam! Usei essa base dos muffins pra fazer uns de outro sabor, já que não encontrei mirtilos por aqui. Fiz muffins de morango com pedaços de chocolate branco. Ficaram perfeitos e todo mundo adorou! Obrigada pela receita! Beijo.

  8. Pam,sempre que posso venho navegar para testar suas receitas.Me encantei com estes muffins de mirtilo,quero fazê-lo usando a massa de base para outras sabores de frutas.Fiquei em dúvida sobre a quantidade de farinha de trigo,5 xícaras de chá?
    Agradeço-lhe se me responder.
    Abraços,Dóris.

  9. Oi Pam !!!

    Gostaria de fazer essa receita em forma tradicional de burado no centro, mas estou na dúvida quanto ao tempo de forno e a temperatura… meu forno (electrolux a gas) só marca a partir de 180°. Você, por favor, poderia me ajudar ?!!?. Uma dica: encontrei os mirtillos na redeoba e tb achei no pão de açúcar.

    1. @Lidia, Oi Lidia, eu diria pra usar a temperatura de 180°C e assar por 30 a 40 minutos. Comece a chegar o bolo no 25-30 minutos fazendo o teste do palito, se ele sair sujo vá deixando mais tempo. Se passar de 40 min continue…hehe, até o palito sair limpo. Beijinhos.

  10. Pam, eu amo muffins de blueberry,porém não tinha feito ainda, quando você diz untar as forminhas.. é necessario msm? não é que nem os cupcakes? apenas colocar a massa nas forminhas de papel e pronto?
    aguardo sua resposta, xoxo :*

    1. @Thiago., Oi Thiago, você pode untar ou usar as forminhas de papel, como o cupcake, Quando untar não precisa das forminhas e quando usar as forminhas não precisa untar….hehe. Beijinhos.

  11. Compro mirtilos congelados, só acho uma marca, vem num pote que parece sorvete e encontro em bons supermercados, ao descongelar eles ficam meio moles, mas a casquinha fica firme, assim eu mato minha vontade.
    Essa receita ainda não testei, uso outra que manda esmagar parte deles e usar outros inteiros, o bolo fica lilás e divertido!

Deixe um comentário