Muffins de Bacon

muffin baconMudando um pouco dos tradicionais muffins doces, eu resolvi fazer um salgado, e escolhi este que encontrei no livro de muffins do Le Cordon Bleu, mas mudei um pouco, tirei a cebola e coloquei queijo parmesão ralado. Adorei a massa e o sabor, mas quando vi a receita eu tinha decidido que iria colocar mais bacon, e talvez um queijo mussarela ralado e um pouco de tomate, mas não sei por que acabei esquecendo. Com certeza vou repetir a receita e dessa vez irei incrementar um pouco mais, mas o muffin do jeito que está é delicioso e super macio, vale muito a pena fazer. Mas se você quiser incrementar um pouco também, aconselho colocar um pouco mais de bacon, um queijo mussarela ou parmesão e um pouquinho de tomate picado.

Muffins de Bacon
(± 12 muffins)

Ingredientes:

2 colheres de chá de óleo
6 fatias de bacon finamente picadas
1 cebola pequena finamente picada
300g de farinha com fermento
75g de farinha sem fermento
1 pitada de sal
1 colher de sopa de salsa fresca finamente picada
2 ovos
250ml de leite
125g de manteiga sem sal derretida

Preparo:

Pré- aqueça o forno a 210ºC. Unte formas para 12 muffins com manteiga derretida ou óleo ou coloque formas de papel.
Aqueça o óleo ou azeite numa frigideira e cozinhe o bacon até estar castanho e estaladiço. Retire da frigideira e escorra sobre papel absorvente de cozinha. Refogue a cebola na frigideira em que fritou o bacon até estar macia e ligeiramente dourada. Espere que esfrie.
Peneire as farinhas e o sal para dentro de uma tigela grande. Misture com salsa e faça uma cova no centro. Bata os ovos com o leite e deite na cova que fez nos ingredientes secos. Adicione a manteiga, o bacon e a cebola e mexa com uma colher de metal até os ingredientes estarem combinados. Não mexa demasiado – a mistura deverá ficar com grumos.
Encha as forminhas até cerca de três quartos com a massa. Coza durante 20 minutos ou até que um palito introduzido no centro saia limpo. Deixe os muffins na forma durante 5 minutos, antes de os retirar e colocar sobre uma grelha, para esfriar.

31 comentários em “Muffins de Bacon

  1. Pam,
    Amo muffins salgados sozinhos, mas gosto muito de usá-los também como “guarnição” em pratos de carnes (assadas, principalmente). A sua receitinha vai para a minha ‘to do list’.
    Beijinho e bom domingo.

  2. Oi Pamela. A Sue me falou do seu blog e estou apaixonada. Já engordei dois kg só olhando algumas páginas, rsrs. Vou tentar fazer esta receita, apesar de nunca ter feito muffins, deve ficar uma delícia!
    Beijos

  3. Pamela que blog mais gostoso!Conheci e virou vicio!rss ainda não vi todas receitas mas to olhando e vou testar as receitinhas!Adorei parabéns!Alem de otimas receitas e praticas vc que tira estas fotos maravilhosas?Dá vontade de comer elas de tão lindas menina!rsrs
    Gostaria de um Cupcake ou muffin massa colorida vc ja fez?
    bjão

  4. Oi Karla, não se procupe que viciar no meu site não mata só engorda….hehehe. Então, com massa colorida só vi bolo, mas cupcakes não, como que é?

    Beijinhos e obrigado pelo carinho.

  5. Desde que você postou essa receita meu noivo sempre insistia para eu fazê-la…
    Aproveitei meu primeiro dia de férias e a fiz com os tomates, queijo e mais bacon! Ficou MARAVILHOSA!

    Meu noivo não esperou nem esfriar! Haha…

  6. Olá chara! rsrsrs

    Além da coincidência do nome, também adoro cozinhar e lógico comer!!

    Seu blog é bem bacana, já peguei várias receitas e vou testar essa do muffin neste feriado!

    Um beijo e continue nos informando sobre essas receitas deliciosas!!!

  7. Pamela, adorei ter encontrado seu blog através do site do Mais Você. Vou experimentar essa e muitas mais receitas suas pois parecem serem maravilhosas. Seu jeito é bem simples de ensinar que ao meu ponto de vista torna as receitas bem fáceis. Obrigada por dividir conosco essas receitas formidáveis e com toda certeza entrarei sempre no seu blog. Abraços e sucesso sempre…Vania

  8. Oi Pamela parabéns pelo seu sait,suas receitas são maravilhosas.Estou ganhando um dinheirinho extra fazendo seu cupcake de chocolate agora estou querendo fazer cupcake salgado,vi esta receita parece ser boa será q posso mudar o recheio?Obrigada t+.

  9. Olá Pam! Adoro o seu blog, tem receitas maravilhosas! Já fiz o bolo de chocolate com recheio de maracujá e foi um sucesso! Hoje fiz estes muffins de bacon, ficaram divinais!! (só substitui a salsa por coentros, não sou muito apreciadora de salsa)

    Obrigada pela partilha!

    Beijinhos de Portugal

    1. @Patrícia, Oi Patrícia, fico feliz em saber que testou várias receitas, muito obrigada pelo carinho. Espero que teste muitas outras. Beijinhos.

  10. Olá moça,achei ótima a receita.Gostaria de saber quantos dias mais ou menos os Muffins de bacon duram?Parabéns pela receita.Bjos

    1. @Gabi, Oi Gabi, se bem guardados eu diria que o melhor é consumi-los em no máximo 5 dias. Pois eles vão começar a ficar secos, então eu sempre indico a consumir os muffins o mais rápido possível. Beijinhos.

  11. Olá, eu estou pensando em fazer essa receita mas não o quando de fermento eu misturo com a farinha, você pode me dizer?
    Adoro o site, morro de vontade comer qualquer receita rsrs

    1. @Marcela, Oi Marcela, você deve comprar a farinha que já vem com fermento. Caso você não tenha a farinha já com fermento, você pode usar essa regra: para cada 1 xícara de farinha de trigo normal, acrescentar 1 e 1/2 colheres (chá) de fermento em pó mais 1/2 colher (chá) de sal. Beijinhos

  12. Olá…há tt tempo k já ñ falava ctg,Pam:)entrett,já começei o meu negócio,tá no principio,mas ta a correr bem…no Natal tive mts encomendas,ainda agora as pxs tão conhecer o meu trablh mas devagar se vai ao longe:)gostv k visses a página k criei n facebook Sonia Borba Costa,ia adorar k foxes ver o k faço:)vnh d vez em kd ver e tirar receitas d tua página e hj vi k estes muffins foram os k fiz hj,fikei espantada…lol…k coincidencia,eu tirei foi d site receitas.com e ficaram tal e kual os teus;)mas o k vou mudar,kd fizer outra vez,vou tirar a farinha s/fermnt e só por 100g da manteiga,pk axei meio pesados e um pouco gordurosos,penso k vão ficar mais leves e fofos,tb pus mais bacon como tu…lol…tb to mt admirada de nunca mais teres postado nada…oxalá esteja td bem ctg:)beijinho grande e até breve;)

    1. @Sónia Costa, Oi Sónia, fico muito feliz de ter notícias suas e de saber que você está tendo sucesso com as vendas. Muito obrigada pelo carinho, estou tentando voltar a postar, mas a cada dia que passa sem voltar fica mais difícil pegar o ritmo de novo. Beijinhos,

Deixe um comentário