Bolo de Lima e Cereja

Outro dia eu tinha me deparado com esta receita e fiquei com ela na memória, até que esses dias atrás eu estava com a minha mãe no supermercado e ela passou por umas limas e quis comprá-las, na hora me lembrei do pão e perguntei se ela queria que eu o fizesse, e ela gostou da idéia. Então, no domingo lá fui eu testar. A receita é super simples, fácil e rápida, para mim não chega a ser um pão e nem um bolo, achei que ficou no meio dos dois, um pãolo…hehe…mas esse pãolo tem a cara de um cafézinho da tarde, super cheiroso e saboroso, uma delícia. Na receita você pode usar tanto as cerejas em calda como uma geléia, eu usei a cereja em calda, mas na hora eu iria cortá-las para distribuir mais, mas acabei não cortando, então aconselho à quem decidir usar cerejas inteiras, cortá-las para que na hora de comer elas fiquem mais distribuidas em todos os pedaços e acredito que com a geléia deve ficar ainda mais gostoso.

Pão de Lima e Cereja

Ingredientes:

2 xícaras de farinha
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 colher (chá) de sal
1 xícara de açucar
1/4 xícara de manteiga sem sal, derretida e fria
1 ovo grande
3/4 xícara de suco de lima fresco
2 colher (chá) de raspas de lima
1 colher (chá) de essência de baunilha
3/4 xícara de cereja em calda ou geléia

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 190°C. Unte uma forma de bolo inglês de 22×12 cm. Peneire os ingredientes secos.
Numa tigela bata o açucar, a manteiga e o ovo até ficar uma mistura clara e fofa. Adicione o suco de lima, as raspas, a baunilha e bata. Adicione a farinha e misture com a ajuda de uma colher (a massa ficará grossa).
Coloque metade da massa na forma e por cima espalhe as cerejas ou geléia, cobra com o restante da massa. Leve para assar por 30 à 40 minutos ou até o teste do palito sair limpo.
Deixe esfriar por 15 minutos e depois transfira para uma grelha e deixe esfriar completamente.

*Eu nunca espero esfriar, pois eu amo bolo quente…hehe.

15 comentários em “Bolo de Lima e Cereja

  1. Oi, Pam,
    Que observadora que você é hem? (rsrs). Realmente, eu não provei da torta! é que estou tentando perder os quilos extras ganhos nas comilanças do fim do ano. Mas, segundo a revista ‘Receita de Minuto’, aquela torta ficou em segundo lugar (se não me engano), num concurso promovido por ela. Aquela revista reproduz as receitas apresentadas no programa “Bem Família”, logo, o concurso deve ter sido feito lá. A verdade é que o povo daqui de casa gostou!
    Beijão!

  2. Oi Pâmela! Acabo de colocar essa receita de bolo no forno! Não aguento esperar para conferir o resultado (depois eu conto). Contudo, senti falta no “modo de fazer” da etapa de colocar o fermento e o bicarbonato de sódio. Então peneirei tudo junto com a farinha. E bati na batedeira mesmo (que não dispenso para nada). Também achei a receita pequena. Aqui em casa vou ter que dobrar, pois a demanda é grande. rs
    É a terceira receita que pego por aqui. A família vem pro computador, baba nas fotos, escolhe a receita e vamos pro mercado comprar o que falta. É sempre bom. Obrigada por compartilhar. Receba nosso carinho.

  3. Ai, ficou uma delícia! Mas devo confessar que fiz umas adaptações… como não achei a lima, usei laranja mesmo, só que diluída em água (proporção de 1 para 1) e as raspas da casca (de laranja, claro) eu coloquei só 1/2 col chá. Aprovado!

    1. @Guineverre, Oi Guineverre, que bom que fico gostoso, mesmo com as substituições, é sempre bom saber que dá pra fazer as receitas de outra forma, obrigado pela dica.
      Beijinhos

Deixe um comentário