Biscoitos de Canela

Como todo mundo está de regime aqui em casa, os posts estão mais raros, pois eu não ando visitando muito a cozinha, e nem fazendo nada diferente, mas já estou ficando com saudades. Estes biscoitos eu fiz na época do natal e peguei a receita aqui. Este é um daqueles biscoitinhos com cara de chá da tarde, perfeitos para acompanhar um cafézinho, um chá ou até um chocolate quente. São uma delícia, simples e super fáceis de fazer. O único problema é que achei que o sabor da canela estava bem fraquinho, da próxima vez irei aumentar um pouco, pois eu amo canela. E uma coisa que mudei foi não usar a clara crua para pincelar os biscoitos, eu fiz isso antes deles irem para o forno.

Biscoitos de Canela

Ingredientes:

¾ xícara + 1 colher (sopa) – 184g – de manteiga sem sal
1 xícara + 1 ½ colheres (sopa) – 218g – de açúcar refinado
1 colher (chá) de canela em pó
2 ½ xícaras + 2 ½ colheres (sopa) – 375g – de farinha de trigo
1 ovo
1 gema
1 clara, levemente batida com um garfo
açúcar granulado, para polvilhar

Preparo:

Coloque a manteiga, o açúcar e a canela num processador de alimentos e processe até homogeneizar. Acrescente a farinha, o ovo e a gema e processe novamente, até formar uma massa (como a massa fica grossa preferi fazer tudo a mão pois o processador não aguenta). Retire a massa da tigela, amasse levemente com as mãos e divida em duas partes iguais. Embrulhe cada uma delas com filme PVC e leve à geladeira por 30 minutos ou até firmar.

Pré-aqueça o forno a 180°C; forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Com 1 colher (sopa) nivelada de massa, faça rolinhos, bolinhas ou utilize cortadores para deixar os biscoitos no formato desejado e coloque nas formas preparadas, deixando 2,5cm de distância entre uma e outra. Repita com a massa restante. Pincele cada biscoitinho com a clara e polvilhe com o açúcar granulado. Asse por 12 minutos ou até dourar. Deixe esfriar.

23 comentários em “Biscoitos de Canela

  1. Pam,

    Eu também tenho achado fraquinho o sabor das especiarias
    dos biscoitos gringos. Acho que nós gostamos de tudo com sabor mais forte, né? Os seus biscoitinhos ficaram bem bonitinhos!

    Beijinho!

  2. Oi Pam,
    Adorei os biscoitinhos, mas estou naquela fase (gorda)evitando muita coisa, me sinto mal quando passo muito do peso, por isso..mas aceito só um!

    bjs

    Maura

  3. Oi Pam e meninas!
    Eu estava pensando em sortear uma caixa forrada em tecido com muitos biscoitos decorados no aniversário do blog mês que vem……..poxa!!!! Todas de dieta? Que triste. Acho que vou sortear a caixa vazia, com uma linda foto das bolachas mordidas por mim!!! rsrsrsrs
    Maldade a minha…. que coisa feia!!! Mas aceito sugestões.
    Quem sabe eu faça esses biscoitos de canela para rechear a caixa!!!
    Beijocas e ótimo final de semana para todas!!! 🙂

  4. Adorei suas receitas!!! Sempre procuro receitas na internet e resolvi buscar uma de biscoito de canela…e achei você! Ainda não fiz a receita, mas estou animadíssima!!! Vou continuar visitando aqui pra ver as novidades. Um abraço.

  5. Oi Mary, fico feliz que você tenha gostado do meu site e espero que teste várias receitas, mas não se esqueça de voltar pra me contar os resultados :).

    Beijinhos

  6. Olá! Amei seu site! Já estou por aqui olhando tudo pois uma das minhas paixões é culinária e nunca acho que sei tudo que preciso, rsrsrs…estou sempre querendo mais!
    Já estou como sua seguidora,ok? Quando tiver um tempinho faça uma visitinha no meu blog, ficarei muito feliz!
    Beijos e um lindo fim de semana!

  7. Oi, gostaria de receber uma orientação. Fiz o biscoito, deixei i tempo de forno recomendado, ficou uma delícia; mais ficou duro!!! Vou repetir a receita, o que houve? Grata

    1. @Juliana, Oi Juliana, este biscoito é para ficar bem crocante mesmo, mas se você acha que o seu ficou demais, o único motivo é por ter ficado muito tempo no forno, tenta deixar menos tempo da próxima vez e vê se fica na consistência que você quer, ok?
      beijinhos

  8. Olá Pam, estou querendo fazer esses deliciosos biscoitinhos no natal, mas queria saber se posso reduzir a quantidade de manteiga sem alterar muito o sabor e a consistência, acho que o excesso de manteiga deixa ele muito oleoso, o que acha? Abraçoss mil!!

    1. @Marcele, Oi Marcele, eu não tenho muita certeza, mas acho que se diminuir a manteiga, talvez eles fiquem mais duros. Mas com essa receita eu não senti ele nem um pouco oleoso. Mas como sempre, vai do gosto de cada um transformar a receita do jeito que gosta, então a única dica que dou é testando que se aprende…hehe.
      Beijinhos

  9. Ooi, Paam! *-* Lembra de mim? comentei na sua receita de Pão de Salsicha, e agora eu já tenho 18 anos. No meu aniversário fiz sua receita de cupcake de chocolate com buttercream de ovomaltine, foi um sucesso!
    E estou aqui pra dizer que criei um blog! Obaaa rs A primeira receita que coloquei foi desses biscoitinhos (com os créditos, tá?), adaptei algumas coisas, se quiser olhar e comparar…
    Seria muito gratificante pra mim se você visitasse *–*
    aqui está o link dessa receita: http://gonzaleznatalie.wordpress.com/2012/08/28/biscoitinhos-de-canela/

    Beijos, Pam, fica com Deus (: te adoro!

    1. @Natalie, Oi Natalie, que demais, adorei o blog, parabéns, tá lindo. Fico muito feliz em saber que você está pegando gosto pela culinária. Muito obrigado pelo carinho e sucesso com o blog, você é uma fofa. Beijinhos.

  10. Olá!!!
    Adoro esta receita. Rápida, prática e deliciosa.
    Duas dicas para quem quiser variar:
    Uma é trocar a canela por chocolate. Ou, se preferir fazer os dois sabores, fazer a massa normalmente sem adicionar a canela. Quando dividir em duas partes, adicionar canela em uma delas e chocolate na outra.
    A outra é decorar com glacê real.
    Beijos.

    1. @sandra peixoto, Oi Sandra, existem xícaras medidoras de culinária nas lojas de $1.99, supermercados, etc e nelas você encontra a medida de 1/4 de xícara, é só pegar ela e usar 3 vezes, ou seja 3/4. Ou você pode dividir a medida de 1 xícara em 4 e usar só 3 dessas medidas. Beijinhos.

Deixe um comentário