Cheesecake e Coulis de Blueberry

Esta é uma receita de cheesecake que eu já havia postado aqui, há algum tempo atrás. E eu sempre repito ela, mas toda vez que eu fasso, acabo mudando a calda. A primeira vez fiz uma calda de cereja, depois fiz com morango e agora como estou na onda dos blueberries, resolvi fazer um coulis dessa frutinha. E simplesmente ficou delicioso, acho que foi a melhor calda até agora, estou acertando em cheio as receitas com blueberries, pena que eles não são encontrados facilmente. Mas se você conseguir comprá-los, eu realmente aconselho à testar esse cheesecake, é delicioso e super fácil de fazer, e fica igualzinho àqueles cheesecakes caros que você compra naqueles restaurantes caros, sabe?…hehe. Mas se não encontrá-los, fassa do mesmo jeito e troque a calda, pela de morango ou cereja, que fica tão bom quanto.

Cheesecake com Coulis de Blueberry (Mirtilo)

Ingredientes:

Base:
140 g de bolacha maria ou digestiva
56 g de açúcar mascavo (aprox. ¼ xícara + 1 colher sopa)
84 g de manteiga sem sal derretida e fria (aprox. 1/3 xícara + 1 colher sopa)

Recheio:
500g de queijo creme (tipo philadelphia ou com a mesma percentagem de gordura)
170g de açúcar (aprox. 1 xícara)
2g de sal (aprox. 1/2 colher chá) (eu colocaria 1g)
140g de ovos (aprox. 3 ovos)
14g de gemas (aprox. 1 gema)
75g de creme de leite fresco(aprox. 1/3 xícara)(já fiz com creme de leite normal e deu certo)
3ml de essência de baunilha (aprox. 1/2 colher chá)

Coulis de Blueberry:
1 xícara de blueberry
2 colheres (sopa) de açucar
1 colher (sopa) de suco de limão

Preparo:

Pré-aquecer o forno a 160-165ºC.

Base:
Untar uma forma redonda de 23cm com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal (se for com base removível, forre o fundo com plástico). Triturar a bolacha com o açúcar até que fique em pó. Misturar a manteiga derretida até que esteja uma mistura homogênea. Preparar a base de bolacha, pressionar sobre o fundo da forma e refrigerar.

Recheio:
Bater o queijo com o açúcar e o sal durante uns 3 minutos. Bater os ovos e a gema e juntar em 4 vezes à mistura de queijo, batendo sempre. Juntar a baunilha com o creme de leite e bater até que esteja homogêneo. Preparar o recheio e deitar sobre a massa.Bater com a forma sobre a mesa para evitar borbulhas de ar.

Preparar um tabuleiro com água, colocar dentro o cheesecake e deixar cozer por 1 h e 15 minutos ou até que o centro esteja firme. Retirar o cheesecake do forno e deixar arrefecer completamente. Embrulhar a forma com película aderente e refrigerar durante toda uma noite. Desenformar.

Coulis de Blueberry:
Leve todos os ingredientes numa panela ao fogo e deixe ferver por 2 minutos. Retire e bata no processador ou com um mixer até virar um purê.

Para desenformar o cheesecake:
Aquecer ligeiramente os lados e o fundo da forma (com um maçarico, por exemplo).
Forrar o prato com que se vai desenformar com papel anti-aderente (para que a parte de cima não fique com marcas).
Passar o cheesecake para o prato final, virando-o.

32 comentários em “Cheesecake e Coulis de Blueberry

  1. Minha querida Pam,

    Que lindo além de gostoso é claro!
    Nossa!

    Eu vou tentar fazer… não garanto sucesso como o seu… rsrsrsrsrs … sou péssima na cozinha, mas, qdo eu fizer, eu passo aqui e te aviso!

    Meu amor, beijokas e uma semaninha linda para vc!

    *(^.^)*

    1. @Káthia, Oi Káthia, faz sim, pois é super fácil, parece que é complicado mas não é não. E não esquece de me avisar depois o resultado.
      Beijinhos

    1. @Claudia, Ai eu fico morrendo de dó quando eu coloco umas receitas suculentas e que sei que minhas amigas de dieta não irão resistir…hehe. Mas o que eu posso fazer né, comida boa a gente compartilha…hehe
      Beijinhos

    1. @Camila Marinho, É verdade, segunda feira é dia de colocar receitas mais lights para passar a semana mais leve…hehe.
      Beijinhos e boa semana

  2. Oi, Pam,

    Mal posso esperar par atestar essa receita, rsrs. vou ver se ela sai nos próximos dias. Dessa vez a foto ficou também muito apetitosa, com o coulis escuro dos mirtilos, rsrs.

    Beijinho e boa semana.

    1. @Marly, É né, normalmente é a foto que faz a gente querer experimentar a receita. Mas se você fizer, não esquece de me contar os resultados.
      Beijinhos

  3. Pam Lindo, lindo e lindo, eu já tinha adorado aquele com calda de cereja, e esse com blueberry está magnífico, estupendo querida !!!, realmente é uma pena ser uma frutinha difícil de se encontrar, mais como vc deu várias opções de calda fica mais fácil de experimentar, bjkas amiga e linda semana p/vc, ;)…

  4. Pam
    Gostaria de saber qual a origem da fruta que você usou para poder testar a receita.
    Obrigada e parabéns, suas receitas são maravilhosas, já testei várias!

    1. @Larissa, Oi Larissa, o Blueberry é conhecido como Mirtilo aqui no Brasil, mas a sua origem é da América do Norte, por isso é difícil encontrar e cultivá-lo por aqui, pois para isso é necessário uma região nas quais o inverno é bastante rigoroso. Era isso que você queria saber?
      Beijinhos

  5. @Pam
    Isso mesmo que gostaria de saber, pois nunca tinha visto dessa fruta na minha região, mas como é necessário um local frio, não devo encontrar aqui pois onde moro é muito quente! Obrigada. Beijinhos;

    1. @Nicole, Oi Nicole, você pode bater na mão sim, mas você tem que se lembrar que sempre irá demorar e cansar mais. Pois você tem que bater com uma velocidade boa e o braço irá cansar rápido, então é sempre bom ter alguém por perto para revezar…hehe.
      Beijinhos

  6. Olá, vc é danadinha, hein? Suas receitas e dicas me deixam maluca!!! Parabéns pelo blog. Feliz Ano Novo, e continue nos atormentando com suas receitas maravilhosas.
    Uma duvida: colocar a forma num tabuleiro com água, não irá infiltrar no cheesecake?
    Bjs

    1. @Sibele, Oi Sibele, obrigado pelo carinho. Sobre a sua dúvida, se você colocar o cheesecake em uma forma de fundo removível você precisa enrolar o lado de fora em um plástico resistente, senão entra água sim.
      Beijinhos

  7. Oi Pamela, tudo bem!!!
    Pergunta: Você já testou fazer o coulis de amora???
    Bom, assim que as amoras brotarem no meu quintal vou testar sua receita hummmmm, dá até água na boca!
    Obrigada Bjs
    Alessandra

    1. @Alessandra, Oi Alessandra, já fiz coulis de amora sim, pra mim qualquer uma destas frutinhas são deliciosas…hehe. Mas que delícia ter amoras no quintal heim?
      Beijinhos

      1. Oi Pamela…
        Meu pomar está forrado de amoras, não me canso de fazer geléias para minha família e amigos….agora vou tentar fazer o cheese cake, estou com frio na barriga, será que consigo?!
        Deseje-me sorte…

        1. @Alessandra, Oi Alessandra, você não precisa de boa sorte pois você consegue sim, o importante é não ter medo, se errar é só tentar de novo que garanto que uma hora vai sair perfeito, ok?
          Beijinhos

  8. Ola adorei a receita vou experiemntar fazer-la, mais como minha forma e de fundo falso como eu faria para assala, ja que tenho que usar banho maria?

  9. Pam, esse queijo tipo philadelphia pode ser cream cheese? Qual receita você gostou mais, essa ou a receita do cheesecake sem ovos?

    Estou louca para fazer no Natal,
    Bjs

    1. @Malu, Oi Malu, é isso mesmo, cream cheese. Então, a receita do cheesecake sem ovos ganha disparado na praticidade, em menos de 15 minutos vc faz um, mas essa receita aqui eu diria que é mais sedosa, só que é mais demorada. Acho que no fim se resume à sua preguiça…hehe, pois as duas são maravilhosas. Beijinhos.

Deixe um comentário