Biscoitos e Casadinhos de Goiaba

Oi gente, andei sumida né? É que nesses últimos dias aconteceram algumas coisas e o principal foi que uma grande amiga minha teve um filhinho lindo e eu estou tentando ajudá-la com o que eu puder. Mas estou de volta e me desculpem se não respondi alguns comentários e por não ter visitado os blogs de vocês.

Dessa vez trago uma receita de uns biscoitinhos que fiz à um tempo atrás, eu estava louca para comer uns casadinhos de goiaba e encontrei uma receita ótima aqui. Eles ficaram deliciosos, e o engraçado foi que quando eu fiz os biscoitos, eu os deixei em cima da mesa, aí eu percebi que meu pai havia comido quase tudo mas não tinha comentado comigo se tinha gostado da receita. Foi então que na hora do jantar minha irmã me perguntou sobre os biscoitos e eu falei que tinha acabado, daí ela me pediu pra fazer mais, foi então que meu pai ouviu e perguntou surpreso “Foi você quem fez??” e eu respondi que sim, e ele disse “Não foi não, você comprou”…hehe. Então julguei que os biscoitos ficaram tão bons que ele nem acreditou que eu que tinha feito. Então, deu pra vocês terem uma noção de como eles são deliciosos e vale muito a pena serem feitos, receita aprovadíssima.

Biscoitos e Casadinhos de Goiaba

Ingredientes:

250g de açúcar
500g de amido de milho
100g de farinha de trigo
200g de manteiga sem sal (ou 150g de margarina)
2 ovos médios
Essência a gosto (baunilha, limão, laranja, coco…)(usei baunilha)
Goiabada em pasta o quanto baste

Preparo:

Reserve uma ou duas formas de alumínio untadas com margarina e polvilhada com farinha de trigo ou forradas com papel manteiga.
Peneire o amido com a farinha de trigo. Coloque em uma superfície lisa e faça uma cova no centro. Dentro da cova acrescente o açúcar, os ovos ligeiramente batidos, a manteiga e a essência(opcional). Vá amassando os ingredientes delicadamente sem trabalhar demais a massa.
Abra parte da massa com um rolo ou com as mãos em superfície ligeiramente enfarinhada, para não colar ou abra a massa entre dois filmes plásticos. Corte em círculos pequenos. Coloque os biscoitos no tabuleiro preparado e leve para assar em forno pré-aquecido a (160ºC) de 10 a 15 minutos. Não deixe corar.
Espere esfriar e recheie, juntando outro biscoito (fazendo um sanduíche). Passe-os no açucar refinado.

obs.: Se sua massa ficar seca a ponto de não dar liga coloque um pouquinho de manteiga até que fique fácil de trabalhar a massa. Cuidado para não exagerar na manteiga e perder o ponto da massa.

67 comentários em “Biscoitos e Casadinhos de Goiaba

  1. Oi Pam,
    É verdade, parecemos que combinamos as receitas…rsrs
    Eu não esqueci de mandar as receitas naturebas pra você, mas estou sem tempo. Preciso separar os arquivos e pretendo te enviar essa semana.
    Não tem nada melhor do que biscoitinhos com esse tempinho chuvoso… Se as leitoras e leitores dos nossos blogs preferirem, podem fazer as duas receitas e se deliciarem!
    Beijocas e ótima semana!

    1. @Aninha, Oi Aninha, não tenha pressa, pois eu ainda tenho várias receitas que estão esperando ser postadas, quando ficar com tempo aí você me manda, ok? hehe
      beijinhos

  2. OI PAM! OBRIGADA PELA VISITA E POR ME SEGUIR!!
    FIQUEI FELIZ!!![=
    É UMA DELÍCIA NE? EU USO COBERTURA DE BRIGADEIRO MOLE!
    FICA MARAVILHOSO E SE QUISER SALPICAR COCO RALADO EM CIMA, É UMA BOA! HEHE
    BEIJOS E OTIMA SEMANA PRA VC TBEM!

    1. @merciquebec, Isso mesmo, arriscando que se aprende, pode fazer que depois vou cobrar o resultado, pra ver se está aprendendo direitinho…hehe.
      Beijinhos e boa semana pra você também.

  3. Maravilhosossss!!! fiz e assei no forno a lenha da minha mãe,ficou sequinho, crocantee com a massa bem firme, todo mundo adorou e acharam que tinha sido comprado…

    1. @Marcele, Oi Marcele, fico feliz em saber que você fez os biscoitos e que todo mundo adorou, e que engraçado todo mundo achar que você os tinha comprado…haha, enganou todo mundo :).
      Beijinhos

  4. Olá, visitando de primeira por aqui, rs, estava procurando aqui na net por esse biscoitinhos (acabei de comer, só que comprado, então bateu uma vontade de fazer), gostei da receita e pretendo fazer logo logo, mas, realmente precisa da essência?
    Agradeço desde já 😀

  5. Oi Pam tudo bem? Feliz Ano novo prá vc!!!! adoro suas receitas…
    Vc tem receitas de biscoitos(variados) coco,nata,etc… adoro fazer biscoitinhos e, realmente, suas receitas são Perfeitas… beijos

  6. Oie Pamela! Amei a receita! Vc acha q fica bom se eu tirar o ovo? e deixar os otros ingredientes, tem algum outro ingrediente que substituiria o ovo! obrigado, bjs

    1. @kathe, Oi Kathe, eu acredito que o ovo faça diferença sim, pois é ele que dá a “liga”. E é uma pena mas eu não conheço substitutos para ovos em receitas de biscoitos. Espero que você encontre alguma solução, ou na pior das hipóteses teste uma pequena quantidade da receita sem ovo para ver o que acontece, é o melhor jeito de descobrir…hehe.
      Beijinhos

    1. @Isabel, Oi Isabel, muito obrigado pelo carinho e espero que teste várias receitas, mas não se esqueça de voltar e contar como ficaram.
      Beijinhos

  7. oi!!! fiz essa receita e amei,segui a receita mais dai ficou parecendo uma farofa,dai eu acrescentei mais um ovo e mais manteiga,e ficou perfeito,uma delicia…
    bjoss!!

    1. @walkiria, Oi Walkiria, que bom que no final deu tudo certo, fiquei com uma vontade agora, acho que semana que vem vou fazer…hehe.
      Beijinhos

  8. eu esto sempre a procura de receitas novas
    pq eu faizo pra vende etudos gosta de novidades
    vou faizer e com a certeza que tudos vao adora
    abrigado por ter essa pagina que nois ajudar
    muito bj

  9. Oi….adorei sua receita, na verdade ainda não fiz, mas pelo aspecto do seu, parece uma delícia, e farei hoje, e volto mais tarde pra comentar o resultado…adoro cozinhar e não conhecia seu blog, vou vir sempre aqui agora!! bjs

  10. Pam….fiz o casadinho e ficou tuuuuuudo de bom!! e lindo, fiz de florzinha….uma graça!! Depois te mando a foto..beijos e obrigada!!

  11. Oi Pam amei essa receita e amo fazer biscoitinhos, vou fazer e depois te conto, bjs.
    Ah eu tenho uma receita de biscoitinho Alemão q é maravilhosa, mes filhos e quem come ama e me cobra mais e mais, depois se vc quiser posso te passar, vc me diga onde posso postar. bjs

  12. Já mandei p/seu e.mail Pam, espero q goste, só ele é muito amolante de fazer, gosto de fazer ele só no tempo do frio pq é muito trabalhoso e mexer com gordura hidrogenada no calor não dá. bjs

  13. Pam uma dúvida sobre o biscoitinho, na receita vc manda assar os bicoitinhos e depois de assado passar o doce e unir como um sanduíche. E esse redondinho q esta com doce só por cima eu coloco a goiabada depois de assado tbm? Pq sempre faço Mantecal e coloco a goiabada por cima p/assar junto com os biscoitinhos, mas faz uma meleca, a goiabada msm sedo a cascão ela derrete e suja as formas. bjsss

    1. @Rosinha, Oi Rosinha, isso mesmo, dê uma amolecida na goiabada no microondas e passe na bolachinha e una-as como um sanduíche. E o que tem o doce por cima, você pode fazer dos dois jeitos, colocar antes ou depois, eu coloquei antes e para não fazer meleca é só colocar pouquinho, ok? Ah e não recebi seu e-mail.
      Beijinhos

  14. Olá Pamela!
    Sou sargento da marinha, aqui sou cozinheiro e hoje estou de serviço, vou fazer sua receita do casadinho para apreciar mais tarde, parabéns pelo site. Bjs e Paz.
    Att.: André Craveri

    1. @André, Oi André, fiquei super feliz com o seu comentário, de ver um sargento da marinha tendo o carinho de passar pelo meu site, testar uma receita e ainda deixar um comentário, muito obrigada. Depois me conta como ficaram os casadinhos.
      Beijinhos

  15. Simplesmente magnifico. Fiz 1/2 receita com medo de dar errado. Realmente, é o que estava procurando a muito tempo. Demorou mais encontrei, graças à vc. Todos adoraram. Virei sua fã.Sempre q eu for procurar alguma receita , vou direto no seu blog. Amei, adorei, espetacular, magnífico. Vc é d+. Muito obrigada de coração. Um abraço, e até a próxima…

    1. @MÁRCIA REGINA SILVA G. O., Oi Márcia, eu também sempre faço meia receita quando estou testando. Mas que bom que deu tudo certo e que todos adoraram. Muito obrigada e sou eu quem devo agradecer todo o seu carinho. Beijinhos

  16. Adooooreeeiiii.. agora que te achei não sairei mais daqui. Gostaria que voce fizesse uma receita bem deliciosa com camarão ou peixe, ficarei grata desde já. beijinhos !

    1. @Nathalia, Oi Nathalia, não precisa não, sair mais daqui, fique a vontade…hehe. Dá uma olhadinha no meu índice de receitas que tem algumas receitas maravilhosas com camarão e peixe. Beijinhos.

  17. não consegui dar ponto na massa :/ ela ficou toda esfarelada ai acrescentei uma colherzinha de cafe de margarina e mesmo assim nao ficou mt boa. eu assei do mesmo jeito e ficou com mt gosto de maisena :(( pam, sera que deu errado porque eu converti as medidas ? (a sua ficou tao maravilhosa, eu errei alguma coisa :/)

    1. @Caroline Marques, Oi Carolina, eu acredito que o erro possa ter sido na conversão. Mas você pode ir acrescentando margarina até chegar num ponto mais maleável. Não desista, que vai dar certo. Beijinhos.

  18. Há muito tempo, quero aprender a fazer casadinhos por causa de festas em família. Obrigada pela receita. Ainda não fiz mas tenho certeza que vão ficar uma delícia.
    Ah, quero colocar em embalagens bem lindas com fitinhas, tipo de casamento.

    Beijo

  19. Por que não se usa fermento?
    e essa massa é daquelas que derretem na boca?
    A receita que tenho em casa, quando fiz, ficou tão duro que foi impossível de comer .

    1. @Ju, Oi Ju, essa não fica dura não, mas também não é daquelas que super derretem, mas fica muito bom, quanto mais manteiga, mais derretem. Beijinhos.

  20. Nossa esses biscoitos são deliciosos!!!
    ja fiz com a baunilha e raspas de limão
    e pro meu paladar com raspas de limão são bem mais gostosas!!!
    ahh e com recheio de doce de leite, perfeito!!!
    obrigada!!!

  21. Oi Pam! Fiz esses biscoitos e as crianças DEVORARAM! Te acho super fofa e não some, viu!!! Adoro testar suas receitas! Um mega beijo!

  22. Oi Pam. Estou adorando seu blog e o carinho que você tem com seus seguidores e suas receitas e o visual prático e bonito do blog… tudo lindo, parabéns. Não tenho manteiga sem sal em casa e quero fazer os biscoitinhos o mais rápido possível e gostaria de saber se posso usar margarina. Bjs.

    1. Oi Simoe, muito obrigada pelo carinho. Fico feliz em saber que gosta do meu site. Sobre a sua dúvida, você pode usar margarina sim, mas use 150g. Beijinhos.

  23. Olá
    Muitíssimo obrigado por dividir sua a paixão e dedicação pela arte cozinhar! !
    Sou brasileira e actualmente moro em Luanda, África e estou grávida 🙂 e como não estou trabalhando experimentei essa receita, e já vendo a primeira fornada, mal sobrou para que pudéssemos degustar kkkkk!!
    Obrigado! !
    #felizeagradecida#

    1. Oi Andrea, muuuito obrigada pelo carinho e por passar aqui e deixar esse lindo comentário. Fico super feliz em poder ajudar. Se precisar de alguma ajuda é só avisar. Beijinhos.

Deixe um comentário