Muffins de Banana e Gengibre

Este é um muffin básico para os adoradores de banana…hehe e foi mais uma receita adaptada do livro sobre muffins do Le Cordon Bleu. Eu adoro as receitas deste livro pois são super fáceis, rápidas e o resultado é sempre bom. O único problema é que a receita pedia gengibre cristalizado, mas como eu não tinha optei por aumentar um pouco o gengibre em pó, mas o sabor do gengibre ficou bem sutil, então acho que com o gengibre cristalizado os muffins devem ficar bem mais gostosos. Mas mesmo assim os muffins ficaram ótimos.

Muffins de Banana e Gengibre
12 muffins médios

Ingredientes:

300g de  farinha de trigo com fermento
1 colher (chá) de gengibre em pó
115g de açucar mascavo
75g de gengibre cristalizado finamente picado
60g de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de mel
125ml de leite
2 ovos
240g de banana esmagada ( cerca de 2 bananas médias maduras)

Cobertura:

125g de queijo creme amolecido
2 colheres (sopa) de açucar em pó
2 colheres (chá) de raspas de limão

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 210°C. Unte uma forma de muffins.

Em uma tigela peneire a farinha e o gengibre em pó, misture com o açucar e os pedaços de gengibre cristalizado.
Derreta a manteiga e o mel. Bata os ovos com o leite.

Misture a manteiga, o mel, os ovos com o leite e a banana nos ingredientes secos, com uma colher até ficarem bem combinados. Não mexa muito, a mistura deve ficar com grumos.

Despeje a mistura nas forminhas e asse por 20 minutos ou até o teste do palito sair limpo. Coloque sobre uma grelha e deixe esfriar.

Para a cobertura, bata o queijo creme com o açucar e as raspas e espalhe sobre os muffins.

18 comentários em “Muffins de Banana e Gengibre

  1. Também tenho esse livro e já fiz alguns muffins,são realmente óptimos. Os seus ficaram lindos.
    Gosto muito do seu blog e pelo Natal fiaz uma receita de bolo de Natal que ficou deliciosa.
    Agora fiz-me seguidora do seu blogue, e voltarei mais vezes.
    Beijinhos

  2. Nunca pensei em unir gengibre com banana… Taí uma novidade que me deixou super curiosa 🙂
    Já havia feito muffin de maçã com gengibre, mas essa receita eu anotei pra fazer a prova 🙂
    Abraços!

  3. Que maravilha!!! Adoro coisas assim, diferentes! Parabéns, querida! Deixa eu trocar uma idéia com vc. Acabei de comprar uma cobertura para sorvete, mas que serve para fazer muitas coisas, no sabor de lançamento “banana caramelizada”. É da marca “Blend coberturas”. Normalmente essas coberturas são muito doces, mas essa estava sendo degustada na loja e eu provei com um sorvete e achei divina!!! Agora fico aqui pensando que tá me dando uma vontade de usá-la nessa sua receitinha, parece que combina muito! Só vou precisar pensar direitinho de que forma vou usar. Talvez fazendo um ganache branco e usá-la como saborizante, heim? O que te parece?
    Beijos minha querida!

  4. Oi Carol, então eu ainda não experimentei essa nova cobertura de banana caramelizada, mas talvez se você fizer o ganache branco acho que vai ficar muito doce, pois o chocolate branco em si já é bem doce em enjoativo, e com cream cheese? Acho que você vai ter que fazer um teste, é o único jeito, faz só um poquinho de cada um e experimenta, quem sabe fique bom a cobertura pura, mas depois volta aqui pra me contar, ok?

    Beijinhos

  5. Pam, tão lindos, fofinhos, gordinhos, redondinhos e perfeitinhos, amei, parabéns adoro receitas com banana, bjkas querida e bom fim de semana p/vc ;)…

    1. @andreia, Oi Andreia, os cupcakes nada mais são do que bolos pequenos, em miniatura, ou seja bolinhos, e que possuem algum tipo de cobertura. E os muffins são mais encorpados e maiores, sem cobertura e normalmente são misturados com frutas, nozes e outras coisas mais. Os cupcakes são mais utilizados em ocasiões especiais e os muffins são os que normalmente se come no café da manha. Mas para mim são igualmente deliciosos…hehe.
      Beijinhos

  6. Parecem ser deliciosos! Vou fazer esse fim de semana, mas só uma pergunta, o gengibre cristalizado é aquele que vem no saquinho de frutas cristalizadas e o mesmo que é usado no panetone, porque se for tem aqui em casa, e e tô com medo de usar errado :S

    1. @Yasmim, Oi Yasmin, eles são deliciosos sim e o gengibre cristalizado pode usar o que você tiver, se adapte ao que você tem ok? Depois me conta como ficaram.
      Beijinhos

Deixe um comentário