Cheesecake com Calda de Cereja

Na verdade esse cheesecake tinha um nome diferente no site da Leonor, que foi onde peguei a receita, ele foi chamado de “Cheesecake do outro mundo”, e ela dizia que era o melhor cheesecake que ela já havia testado, então como é que eu iria resistir à não testa-lo. Para mim é impossível resistir, não importa em que site eu estiver, se a pessoa disser que tal receita foi a melhor que ela já testou, no dia seguinte já comprei todos os ingredientes para testar…hehe. E com essa não foi diferente, eu fiz para o Natal e todo mundo adorou, mas fiz algumas alterações. Primeiro eu dobrei a receita da base, para poder cobrir as laterais da forma e coloquei em uma forma maior, pois pela foto eu achei que a camada do recheio estava muito grossa e troquei a cobertura por uma de cereja. E acertei em cheio nas alterações, pois ficou delicioso.

Atualizando: Eu fiz a receita mais uma vez e ficou ótimo, mas como não tinha cereja eu fiz um coulis de morango e vou deixar a receita embaixo. Ficou difícil escolher qual o melhor, acho que vai do gosto de cada um.

E acrescentei mais um sabor de calda, desta vez com mirtilos, se você quiser conferir é só clicar aqui.

Cheesecake com Calda de Cereja

Ingredientes:

Base:
140 g de bolacha maria ou digestiva
56 g de açúcar mascavo (aprox. ¼ xícara + 1 colher sopa)
84 g de manteiga sem sal derretida e fria (aprox. 1/3 xícara + 1 colher sopa)

Recheio:
500g de queijo creme (tipo philadelphia ou com a mesma percentagem de gordura)
170g de açúcar (aprox. 1 xícara)
2g de sal (aprox. 1/2 colher chá) (eu colocaria 1g)
140g de ovos (aprox. 3 ovos)
14g de gemas (aprox. 1 gema)
75g de creme de leite fresco(aprox. 1/3 xícara)(já fiz com creme de leite normal e deu certo)
3ml de essência de baunilha (aprox. 1/2 colher chá)

Calda de Cereja:
284g de cereja sem caroço
1 colher (sopa) de limão
3 colheres (chá) de amido de milho
2/3 xícara de água ou vinho do porto
4 colheres (chá) de água
1/2 xícara de açucar

Coulis de Morango:
1 xícara de morangos sem as folhinhas e cortados ao meio
1/2 xícara de açucar
1 colher (sopa) de suco de limão

Preparo:

Pré-aquecer o forno a 160-165ºC.

Base:
Untar uma forma redonda de 23cm com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal (se for com base removível, forre o fundo com plástico). Triturar a bolacha com o açúcar até que fique em pó. Misturar a manteiga derretida até que esteja uma mistura homogênea. Preparar a base de bolacha, pressionar sobre o fundo da forma e refrigerar.

Recheio:
Bater o queijo com o açúcar e o sal durante uns 3 minutos. Bater os ovos e a gema e juntar em 4 vezes à mistura de queijo, batendo sempre. Juntar a baunilha com o creme de leite e bater até que esteja homogêneo. Preparar o recheio e deitar sobre a massa.Bater com a forma sobre a mesa para evitar borbulhas de ar.

Preparar um tabuleiro com água, colocar dentro o cheesecake e deixar cozer por 1 h e 15 minutos ou até que o centro esteja firme. Retirar o cheesecake do forno e deixar arrefecer completamente. Embrulhar a forma com película aderente e refrigerar durante toda uma noite. Desenformar.

Calda de Cereja:
Em uma panela, em fogo médio, misture o açucar, as cerejas, um pouco de essência de baunilha e deixe ferver. Ferva por cerca de 5 minutos ou até que as cerejas tenham derretido um pouco e a mistura em xarope. Misture o limão e o amido nas 4 colheres de água e acrescente na panela. Diminua o fogo e deixe ferver por mais 3 minutos ou até a misture engrossar um pouco. Retire do fogo e deixe esfriar em temperatura ambiente e depois leve a geladeira.

Coulis de Morango:
Leve todos os ingredientes numa panela ao fogo e deixe ferver por 2 minutos. Retire e bata no processador ou com um mixer até virar um purê.

Para desenformar o cheesecake:
Aquecer ligeiramente os lados e o fundo da forma (com um maçarico, por exemplo).
Forrar o prato com que se vai desenformar com papel anti-aderente (para que a parte de cima não fique com marcas).
Passar o cheesecake para o prato final, virando-o.

32 comentários em “Cheesecake com Calda de Cereja

  1. Ficou com muito bom aspecto, já a tinha visto no blog da Leonor e fiquei tentada agora vejo-a no teu e relembraste-me a tentação. Vou ter que a experimentar pois deve ser uma delícia.
    Bjs
    Moira

  2. Olha Pam achei lindissímo !!!, deveria estar divino(aposto que não sobrou um pedaçinho para contar a história), adorei a coloração e o contraste com a calda de cereja, olha nota 10 p/ vc querida, bjocas!!!

  3. Oi Gabriela, jura que a massa ficou com gosto de manteiga? Que pena, não sei o que pode ter acontecido, ou de repente você acabou colocando manteiga demais sem perceber, ou seu paladar para a manteiga é mais forte, ou talvez pode ser até a marca de manteiga que você colocou tenha um sabor mais acentuado. Mas que pena que você não gostou, fico triste quando alguém não gosta das receitas que coloco aqui. Bom espero que você volte para testar mais receitas gostosas e que eu possa me redimir…hehe.

    Beijinhos

  4. Oi Pam,
    Nossa, que linda essa cheesecake! Hummmmm… Vamos fazer o seguinte: me candidato a provadora oficial, ok???? rsrsrr
    Mais uma para eu testar. Mas tô com uma preguicinha de postar as novidades que estou aprontando…. que coisa feia né? Mas essa semana eu atualizo o blog.
    Beijocas e ótima semana procê!

  5. Nossa você está de parabéns é a prmeira vez que entro no seu site e não tenho o que reclama só tem receitas maravilhosas,enclusive dia 24 agora é meu aniversaria e vou pedi pra minha tia fazer aquele bolo de pão de ló com recheio de pÊssego mais uma ver parabens .bjão

  6. Oi Kelly, fico feliz em saber que você gostou do meu site, pois fasso ele de coração…depois me conta como ficou o bolo, ok?

    Beijinhos e volte sempre que precisar

  7. Olá,
    Ficou com linda essa cheescache perfeita,e deve ser muitíssimo bom.Não conhecia o teu blog foi ao acaso, mas asdorei tudo o que vi,já está na minha lista de blogs.Faço-te um convite para passares por minha cozinha e seres minha seguidora assim como eu serei tua,ficamos ambas a baser quando há receitinhas novas:)
    desejo par ti e tua familia um Bom Ano 2010.

    Bjinhos,
    Bom fim de seman

  8. Olá,Pam,
    Obrigado,pelo comentário e visita ao meu blog.
    espero mais vezes sua visita.Já sou sua seguidora espero que também seja minha??!!..

    Bejinhos,
    Bom Domingo..

  9. Oi
    Eu vi essa receita de cheesecake no blog da Leonor e confesso que não sabia o que era a “nata expessa” de que ela falava. Decidi comprar, então, creme de leite e ia tentar fazer, mas resolvi dar uma olhadinha nas receitas da internet outra vez e achei o seu blog. Agora estou confiante em o usar o creme de leite.
    De certa forma, obrigada. 😀

    1. @Rane, Oi Rane, eu já fiz com creme de leite fresco e normal e dois deram certo, ok? Mas depois volte para me contar como foi o resultado.
      Beijinhos

    1. @Rane, Oi Rane, fico feliz em saber que o cheesecake deu certo. Mas então, você prefere sem base nenhuma só o recheio, ou com outro tipo de base?
      Beijinhos

  10. Sem base nenhuma, só o recheio mesmo. Acho o sabor do cheesecake maravilhoso, e a combinação com uma calda não muito doce para não ficar enjoativo é perfeita.
    Abraços. (:

    1. @Gorete, Oi Gorete, obrigado pelo seu carinho. Fico feliz em saber que você vai me seguir, e só uma dica, é só começar a testar várias receitas e nunca desistir se errar, pois você vai virar uma cozinheira de mão cheia rapidinho…hehe.
      Beijinhos

  11. Pam! Estou fazendo a receita agora e pintou uma dúvida! O recheio deve ser batido no liquidificador ou na batedeira?
    Já fiz a massa e está uma delícia! Nunca provei uma massa tão boa assim! Parabéns pelo blog! É a segunda receita sua que faço!

    1. @Carla, Oi Carla, é na batedeira ok? Tenho certeza que você vai amar este cheesecake, fiz ele semana passada de novo…rsrs. Depois me conta como ficou.
      Beijinhos

      1. @Pam, ficou um espetáculo! O único defeito foi a minha massa da lateral da forma que desabou, mas mesmo assim a torta ficou deliciosa! Uma das melhores cheesecakes que eu já comi! Suas receitas são excelentes! De onde você tira tanta criatividade? Aposto que é talento nato, hein?
        bjs

        1. @Carla, Então Carla, é triste mas a maioria das receitas não são minhas…hehe. Eu só sou boa em garimpar as melhores receitas, testá-las, aprová-las e repassá-las…hehe.
          Beijinhos

Deixe um comentário