Cuca de Morango (Strawberry Coffee Cake)

cuca-morango

Mais uma que entra pra lista das pessoas que não resistiram e fizeram a receita de Strawberry Coffee Cake do site da Cinara. Além de testada a receita está totalmente aprovada, uma delícia. A única diferença foi que coloquei em uma forma menor de 30 x 20 cm e troquei a margarina por manteiga.

Cuca de Morango

Ingredientes:

Farofa:

1/2 xícara de farinha de trigo
1/4 xícara de açúcar
50g  de manteiga sem sal gelada

Bolo:

2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
2 colheres (sopa) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de canela
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
1 xícara de leite
2 ovos
50g de manteiga sem sal derretida
3 xícaras de morangos fatiados em quartos

Preparo:

Para fazer a farofa, peneire o açúcar e a farinha  numa tigela, coloque a manteiga . Usando a ponta dos dedos, comece a amassar a manteiga até que ela fique como uma farofa. Continue amassando até incorporar toda a margarina. Deixe a farofa na geladeira até o momento de usá-la.

Pré-aqueça o forno a 180° C. Para o bolo peneire os ingredientes secos e reserve. Em uma tigela grande, bata o açucar e a manteiga até ficar uma mistura clara, acrescente o leite e os ovos e misture bem. Acrescente  a farinha, a canela  e o sal e bata até obter uma massa homogênea. Em seguida acrescente a baunilha e o fermento e misture levemente. Coloque a massa em uma assadeira de 3ocm por 2ocm, untada, e espalhe os morangos fatiados por cima. Polvilhe a farofa sobre os morangos. Asse por aproximadamente 40 minutos.

13 comentários em “Cuca de Morango (Strawberry Coffee Cake)

  1. Eu fiz e ficou muito saboroso, mas infelizmente não consegui o resultado da foto.. meus morangos junto com a farofa desceram tudo se pudesse me ajudar? mas ficou sabosoro demais, vou experimentar com abacaxí. bjs

  2. Oi Eduardo, que pena que seu bolo não saiu como o esperado. O que eu posso te dizer pra te ajudar é que talvez a sua massa tenha ficado muito mole e os morangos muito pesados, então tente cortar os morangos em pedaços menores, para eles não afundarem, acho que isso deve resolver bastante. Senão teria que engrossar a massa, mas daí é arriscado pois ela pode ficar embatumada. Depois me conta como ficou, ok?

    Beijinhos

  3. Bom dia,Pamela.
    Eu não gosto muito de morangos. Posso fazer esta cuca com cerejas em calda (escorridas)? Preciso fazer alguma alteração nas quantidades?
    Obrigada!

  4. Sou de SC e faço cuca sempre!
    O segredo para a fruta não afundar, é realmente não deixar a massa muito mole. Pq se a massa ficar muito mole, qdo crescer, ela “engolirá” as frutas.
    Considero 1 xícara de leite uma quantidade mto grande para a receita. Experimente usar 1/2 xícara, já é suficente. Além disso, a quantidade de fermento tbm está excedendo… 1 colher de sopa é suficiente. Eu aumentaria a quantidade de ovos da massa para 3 unidades.
    Um fruta que combina muito, muito bem, é BANANA!
    Mais uma dica: Experimente usar canela em pó na farofa… Hum!!!!
    Gente,desculpa dar tantos pitacos (rss). Mas eu penei p/ aprender fazer a cuca perfeita, e hj, graças a Deus, eu faço uma que só ganha elogios!

    http://www.amenidadesdekelly.blogspot.com

    1. @Kelly Pimentel, Oi Kelly, muito obrigado pelas dicas, vou anotar pra fazer com certeza e adorei a dica da banana também, muito obrigado, você é uma fofa.
      Beijinhos

  5. Ola!! acabei de testar e provar essa receita,substitui os morangos por amoras ficou uma delicia!!!Ahh,alem de ser delioso tem uma aparencia de dar agua na boca, rss
    Obrigada por postar receitas detalhadas e otimas!!
    Grande beijo!!
    Kely*

  6. Oi ,Pamela!!!

    Será que se colocar um creme de baunilha em cima da massa e o morangos ficaria bom??? Será que não afunda os morangos???

    1. @Paula, Oi Paula, colocar esse creme de baunilha antes de assar? Antes de assar acho que o creme não funciona, mas nunca testei Mas depois de assado pode sim e dependendo da quantidade de creme os morangos devem afundar um pouquinho. Beijinhos.

Deixe um comentário