Bolo Prestígio

bolo prestigioContinuando com a maratona de bolos aqui em casa, desta vez foi o da minha irmã. Ela me pediu um bolo prestígio e peguei a receita no site da Nestlé, mas depois de ter visto uma foto de um bolo de estrelinhas, ela me pediu também que eu o enfeitasse igual ao da foto. Como eu nunca tinha feito pasta americana antes, lá fui eu me aventurar. Primeiramente eu tinha pensado em comprar as que vendem prontas, mas pensei comigo e disse que seu quero aprender a cozinhar, eu devia aprender a fazer pasta americana. Mas, não saiu como o esperado, fiz a massa um dia antes de cobrir o bolo e guardei ela embaladinha, mas no dia seguinte ela estava dura como pedra…hehe…só consegui usar ela pra fazer as estrelinhas que coloquei nos arames. Acho que meu erro foi ter colocado muito açucar, mas vou confessar também que utilizei a glucose vencida…hehe. Então, como tinha dado errado, corri pra comprar a que vende pronta. Mas, pelo menos posso dizer que já tenho uma idéia como se faz pasta americana…hehe.

bolo prestigio 3E quando eu estava montando o bolo, minha irmã me pergunta sobre o recheio de brigadeiro, e eu respondo: “que recheio de brigadeiro? este é um bolo prestígio” e ela fala que ela queria um recheio de brigadeiro pois senão ia ficar só recheio de coco. Ok, corre eu pra fazer o recheio de brigadeiro e depois colocar ele no gelo pra esfriar rápido…hehe. Mas acabou dando certo, realmente o recheio de brigadeiro ficou gostoso, pois a bolo não é muito doce e nem o recheio de coco, pois não leva leite condensado como na maioria. Ele ficou uma delícia, nem um pouco enjoativo.

bolo prestigio 2Pra completar fiz a Palha Italiana de sempre e confeitei com açucar rosa e amarelo, mas uma dica pra quem for fazer a palha no formato de brigadeiro é para triturar mais a bolacha, pode triturar bastante, pois se não depois fica difícil de enrolar. Ah e eu vou colocar a receita da cobertura caso alguém não queira usar a pasta americana.

bolo prestigio 4Bom agora, pra fechar a maratona de bolos, só falta o meu dia 30, mas ainda não sei qual vou fazer, quero fazer um diferente, vou ver se encontro algo diferente na internet. Então depois mostro pra vocês qual escolhi.

Bolo Prestígio

Ingredientes:

Cobertura:

1 lata de Creme de Leite com soro
1 tablete de Classic Meio Amargo

Recheio de Coco:

3 claras
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 lata de Creme de Leite com soro
2 xícaras (chá) de coco em flocos seco

Recheio de Brigadeiro:

1 lata de leite condensado
4 colheres (sopa) de achocolatado ou chocolate em pó
1 colher (sopa) de manteiga

Massa:

1/2 xícara (chá) de manteiga
1 xícara e meia (chá) de açúcar
6 ovos
1/2 xícara (chá) de leite
1 xícara e meia (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de Chocolate em Pó DOIS FRADES
1/2 colher (sopa) de fermento em pó

Calda:

1/2 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de leite de coco

Preparo:

Cobertura:
Em um recipiente junte o Creme de Leite e o Chocolate Meio Amargo e leve ao fogo, em banho-maria, mexendo sempre até formar um creme liso e homogêneo. Retire do fogo e reserve.

Recheio de Coco:
Em uma panela misture as claras e o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, para aquecer (cerca de 3 minutos), sem deixar ferver. Retire do fogo e transfira ainda quente para uma batedeira, batendo até que a tigela da batedeira esfrie e forme um merengue. Junte o Creme de Leite, o coco e misture delicadamente. Cubra com filme plástico e leve à geladeira até o momento de rechear o bolo.

Recheio de Brigadeiro:
Leve todos os ingredientes ao fogo médio e mexa até engrossar e soltar do fundo da panela.

Massa:
Em uma batedeira coloque a manteiga e o açúcar e bata até formar uma mistura esbranquiçada. Junte as gemas, uma a uma, sem parar de bater, até obter um creme homogêneo. Adicione a farinha de trigo e o Chocolate em Pó, aos poucos, intercalando com o leite e misture(nessa hora aconselho a mexer com uma colher pois a massa fica bem dura pra bater na batedeira). Por último, junte o fermento e as claras batidas em neve, misturando delicadamente. Despeje em duas formas redondas (usei a de 20 cm), untada e polvilhada, e leve para assar em forno médio (180 °C), preaquecido, por cerca de 30 minutos. Desenforme o bolo ainda quente e reserve.

Montagem:
Corte os bolo já frio em duas partes, no sentido horizontal. Forre uma fôrma redonda com filme plástico, coloque uma das partes do bolo e umedeça com o leite misturado com o leite de coco. Espalhe metade do creme de coco, cubra com outra parte de bolo e volte a umedecer. Coloque o recheio de brigadeiro e cubra com outra camada de bolo. Coloque o restante do creme e termine com a última camada de bolo. Cubra com filme plástico e leve para gelar por cerca de 3 horas. Desenforme o bolo sobre um prato de servir, espalhe a cobertura, decore com fitas de coco fresco e sirva a seguir.

16 comentários em “Bolo Prestígio

  1. Pam,
    Você ‘arrasou’ nessa festa, hem? O bolo ficou lindo, tanto por dentro quanto por fora! Sem falar que o bolo prestígio é uma delícia! Ficou claro que você leva jeito pra coisa. A decoração e a palha também ficaram bacanas, parabéns!
    Quanto a sua pergunta, eu fiz o ‘red velvet’ faz muito tempo (eu ainda não tinha blog). Foi quando a Martha Stewart o apresentou no programa dela, acho que no século passado (rs). Parece brincadeira mas é verdade!
    beijinho.

  2. Pam,
    Achei o bolo de morango bonito e muito interessante, com o purê da fruta na massa. Também pode ficar muito charmoso, dependendo de como se decora.
    Para minhas duas filhas, bolo de aniversário tem que ter morango (mas, no caso delas, morango + brigadeiro + chocolate; elas são tão fanáticas por esses sabores juntos, que eu nunca consigo fazer outro bolo de festa pra elas, pode?). Eu acho bom testar novos sabores, diversificar!
    Beijinho.

  3. Querida Pam,

    Parabéns pelo lindo bolo. Não é tão difícil trabalhar com pasta americana. Eu também aprendi a fazer, mas pelo trabalho que dá, prefiro comprar pronta. Tem marcas ótimas no mercado. Você ganha tempo usando a pronta e esbanja tempo na criatividade para decorar os bolos. Mas o legal é experimentar, testar, se aventurar a fazer. E isso não tem preço não é mesmo? Adorei sua iniciativa.

    Adorei mesmo, ficou muito lindo e com uma carinha de delicioso também!!!
    Beijocas.

  4. Oi Pam,
    Bem o Bolo ficou lindo isso é inquestionável, ainda mais de chocolate que eu adoro! mas menina vai fazer bolo assim lá em casca de rolha!!!!
    O meu aniversário tb é agora e me lembro que há um tempo atrás minha mãe mandava de avião o meu bolo preferido que ela fazia de chocolate/calda de chocolate/marshmallow, era uma delícia, uma tia minha trazia segurando no avião era muita delicadeza da minha mãe. bjs
    Maura

  5. Oi Pam!
    vim agradecer a visita e o comentário!!!
    aproveitei, e dei uma babada….ops! uma olhada no seu blog….
    Sou uma formiguinha, e primeiro visitei a parte dos bolos,doces e cupcakes…
    Todos maravilhosos!
    Parabéns!!!
    E apareça mais vezes!!!!
    bjs

  6. Poxa adimiro vc, suas receitas estão maravilhas, sou dentista e sempre amei fazer bolos e doces pra festa. Nos ultimos dias durmo e acordo pensando nisso, mais não sei como começar.
    Sou muito parecida com vc eu me aventuro e dá certo. Parabéns vc tem me incentivado bastante. Carla

  7. Pam, acho esse bolo o ó do borogodó! Já fiz anteriormente, como eu moro sozinha eu faço, corto em fatias e congelo, quando me dá vontade de comer uma sobremesa deliciosa tiro um pedaço pra mim. Mas a próxima vez vou fazer pro aniversário de um dos meus sobrinhos, beijos! Lúcia

  8. Oi Pam!!!Fiz esse bolo de aniversário para os meus sobrinhos…Eram 25 crianças…TODAS comeram…sobrou só um pedaço, mais ou menos 1/4 do bolo…Ficou perfeito…só que a cobertura eu fiz de chantilly (aqueles de caixinha que vende em supermercado) e decorei com confetes…ficou lindo lindo e mto gostoso…Hoje vou faze-lo de novo…hihihi…- quem mandou ser tão gostoso – …só que a cobertura será de brigadeiro (receita de brigadeiro mesmo´, só que eu acrescento uma caixinha de creme de leite pra não ficar tão doce) e granulado por cima…
    Pois é Pam, resumindo…AMEI a receita!!!

    1. @Camila S, Oi Camila, você pode usar a mesma quantidade de receita só que a massa vai ficar mais fina então talvez seja melhor não cortar no meio e usar só um recheio, ou você tentar dobrar a receita, ok?
      Beijinhos

Deixe um comentário